As práticas de autocuidado que são boas para você e para o meio ambiente

4 minutos
|08/04/2020
As práticas de autocuidado que são boas para você e para o meio ambiente
Lifestyle

Reservar momentos do dia para cuidar de você é uma urgência em tempos cheios de excessos – de informação, de consumo e de obrigações.

Adotar práticas que sejam boas para você faz muita diferença para a saúde física, emocional e mental. Claro, parece um desafio conseguir fazer isso, já que, constantemente, somos hiperexigidos pelas demandas aceleradas do mundo e pela correria do dia a dia.

Torna-se necessário, então, encontrar valor nas pequenas pausas para nutrir corpo e alma. Mas esse processo também envolve autorresponsabilidade e escolhas conscientes.

No artigo de hoje, descubra mais sobre como as práticas de autocuidado podem ser boas para você, ao mesmo tempo em que beneficiam o meio ambiente. Acompanhe a seguir.

Como as práticas de autocuidado podem ajudar na preservação do meio ambiente?

Nos últimos anos, o termo autocuidado ganhou notoriedade. Em uma sociedade cada vez mais acelerada, na qual o estilo de vida e o bem-estar tendem a ser fortemente prejudicados por conta de fatores e situações de estresse, é preciso saber parar, pensar, respirar, agir.

Nesse contexto, cultivar práticas de autocuidado é fundamental para levar a vida com mais leveza e aprender a reconhecer os elementos que influenciam a nossa felicidade.

Embora tudo isso seja benéfico, para algumas pessoas, esse processo assume um caráter meio egoísta e elas acabam não percebendo que as ações devem fazer bem para quem as pratica e para o entorno.

Por exemplo, um longo banho pode ser uma delícia para relaxar, mas é uma atitude nociva ao meio ambiente. Ou que tal comprar uma roupa cada vez que você achar que merece se mimar? Isso fere o consumo consciente. Repensar ações é fundamental para cuidar do meio ambiente, preservando também o seu bem-estar.

Como praticar o autocuidado e preservar o meio ambiente?

Como vimos, embora reservar um tempo para cuidar de você seja fundamental para viver melhor, algumas atitudes podem afetar o meio ambiente. É preciso repensar as ações para melhorar a sua qualidade de vida, sem prejudicar as condições do planeta. Entre as práticas possíveis para isso, podemos citar:

1. Adote uma alimentação sustentável

Quando falamos sobre sustentabilidade, em geral, o que vem à nossa mente é a reciclagem e a economia de água e acabamos esquecendo de um dos hábitos mais danosos ao meio ambiente: o ato de se alimentar.

Exercer pequenas mudanças no cotidiano ajuda a construir uma sociedade mais equilibrada e menos propensa a desenvolver quadros como a eco-ansiedade. Planejar as compras antes de ir ao mercado, consumir produtos de modo mais consciente e de produtores locais, escolher alimentos orgânicos e naturais, e reduzir o consumo de carne são alguns exemplos de ações que favorecem a conservação dos recursos naturais.

A escolha dos produtos alimentícios também é fundamental para equilibrar corpo e mente. Assim, repensando a sua lista de ingredientes, você consegue beneficiar seu paladar, saúde e, ainda, proporcionar mais sustentabilidade.

2. Reinvente a mobilidade humana

Os veículos automotores liberam uma série de poluentes para a atmosfera e criam diversos problemas no trânsito das grandes cidades. Optar por ir a pé, de bicicleta ou patinete colabora com a preservação do meio ambiente, além de ser uma ótima prática de autocuidado, já que proporciona melhor qualidade de vida.

3. Utilize produtos de higiene com baixo impacto ambiental

Uma rotina de skincare e um bom banho são alguns exemplos de práticas de autocuidado que revitalizam e dão uma injeção de energia. Optar por produtos ecofriendly ajuda o meio ambiente ao mesmo tempo em que constrói a beleza aliada à saúde.

Assim, escolha sempre as opções veganas e livres de sulfato, parabenos e petrolatos. Seu corpo agradece e o planeta também!

Você tem outras dicas de práticas de autocuidado que são boas para você e para o meio ambiente? Adota outras ações em sua rotina pensando no seu bem-estar? Compartilhe sua experiência e dicas pelos comentários!

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp