6 formas de conquistar o controle do tempo

7 minutos
|23/04/2019
6 formas de conquistar o controle do tempo
Millennial Trends

Conquistar o controle do tempo é um dos maiores desafios da vida moderna. A rotina corrida e o grande número de tarefas diárias com frequência deixam pouco espaço para momentos de descanso e lazer no dia a dia da população, que ocupa a maior parte do seu tempo realizando atividades relacionadas ao seu trabalho ou estudo.

Apesar disso, os problemas de saúde físicos e psicológicos relacionados ao cansaço e stress, assim como a sensação de descontentamento que abrange grande parte da população por conta do modelo de vida cansativo, já são bem conhecidos. Como forma de mitigar estes problemas, várias soluções já estão disponíveis para aumentar a qualidade de vida da população das cidades – sendo que já existe até mesmo um novo modelo de vida sendo apresentado, com foco no maior conforto da população e na sustentabilidade dos centros urbanos.

No entanto, você pode fazer um melhor controle do tempo com pequenas alterações no seu dia a dia, avançando nas mudanças conforme seu estilo de vida for se adaptando em direção a este novo conceito. Para isso, separamos aqui algumas dicas de como transformar a sua rotina de vida na cidade.

Confira a seguir 6 formas de conquistar o controle do tempo e entenda como mudar a forma que você se relaciona com tarefas básicas do dia a dia pode gerar grandes mudanças na sua qualidade de vida.

6 formas de conquistar o controle do tempo

1. Planeje seus dias

O planejamento é o primeiro passo para conquistar maior controle do tempo. Planejando as suas tarefas diárias ou semanais com antecedência, você será capaz de estar mais preparado para completar as suas atividades e organizar tudo que você precisa para evitar possíveis problemas e empecilhos. Isso ajuda você a concluir suas tarefas com eficiência e evitar o retrabalho, que pode ser responsável por muito tempo perdido.

2. Priorize as tarefas mais importantes

Elencar as suas prioridades diárias pode ser uma boa maneira de organizar sua agenda de acordo com as tarefas que têm maior importância em serem concluídas. Não apenas isso pode auxiliar a fazer um gerenciamento mais eficiente do seu tempo, dividindo as atividades em categorias de importância para garantir que sejam resolvidas, mas também ajuda no controle do tempo que você deve dedicar a cada uma delas para que sejam concluídas.

3. Defina metas a serem alcançadas

As metas ajudam você a ter melhor visibilidade de quantas das suas obrigações você já conseguiu concluir, assim como a quantidade de atividades que ainda faltam serem resolvidas. Assim, você consegue organizar de maneira mais eficiente o uso do seu tempo, sabendo exatamente se está à frente do seu planejamento inicial ou se está atrasado e deve correr para conseguir completar todas as suas ocupações.

4. Utilize a tecnologia a seu favor

A tecnologia, uma das principais responsáveis pelo ritmo acelerado da vida moderna, também pode ser utilizada em seu favor para controle do tempo. Já existem vários programas que você pode utilizar para fazer tabelas de organização, com o planejamento das suas atividades, além de listas de tarefas para que você sistematize as suas ocupações e otimize o seu tempo. Desta forma, é mais fácil evitar retrabalhos e a perda de tempo que a falta de planejamento pode ocasionar.

Estes programas também costumam ser dotados de notificações e alarmes, que auxiliam você a ter maior controle do tempo e não perder compromissos por estar distraído com outra ocupação. Além disso, estas funcionalidades podem ser encontradas até mesmo em aplicativos para tablet ou celular, fazendo com que você tenha uma ferramenta poderosa de controle do tempo nas suas mãos.

5. Elimine a perda de tempo do seu dia a dia

Outro ponto importante é fazer uma análise de como o seu tempo é dividido durante os dias da semana. Compreender o tempo que você gasta com atividades que não são produtivas pode ajudar a gerar diretrizes quanto a como fazer um controle do tempo mais eficaz para a sua rotina.

Um problema muito comum nas cidades é o tempo gasto no trânsito. É fácil encontrar moradores que passam horas em deslocamento todos os dias, seja para ir trabalhar ou para acessar qualquer outro local da cidade. Este tempo, que poderia ser usado para aumentar seus momentos de descanso ou de lazer com a família, é ocupado por uma atividade que não é produtiva.

6. Procure por serviços que ajudem no controle do tempo

Outra iniciativa que pode ajudar você em sua busca por um maior controle do tempo é procurar por serviços que ajudem neste objetivo. Já existem muitas empresas que identificaram este mesmo problema na sociedade moderna e estão oferecendo soluções para facilitar a vida dos seus clientes, como entrega agendada de serviços e horários de funcionamento fora do horário de comércio.

No ramo imobiliário, os empreendimentos da Vitacon seguem um novo conceito de vida na cidade que ajuda os seus moradores a terem maior controle do tempo e qualidade de vida. O objetivo principal deste conceito é diminuir o tempo gasto com atividades frívolas e não produtivas, auxiliando os seus usuários a conquistarem mais tempo de lazer e descanso na sua rotina.

Para isto, uma das propostas principais é diminuir o número de deslocamentos que os moradores precisam fazer para ter acesso aos serviços de que necessitam diariamente. Assim, os empreendimentos contam com uma vasta estrutura de ambientes que abrigam soluções para as mais diversas necessidades.

Existem salas de coworking e de reuniões privativas, permitindo que os usuários marquem encontros de negócios com seus clientes dentro do próprio empreendimento. Da mesma forma, existem áreas para academia, pistas de corrida e piscina para a prática de exercícios físicos. Com foco no lazer, os complexos contam com área de playground, ambiente para os pets, praças internas e locais de contemplação com lindas vistas da cidade. Além das citadas, os empreendimentos também oferecem várias outras áreas de lazer e descanso que garantem maior qualidade de vida e menor necessidade de deslocamentos para ter acesso a tudo que necessita.

Desta maneira, estes complexos de moradia facilitam a vida corrida dos habitantes da cidade moderna e oferecem opções de descanso e lazer dentro do próprio empreendimento para os dias mais agitados. Com todas estas facilidades, os usuários são capazes de fazer um controle do tempo mais eficiente e garantir mais momentos com foco no bem-estar e na qualidade de vida.

A forma de vida moderna que conhecemos na cidade pode ser estressante, mas com pequenas mudanças você pode transformar o seu modelo de vida e conquistar mais saúde e bem-estar para a sua rotina.

O que achou das dicas que apresentamos aqui? Gostou deste novo conceito e quer conhecer empreendimentos que vão ajudá-lo a ter mais controle do tempo e qualidade de vida? Conheça as moradias da Vitacon e descubra um novo modelo de vida moderna na cidade!

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp