7 principais vilões da produtividade

6 minutos
|29/08/2019
7 principais vilões da produtividade
Millennial Trends

Quando o assunto é produtividade, o Brasil ainda está longe do topo da lista. No ranking com 124 países, 76 estão na nossa frente. Quando vamos às comparações, os números são ainda mais impressionantes. Desde os anos 1990, os vilões da produtividade estão assombrando a população brasileira, correspondemos a apenas 25% da capacidade de produção dos americanos, e de lá para cá não tivemos crescimento algum.

De acordo com um estudo realizado pela consultoria internacional Conference Board, divulgado no final de 2016, nesse mesmo ano cada brasileiro produziu, em média, US$ 30.265, enquanto um americano, US$ 121.260. Um dos principais fatores que explicam essa diferença são os níveis de escolaridade da população.

A boa notícia é que este ano a produtividade brasileira começou a esboçar uma reação, mesmo que discreta. A projeção da consultoria Tendências é de que, até o final de 2018, o indicador deva crescer 0,5%.

Esses também são o reflexo individual da produtividade de cada um de nós. E você, tem conseguido conquistar o rendimento esperado em seu dia a dia ou tem deixado os vilões da produtividade afetarem a sua vida e tem feito menos do que pode, e está contribuindo com as estatísticas?

Se você sente que seus resultados estão deixando a desejar, seja no trabalho ou seja no âmbito pessoal, é hora de rever algumas atitudes. Pode ser que você seja influenciado pelos vilões da produtividade.

Para ajudá-lo a melhorar sua performance, neste artigo, conheça os principais vilões da produtividade e saiba como combatê-los. Acompanhe a seguir.

Vilões da produtividade: dicas para combatê-los

1. Rotina desorganizada e sem prioridades

Antes de eliminar os hábitos ruins que fazem com que você seja mais procrastinador do que produtivo, é necessário entender a sua rotina. Faça um planejamento e crie prioridades, assim fica mais fácil ser assertivo, otimizar tempo e desenvolver tudo o que precisa ao longo do seu dia, mês, semana ou ano.

Fazer listas de tarefas pode ser uma boa solução, mas é preciso muito mais do que apenas anotar os seus afazeres, é necessário saber criar uma lista efetiva.

2. A tentação do celular

Responder uma mensagem, checar as redes sociais, olhar o e-mail, ler uma notícia… Tudo isso e muito mais é possível fazer pelo celular e lá se vão horas e mais horas perdidas. De fato, de acordo com uma <u>pesquisa</u> da Universidade Metodista de São Paulo,  uma a cada cinco pessoas perde até uma hora e meia do expediente de trabalho navegando na internet via smartphone, o que torna esse um dos grandes vilões da produtividade.

Nesse caso, vale a pena adotar a cultura do bom uso, utilizando os momentos de folga e as horas livres para o entretenimento e, durante o período laboral, atender apenas as ligações importantes e manter o aparelho no silencioso – assim a tentação de dar aquela espiadinha é menor.

3. Redes sociais, grandes inimigas da produtividade

Elas comandam o topo do ranking dos vilões da produtividade – afinal, muitas horas se vão enquanto você desliza o dedo na tela para saber um pouco mais sobre a vida de quem está ao seu redor.

Uma pesquisa feita pela CareerBuilder mostrou que os vilões que mais comprometem o rendimento nas empresas são as redes sociais, com 37% da culpa. Apesar de apresentarem diversas vantagens, até mesmo para o meio corporativo, a melhor saída é estipular horários para acessá-las. Outra dica para não atrapalhar sua concentração e sua produtividade é desabilitar as notificações em tempo real.

4. Conversas e outras distrações paralelas

Naturalmente, um bom relacionamento com os colegas de trabalho ou com aqueles que fazem parte mais proximamente de seu dia a dia é primordial para o aumento da produtividade e para ter um bom clima organizacional ou pessoal.

Mas é preciso tomar cuidado com excessos para que não interfiram em sua rotina. Aquela conversa no cafezinho que se estende, aquele encontro de 5 minutos que vira um compromisso não planejado de mais de hora…

Ainda, o mesmo cuidado também vale para televisão, rádio, internet e qualquer outro meio que possa tirar sua atenção das prioridades do momento.

5. Falta de organização pode ser também um grande problema

Existem aqueles que se acham no meio da sua própria bagunça, mas mais comuns são aqueles que se perdem, e a maioria perde muito tempo tentando trabalhar em um ambiente bagunçado.

O ideal é manter as coisas no lugar, de modo que você saiba onde encontrá-las. Organize suas gavetas, crie compartimentos específicos, faça lembretes para suas reuniões ou eventos importantes, etc.

6. Reuniões que poderiam ser resumidas em um e-mail

Quantas vezes você já não saiu de uma reunião que poderia ter sido decidida por uma troca de e-mails? Quantas vezes você não saiu de uma reunião com mais dúvidas do que entrou?

De fato, de acordo com uma <u>pesquisa</u>, quase 50% dos profissionais consultados acreditam que reuniões são o principal gerador de desperdício de tempo nas empresas.

Reuniões só são importantes quando produtivas, realizar diversos desses encontros sem um objetivo claro e uma organização prévia compromete o rendimento e afeta a qualidade do trabalho. É muito melhor promover poucos encontros bem estruturados e práticos do que aqueles mal planejados, extensos e sem foco claro.

7. Sobrecarga de trabalho também atrapalha

Neste caso, é preciso identificar o que está acontecendo. Você tem muito mais tarefas do que consegue produzir ou não administrou bem o seu tempo e está se prejudicando? Além do cansaço físico e mental, o excesso de atividades também afeta os resultados e a qualidade do serviço.

Para amenizar a sobrecarga, teste fazer pequenas pausas, resolver uma coisa de cada vez, filtrar informações importantes, delegar tarefas, praticar exercícios, meditar, etc.

Agora que você já identificou os vilões da produtividade do seu dia a dia, é hora de controlá-los e reorganizar suas tarefas a fim de ter melhor desempenho, menos estresse e mais qualidade de vida!

E então, esses vilões da produtividade estão impactando em sua performance? Você tem alguma outra dica para lidar com eles? Deixe sua mensagem nos comentários!

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp