7 mandamentos do investimento em imóveis

6 minutos
|22/08/2019
7 mandamentos do investimento em imóveis
Investimento Imobiliário

Realizar um investimento em imóveis pode ser ótimo para aplicar o seu dinheiro em segurança, ao mesmo tempo em que impulsiona o crescimento das suas finanças. No entanto, para que seja bem-sucedido, o seu investimento em imóveis deve ser feito com cuidado e atenção.

Apesar disto, muitos investidores ainda não sabem a quais aspectos eles devem estar atentos ao realizar o planejamento das suas aplicações para garantir o seu êxito. Afinal, o mundo do investimento em imóveis envolve muitos processos e está atrelado a influências externas, o que pode tornar tudo um pouco confuso – principalmente para quem ainda está começando a ter contato com o setor imobiliário.

Por isso, é importante aprender sobre o que os investimentos imobiliários envolvem para saber como realizar suas aplicações da melhor forma possível. Confira, a seguir, os 7 mandamentos do investimento em imóveis e aprenda estas pequenas regras que garantem o sucesso das suas aplicações imobiliárias.

Descomplicando o investimento em imóveis

1. Ponha tudo na ponta do lápis

Antes de realizar qualquer investimento em imóveis, é essencial analisar todos os aspectos da aplicação e calcular o dinheiro necessário para que ela seja realizada com segurança. Você deve incluir não apenas o custo da aquisição do imóvel, mas também as despesas com a documentação, taxas de transferência da propriedade e custos com assessoria ou corretoras que possam auxiliar com a realização do seu investimento.

Além disso, é muito importante considerar custos extras que podem ser necessários com o imóvel. Reformas para manutenção, por exemplo, podem aumentar significativamente o valor a ser investido. Existem, também, as despesas com impostos sobre o imóvel, e pagamento de condomínio, que você pode precisar pagar em caso de ficar com a propriedade desocupada.

Assim, considere todas as possibilidades para garantir que você será capaz de arcar com os custos que o imóvel pode representar e manter o seu investimento saudável, mesmo em casos de imprevistos, evitando prejuízos e assegurando que a sua aplicação mantenha o potencial de retorno e rentabilidade.

2. Nunca comprometa as suas finanças

A realização de um investimento em imóveis deve ser uma aplicação que protege o seu dinheiro e que garante, ainda, um retorno financeiro, aumentando o seu patrimônio e gerando um impacto positivo sobre as suas economias. Desta forma, você nunca deve realizar um investimento que pode colocar em risco as suas finanças.

Conhecendo o patrimônio que possui, você saberá exatamente quanto tem disponível para investir sem comprometer a sua capacidade de manter sua situação financeira segura. Após fazer as contas dos gastos necessários com o investimento, você terá todas as informações que precisa para definir se a sua aplicação não significa um risco de comprometer as suas finanças, mesmo em caso de ocorrer um imprevisto.

3. Mantenha a racionalidade

Operações que envolvem dinheiro têm a tendência de atingir o emocional das pessoas, o que pode gerar uma influência muito negativa no seu poder de decisão e resultar em prejuízo – principalmente quando falamos em investimento em imóveis. Como este tipo de aplicação costuma envolver quantias altas e grande potencial de retorno, as oportunidades que o mercado oferece podem incentivar o investidor a agir de forma impulsiva.

No entanto, é importante ter em mente que o investimento em imóveis representa grande impacto nas suas finanças, e que decidir fazer uma aplicação deste tipo sem o devido planejamento pode ser um risco para as suas economias. Desta forma, procure sempre manter a racionalidade e evite fechar negócios de forma impulsiva, sempre estudando os aspectos financeiros e o potencial de retorno de todos os seus investimentos.

4. Sempre tenha seus objetivos em vista

Ao decidir fazer um investimento em imóveis, é fundamental realizar o planejamento das suas capacidades e objetivos com a aplicação. O propósito é investir o seu dinheiro para protegê-lo em um negócio a longo prazo? Ou você busca aplicar o seu dinheiro em uma propriedade para revendê-la em seguida, gerando lucro em curto prazo e permitindo que você realize outro investimento em pouco tempo? Ainda, muitos investidores procuram o investimento em imóveis para adquirir uma propriedade e gerar renda mensal com locação.

Estabeleça seus objetivos e procure por investimentos que sejam capazes de atender às suas expectativas. Não se distraia com oportunidades que o mercado pode apresentar, mas que não representam os objetivos que você procura.

5. Conheça o mercado

O investimento em imóveis sofre influências externas que interferem no seu funcionamento: as oscilações do mercado, por exemplo, com aumento e redução de juros, afetam profundamente o setor imobiliário. Como estes aspectos influenciam o poder de compra da população, a demanda por imóveis cresce juntamente com a capacidade de aquisição dos investidores e clientes.

Assim, os preços do setor imobiliário acompanham o cenário econômico do país. Portanto, é importante para qualquer investidor aprender a interpretar as mudanças do mercado e observar as tendências para estar preparado e aproveitar as oportunidades que podem aparecer.

6. Aprenda sobre o setor imobiliário

É fundamental para qualquer interessado em realizar um investimento em imóveis aprender sobre o setor imobiliário. Busque entender os aspectos que influenciam na valorização de um imóvel, assim como conhecer o processo de precificação das propriedades. Mesmo existindo serviços de assessoria para quem gosta de opiniões especializadas para os seus investimentos, é importante que você seja capaz de compreender como funciona o mundo das aplicações em imóveis de forma a não se tornar dependente de agentes externos para gerir os seus investimentos.

7. Esteja sempre atualizado

O mercado imobiliário está rotineiramente oscilando e apresentando novos conceitos aos investidores. É importante que você se mantenha atualizado sobre as tendências do mercado, para que esteja sempre preparado para gerir os seus negócios de acordo e manter a sua rentabilidade em alta. Um bom investidor está sempre atento às novidades que aparecem no setor imobiliário, pois conceitos inovadores podem ser ótimas oportunidades de realizar investimentos diferenciados e lucrativos.

Realizar um investimento imobiliário com segurança e rentabilidade necessita de cuidado e planejamento. No entanto, seguindo estas simples regras do investimento em imóveis, qualquer investidor é capaz de realizar negócios bem-sucedidos. Você já tinha parado para considerar estes pontos antes de investir? Conte pra gente pelos comentários e até a próxima.

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp