Medo: o que fazer quando ele te impede de investir em imóveis

5 minutos
|26/02/2020
Medo: o que fazer quando ele te impede de investir em imóveis
Investimento Imobiliário

É muito comum sentir medo de investir em imóveis. Para novos investidores, é uma atividade ainda desconhecida que exige um investimento significativo de recursos e, por mais que sejam notórias as inúmeras vantagens que o mercado imobiliário oferece, é natural se sentir inseguro ao começar um novo negócio.

No entanto, às vezes o medo acaba se tornando um problema grande demais – impedindo muitas pessoas de alcançar o seu sonho de investir em imóveis. Desta forma, muitos potenciais investidores acabam adiando repetidamente seus investimentos e desistindo de fazer negócios antes mesmo de tentar.

Por isso, é essencial aprender a controlar este sentimento para evitar este processo de auto sabotagem, passando da fase de planejamento e colocando na prática a realização dos seus investimentos. Neste artigo, vamos entender melhor o que fazer quando o medo te impede de investir em imóveis e por que esta apreensão é irracional.

Por que temos medo de investir?

Primeiramente, é importante lembrar que nem sempre o medo de investir em imóveis é uma coisa ruim. O medo é uma resposta natural ao se deparar com algo novo, e pode ser um grande aliado para garantir que você tenha bastante cuidado ao entrar no mercado imobiliário e escolha com atenção os seus investimentos.

Além disso, todo o mundo já ouviu histórias sobre pessoas que fizeram negócios ruins e perderam o seu dinheiro, o que aumenta o receio de aplicar o patrimônio já conquistado em um ativo. Com isso, é fácil se perder na dosagem e acabar deixando o medo tomar conta na hora de decidir fazer uma aplicação – que tem como objetivo justamente aumentar os seus recursos. No entanto, tendo cuidado para escolher o imóvel e fazer o processo de investimento da maneira correta, você verá que investir em imóveis com sucesso é mais simples do que parece.

Investir em imóveis traz segurança para o seu patrimônio

Uma das vantagens mais atrativas de investir em imóveis é a segurança que eles proporcionam ao capital investido. Ao contrário de outros tipos de investimento, os bens imobiliários possuem valor intrínseco – ou seja, sempre mantêm o valor do espaço físico que ocupam, dos materiais que o compõem e das utilidades que oferecem aos seus usuários.

Assim, eles são boas aplicações inclusive para proteger o seu dinheiro da desvalorização causada pela inflação, enquanto o capital parado no banco segue perdendo seu valor. Além disso, a necessidade por espaço construído aumenta continuamente, o que faz com que a tendência dos imóveis seja sempre a valorização. Olhando por este lado, ter medo de investir em imóveis parece até mesmo irônico, não é mesmo?

O impacto positivo do imóvel para as suas finanças

Como mencionamos anteriormente, o objetivo de investir em imóveis sempre é aumentar o seu patrimônio. Seja através de um investimento para venda ou locação, o mercado imobiliário oferece uma grande diversidade de negócios para que cada investidor escolha a opção que melhor atende suas necessidades e expectativas.

Imóveis para venda podem dar retorno mais rapidamente que os de locação, garantindo que você resgate o dinheiro investido em menos tempo. Os imóveis para aluguel costumam ter tempo de retorno mais alto, mas geram uma renda mensal interessante e têm potencial de lucro maior – afinal, enquanto você for capaz de locar o espaço, estará recebendo retorno.

Ainda estou inseguro. O que posso fazer?

O primeiro passo para vencer o medo de investir em imóveis é aprender mais sobre o assunto. Entendendo melhor os processos envolvidos e criando uma visão mais ampla do funcionamento do mercado, é mais fácil sentir segurança e garantir o sucesso dos seus negócios imobiliários. Converse com profissionais da área e leia materiais sobre o assunto para aumentar seu conhecimento – você pode encontrar muitos artigos no blog da Vitacon ou até mesmo entrar em contato com a nossa equipe para tirar suas dúvidas.

Outra ideia é começar a investir em imóveis com aplicações menores. Você pode procurar por alternativas com custo reduzido, como fundos de investimento imobiliário, para investir quantias pequenas de dinheiro e ver na prática como é investir em imóveis. A partir disso, você já terá um pouco de experiência e será muito mais fácil passar para negócios maiores e mais rentáveis, protegendo seu patrimônio e multiplicando os seus recursos.

Ter um pouco de medo pode ajudar a ter cautela na hora de escolher seus investimentos – mas não deve ser excessivo e impedir você de fazer negócios que serão bons para o seu futuro. Visite o site da Vitacon para conferir mais materiais que ajudarão você a fazer um investimento com segurança e conhecer nossas modalidades de investimento, que vão desde fundos de investimento coletivo até a compra de apartamentos inteiros para locação. Converse com a nossa equipe e conte com uma empresa de qualidade para ajudar você a superar o seu medo de investir!

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp