Comida probiótica: conheça a tendência amigável ao sistema digestivo

4 minutos
|30/09/2019
Comida probiótica: conheça a tendência amigável ao sistema digestivo
Lifestyle

No artigo de hoje, conheça mais sobre a comida probiótica, seus benefícios e os motivos de essa opção estar sendo tão demandada atualmente. Acompanhe a seguir.

Afinal, o que é comida probiótica?

O termo “probiótico” tem origem no grego, significando “pró-vida”. A partir disso, já dá para imaginar seu importante papel para nossa saúde.

Se antes as pessoas ingeriam probiótico em forma de cápsulas ou em sachês vendidos em farmácias, hoje é cada vez mais comum que se consuma os microrganismos por meio dos alimentos.

Comida probiótica é aquela que contém microrganismos vivos, essenciais para um bom funcionamento do nosso organismo e de nossa flora intestinal. As “bactérias do bem” mais comuns são aquelas que pertencem aos grupos chamados Lactobacillus, Bifidobacterium e Saccharomyces boulardii.

É importante saber que essas substâncias contidas em comidas probióticas já existem em nosso corpo, afinal o corpo humano possui mais bactérias do que células. No sistema digestivo, por exemplo, são mais de 500 tipos.

A ingestão de probióticos auxilia no processo de digestão, ajuda a manter o intestino saudável e a recompor a microbiota, além de aumentar a resistência imunológica. Por tudo isso, ela se tornou uma tendência junto a quem busca uma alimentação mais rica e equilibrada.

Entre os alimentos que contêm probióticos podemos destacar: iogurte, leite fermentado, chucrute, microalgas, sopa de miso, coalhada, salmoura, kombucha, vinagre de cidra de maçã, picles não industrializado, tempeh, entre tantos outros.

Prebióticos e probióticos são a mesma coisa?

Não, prebióticos são diferentes dos probióticos, embora tenham certa relação. Os alimentos prebióticos são aqueles que favorecem o crescimento dos microrganismos desejáveis em nosso organismo.

Repolho cru, cebola, alho, farinha de banana verde, tomate, linhaça, gergelim, amêndoas e outros estão nesse grupo.

Benefícios que fazem da comida probiótica uma tendência

Para manter o organismo saudável, é indicado consumir ao menos um alimento por dia que seja fonte de probióticos.

Isso porque consumir probióticos garante benefícios importantes para a saúde, já que eles auxiliam na absorção de nutrientes, além de ajudarem na prevenção e no tratamento de diversos problemas, entre eles:

  • Síndrome do intestino irritável, doenças inflamatórias intestinais e outros distúrbios digestivos – como a diarreia.
  • Alergias – como rinite, dermatite atópica e outras.
  • Doenças periodontal, cáries e outros problemas bucais.
  • Resfriados.
  • Doenças hepáticas.
  • Candidíase, hemorroidas e infecção urinária.
  • Doenças e infecção alimentar.
  • Cólicas.
  • Colesterol ruim.

Ainda, a falta de microrganismos em nosso organismo, como os lactobacillus, é associada a problemas como a depressão e a anorexia.

Você já ouviu falar que nosso intestino é nosso segundo cérebro? Isso se dá diante da importância dele para regular e realizar diversas funções vitais. Por isso, cuidar bem dele, por meio de uma alimentação balanceada, rica em nutrientes e em probióticos é uma iniciativa crucial.

De modo geral, a comida probiótica não tem contraindicação, exceto se a pessoa apresenta algum tipo de alergia a um dos componentes do alimento. Um bom exemplo são as pessoas que têm intolerância à lactose.

Para atender as necessidades do maior número possível de pessoas, já estão sendo desenvolvidos produtos não-lácteos com propriedades iguais ou similares.

Por fim, é importante saber que, para contar com todos os benefícios da comida probiótica, tais alimentos podem ser submetidos a uma temperatura máxima de 60° C. Acima disso, os microrganismos morrem e, naturalmente, os benefícios de seu consumo deixam de existir.

E então, você já consome regularmente comida probiótica? Sente em sua rotina os benefícios desses alimentos? Compartilhe sua experiência nos comentários.

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp