Por que o investimento imobiliário vem atraindo mais e mais pessoas?

6 minutos
|06/06/2019
Por que o investimento imobiliário vem atraindo mais e mais pessoas?
Investimento Imobiliário

investimento imobiliário se tornou o sonho de aplicação financeira de muita gente. Seja pelo elevado potencial de valorização do imóvel, pelas possibilidades de retorno financeiro via renda mensal fixa ou, ainda, pela segurança do patrimônio investido, esse nicho de mercado vem atraindo mais e mais interessados em fechar bons negócios.

Por muitos anos, o mercado imobiliário foi uma das principais modalidades de investimento brasileiro por tradição. Hoje, a redução da taxa básica de juros (Selic), a recuperação e o aquecimento do mercado, o aumento do número de lançamentos, a facilidade de acesso ao crédito habitacional e a melhoria da renda da população impulsionam essa opção, atraindo a atenção de investidores dos mais diferentes perfis.

Quem pretende diversificar suas estratégias de lucratividade não pode deixar de analisar as possibilidades que o aluguel de um apartamento compacto, bem localizado e com boa infraestrutura pode oferecer.

Se você está analisando ingressar neste mercado, confira, a seguir, quais são os principais motivos que estão levando um número cada vez maior de pessoas a realizar o investimento imobiliário. Acompanhe.

A valorização do investimento imobiliário

O aumento constante da população gera um crescimento consistente na demanda por imóveis. Isso resulta não apenas na procura pelos imóveis existentes, como também por novos empreendimentos em localizações promissoras e com possibilidade de expansão da região.

Além disso, se compararmos o retorno obtido por meio do investimento imobiliário com o rendimento de outras modalidades, como o FGTS ou a poupança, a valorização do seu dinheiro será muito maior.

A possibilidade de uma renda alternativa atrai diversas pessoas

Com o passar dos anos, a taxa básica de juros alcançou valores historicamente baixos, fazendo com que mais pessoas buscassem uma alternativa de investimento para a renda fixa.

Pense por um minuto: não seria ótimo ganhar dinheiro sem precisar trabalhar diariamente para isso? O investimento imobiliário é uma boa modalidade de renda passiva, ou seja, um complemento financeiro que não depende diretamente da sua mão de obra laboral.

As médias de retorno de um investimento imobiliário são uma base do que se esperar em cada aplicação. Entre os imóveis residenciais, a média costuma oscilar entre 0,6 e 0,8% ao mês do valor do investimento. O que pode representar uma excelente fonte de renda.

E esse nicho mantém-se aquecido mesmo durante períodos de recessão econômica, afinal, alugar um apartamento é economicamente mais viável do que arcar com os juros e as condições atreladas com a compra de um imóvel próprio. Isso significa que você terá boas oportunidades de encontrar locatários.

A segurança do mercado imobiliário é um forte atrativo

Outro motivo que torna o investimento imobiliário atrativo é a segurança que ele proporciona. Imóveis são bens duráveis, que perduram por gerações. Isso significa que, ao comprar um apartamento para alugar, você terá a possibilidade de contar com esse retorno mensal por muito tempo.

Todos necessitamos de um lugar para habitar, isso faz com que a demanda por imóveis seja constante. Além disso, essa modalidade de investimento é bastante estável, já que não pode ser congelada pelo governo, ao contrário do que ocorre com a poupança, por exemplo.

A rentabilidade do investimento imobiliário é excelente para quem já está pensando no futuro financeiro de sua família ou em sua aposentadoria.

Possibilidade de se tornar um investidor eclético

O investimento imobiliário também é uma boa estratégia para aumentar o leque de opções e reduzir os riscos do investidor. Por exemplo, se alguma aplicação ou rendimento da poupança ou de fundos de investimentos cair, você ainda contará com uma fonte de renda.

Se você tiver um apartamento para alugar em uma região bem situada e em constante desenvolvimento, você poderá lucrar e aumentar o seu patrimônio.

Os apartamentos compactos como tendência do investimento imobiliário

Na hora de decidir a melhor forma de investir seu dinheiro, é fundamental que você dedique algum tempo para conhecer quais são as tendências de mercado. Afinal, elas fornecem fortes indícios dos melhores resultados que poderão ser obtidos e de qual a taxa de crescimento estimada do negócio. Além disso, realizar investimentos é uma excelente forma de aproveitar a popularidade de uma tendência. E isso se aplica ao mercado imobiliário.

Hoje, como as oportunidades de emprego atraem um número grande de pessoas para as áreas metropolitanas, é preciso levar em conta as questões relacionadas ao espaço e à mobilidade urbana. Com o aumento populacional nas principais capitais, é natural que ocorra também um aumento da demanda por propriedades menores.

Portanto, o tamanho do apartamento também é um fator relevante do investimento imobiliário. Afinal, é possível atender as necessidades e satisfazer as expectativas dos inquilinos em um espaço menor e bem localizado, por um preço mais razoável e sem perder a qualidade.

O investimento imobiliário é uma das modalidades mais seguras e com melhor retorno. Assim, são diversos os motivos que atraem mais e mais pessoas – valorização da área, lucratividade, renda contínua que potencializa o crescimento do patrimônio, entre outras.

Evidentemente, o sucesso da transação depende de alguns aspectos. Para ter uma rentabilidade interessante e proteger o seu dinheiro, estude sobre a cidade e conheça mais a região do imóvel.

Isso ajudará a precificar o investimento e a realizar negociações mais seguras. Existem profissionais que atuam como consultores e ajudam na operação do investimento imobiliário, facilitando esse processo e apontando as melhores estratégias para otimizar o seu patrimônio e lucratividade.

E para você se informar mais sobre o tema e ficar mais seguro para investir nesse mercado, confira nosso artigo com dicas para escolher o melhor imóvel e render o seu FGTS investido.

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp