Por que a taxa Selic é um bom indicador para investidores imobiliários?

6 minutos
|05/08/2019
Por que a taxa Selic é um bom indicador para investidores imobiliários?
Investimento Imobiliário

Você sabe o impacto que as variações da taxa Selic podem causar no seu investimento imobiliário? O sucesso dos investidores imobiliários está na compreensão sobre todos os aspectos que podem influenciar no seu investimento – que incluem tanto fatores relacionados diretamente ao imóvel quanto os externos da economia.

Em um momento de alta na taxa Selic, o valor dos juros dos financiamentos se torna maior – tornando mais cara a aquisição de um imóvel pelo acesso ao crédito. Nesse cenário, diminui a procura por imóveis, e os investidores que conseguem comprar uma unidade à vista podem aproveitar ótimas oportunidades.

Porém, esse é apenas um exemplo de como a taxa Selic é um bom indicador para investidores imobiliários. Veja, a seguir, mais informações sobre ela.

O que é a taxa Selic?

Antes de falarmos sobre o impacto causado pela taxa Selic, é importante compreender exatamente o que esse indicador representa, não é? Bastante se fala sobre as variações da taxa Selic, mas são muitas as pessoas que não sabem para o que serve essa taxa.

A taxa Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira, definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom). A sigla Selic significa Sistema Especial de Liquidação e Custódia – que é utilizado para realizar um controle na emissão, compra e venda de títulos.

Para definir a taxa Selic, são feitas oito reuniões por ano, e essa decisão influencia as outras taxas de juros cobradas por bancos em empréstimos, ou as taxas de rentabilidade sobre produtos de investimentos em renda fixa pós-fixados. Ou seja, a taxa Selic serve como referência para todas as outras taxas de juros do mercado.

O impacto da taxa Selic nos investimentos

Ela é muito importante para os investidores que decidem investir em renda fixa – como Tesouro Direto, Poupança, LCI (Letras de Crédito Imobiliário), LCA (Letras de Crédito do Agronegócio), LC (Letras de Câmbio), CDB (Certificado de Depósito Bancário), CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários), CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio), Debêntures, entre outros.

Para essas formas de investimento, o rendimento costuma acompanhar as variações da taxa Selic: quando a taxa sobe, os rendimentos também aumentam. Por outro lado, as quedas na taxa Selic podem significar diminuição na rentabilidade dessas operações.

Como a taxa Selic influencia nos investimentos imobiliários?

No caso de investimentos financeiros que estão atrelados à taxa Selic, é fácil compreender a sua influência, mas como será que esse indicador afeta os investimentos imobiliários? Para compreender esse impacto, é preciso estudar a fundo todos os seus desdobramentos e influência em outros fatores externos que afetam o mercado imobiliário.

Rentabilidade de outros investimentos

Como acabamos de ver, a taxa Selic afeta diretamente a rentabilidade de outros investimentos financeiros. Isso significa que existem muitos investidores que poderiam investir em imóveis, mas optam pela renda fixa – enquanto outros preferem aproveitar as oportunidades do mercado imobiliário.

Entretanto, é importante considerar que uma taxa Selic em alta atrai mais investidores para os investimentos financeiros. Já nos períodos de queda, quando a rentabilidade também diminui, e há um aumento na procura pelo mercado imobiliário.

Facilidade na obtenção de crédito

O mercado imobiliário sofre uma influência grande por conta da facilidade (ou dificuldade) na obtenção de crédito. Quando existem muitas oportunidades e a taxa de juros está baixa, mais brasileiros buscam financiamentos para fazer a compra da casa própria – elevando a demanda por imóveis.

Por esse motivo, a taxa Selic influencia nas altas e quedas da demanda por imóveis no Brasil. Além disso, para os investidores que buscam investir a partir de um financiamento, também é fundamental acompanhar as variações nas taxas de juros para encontrar o momento certo de iniciar a operação – maximizando a rentabilidade.

Confiança do consumidor

Quando o mercado apresenta altas taxas de juros, o consumidor tende a perder a confiança – optando por adiar investimentos de alto valor, como a compra de um imóvel. Já nos momentos de queda, é possível observar o movimento na direção oposta: os consumidores ficam mais otimistas e propícios a buscar financiamentos para comprar imóveis.

Preço dos imóveis

O preço de um imóvel varia de acordo com fatores diferentes – e a taxa Selic exerce uma influência indireta nisso. Quando as taxas de juros estão em alta, menos pessoas estão dispostas a financiar um imóvel, certo? Nessas situações, a demanda diminui e os preços dos imóveis também tende a cair.

Por outro lado, um mercado com clima otimista e baixas taxas permite que mais pessoas tenham acesso a linhas de crédito imobiliário. Com o aumento da demanda pelos imóveis, os preços também tendem a subir.

Expansão ou retração do mercado

A taxa Selic é um poderoso indicador para acompanhar a situação do mercado imobiliário – refletindo na sua expansão ou retração. Do ponto de vista do investidor, a taxa Selic pode ser importante para identificar os melhores momentos para comprar, vender ou aguardar pelo surgimento de novas oportunidades.

Surgimento de oportunidades

Se você tem imóveis e deseja vendê-los, é importante aguardar pelos momentos em que os preços estejam em alta, certo? Considerando a influência da taxa Selic, o ideal seria aguardar por momento de queda nas taxas de juro – que geraria um aumento da demanda e nos preços.

Por outro lado, quem deseja comprar um imóvel e tem dinheiro para o pagamento à vista, pode se beneficiar de momento em que a taxa Selic está em alta – afinal, o preço dos imóveis tende a cair e os vendedores ficam mais dispostos a negociar.

Ou seja, a taxa Selic pode ser um indicador analisado no momento de buscar pelas melhores oportunidades do mercado imobiliário. Basta que os investidores saibam como explorar ao máximo essa informação e combiná-la com outros fatores que influenciam nos seus investimentos.

Você já sabia por que a taxa Selic é um bom indicador para investidores imobiliários? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário e até a próxima.

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp