Como solucionar o problema de propriedades com baixo desempenho nos rendimentos

5 minutos
|31/01/2020
Como solucionar o problema de propriedades com baixo desempenho nos rendimentos
Investimento Imobiliário

Antes de realizar um investimento imobiliário, é essencial realizar um planejamento completo e analisar com cuidado o imóvel escolhido para garantir que ele será uma boa adição à carteira de negócios. São vários aspectos que devem ser considerados para estimar o seu desempenho nos rendimentos e escolher com segurança uma propriedade capaz de prover o retorno esperado.

Entretanto, mesmo realizando um estudo cuidadoso a respeito do investimento, nem sempre os imóveis selecionados proporcionam a rentabilidade avaliada inicialmente. Com isso, o investidor é pego de surpresa e se inicia um ciclo com várias dúvidas a respeito do problema.

Afinal, qual pode ser a causa do seu baixo desempenho nos rendimentos? Seria algo relativo à propriedade em si, ou a alguma alteração no mercado? O que pode ser feito para reverter esta situação?

A verdade é que existem várias estratégias que podem ser adotadas para contornar este problema, a depender de cada situação especificamente. Por isso, vamos apresentar neste artigo algumas soluções para resolver o problema de propriedades com baixo desempenho nos rendimentos para aumentar a rentabilidade dos seus negócios. Confira abaixo como fazer isso!

Identifique o motivo do baixo desempenho nos rendimentos

Antes de procurar uma solução para o baixo desempenho nos rendimentos de um imóvel, o primeiro passo é buscar entender qual a origem do problema. Para isso, é necessário analisar bem a situação e tentar concluir com precisão o real motivo do baixo retorno, pois será com base neste diagnóstico que será sugerida a estratégia de solução.

Avalie o contexto da propriedade a partir de vários pontos de vista sobre o que está ocorrendo. Por exemplo, o imóvel sempre apresentou um baixo desempenho nos rendimentos, ou isso mudou com o tempo? O retorno está sendo reduzido porque você teve dificuldade em locar o espaço e aceitou baixar o preço somente para fechar negócio? Ou parece que a demanda por este tipo de propriedade teve uma queda significativa na região?

Cuide da apresentação da propriedade

É muito comum que imóveis com dificuldade na venda ou locação sejam preteridos pelos clientes em favor de outras propriedades por um motivo muito simples: má apresentação. Normalmente, os consumidores procuram por locais bonitos e não estão dispostos a investir tempo e dinheiro em reparos desnecessários. Com isso, entre duas propriedades similares, eles irão optar pela que está em melhores condições de utilização e demonstra de forma mais efetiva seus pontos positivos.

Assim, você pode estar percebendo esta queda no desempenho nos rendimentos esperados pelo seu imóvel simplesmente pela falta de manutenção, o que diminui sua atratividade para os seus potenciais usuários. Tente manter o espaço sempre limpo e arrumado, assim como em boa situação de acabamento – ou seja, com pintura em dia e todos os elementos e arremates em bom estado.

Valorize o imóvel com uma reforma

Se você concluir que o problema no baixo desempenho nos rendimentos é o potencial de atração do imóvel, talvez seja hora de investir em uma reforma. Da mesma forma que existem investidores focados na aquisição de imóveis em mau estado para transformação e venda com lucro, você pode aplicar esta lógica à sua propriedade, investindo em melhorias que serão recuperadas posteriormente.

Dê um upgrade na qualidade dos acabamentos e melhore a aparência geral do espaço, tornando-o mais moderno e funcional. Vale até mesmo rearranjar os ambientes e introduzir novos elementos que são diferenciais no mercado para o seu tipo de propriedade, aumentando o interesse dos clientes no seu imóvel.

Dê um novo uso para o espaço

Se o problema de desempenho nos rendimentos do imóvel for mais relativo ao mercado do que à propriedade em si, a situação pode ser um pouco mais difícil de resolver. As variações de demanda podem depender de vários critérios externos e, às vezes, o cenário pode ser bastante difícil de reverter.

Quando a procura pelo seu imóvel cai e desvaloriza o valor da propriedade, não se esqueça que a maior utilidade do patrimônio imobiliário não é o ambiente construído, e sim o espaço disponível na cidade. Estude formas de dar um novo uso ao local, adaptando o que você já tem a um novo propósito que tem mais demanda na área. Com isso, é possível alavancar a procura e valorizar o seu patrimônio sem muito trabalho.

Os investimentos imobiliários têm muitas vantagens a oferecer. Às vezes, só precisam de uma pequena ajuda para alavancar o seu desempenho nos rendimentos e oferecer ainda mais benefícios ao investidor. Para conhecer empreendimentos inovadores que contam com uma equipe qualificada pronta para ajudar você a tirar o máximo da sua aplicação, conheça a Vitacon. Visite nosso site e confira as opções disponíveis para investir no futuro com a gente!

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp