Você tem o perfil para ser investidor de imóveis?

6 minutos
|13/06/2019
Você tem o perfil para ser investidor de imóveis?
Investimento Imobiliário

O investimento imobiliário é capaz de oferecer diversas vantagens para quem busca uma opção segura e rentável de aplicação financeira. Por conta disso, muitas pessoas sonham em se tornar um investidor de imóveis.

No entanto, um dos maiores empecilhos para quem quer entrar no mundo do investimento imobiliário são as dúvidas que surgem antes de conhecer esta área: o que eu preciso ter para ser um investidor de imóveis de bem-sucedido? Será que eu tenho o perfil para fazer negócios neste mercado?

A verdade é que existem pessoas de todos os tipos se tornando investidores imobiliários – e com sucesso. Confira, a seguir, o que você precisa ter para ser um investidor de imóveis e os principais perfis de investidores, para concluir que o mercado imobiliário é, mesmo, para você.

As características de um investidor de imóveis

Quando pensam em um investidor de imóveis, muitas pessoas ainda têm a ideia de um negociante hábil, com grande capital acumulado, e profundamente conhecedor do mercado imobiliário. Assim, entrar no mundo do investimento imobiliário, pode parecer bastante intimidador e um tanto complicado para quem não tem contato com este mercado.

Entretanto, se tornar um investidor de imóveis é muito mais simples do que parece, sendo que existem pessoas dos mais variados perfis fazendo negócios imobiliários muito bem-sucedidos. Com isso, o estereótipo de negociador ideal cai por terra, abrindo espaço para que qualquer um possa se beneficiar do investimento em imóveis.

O que você precisa ter para ser um investidor de imóveis?

O mercado imobiliário tem uma grande diversidade de investimentos e oportunidades incríveis, sendo capaz de atender às mais diversas necessidades e objetivos. Assim, para ser um investidor de imóveis, é necessário somente disposição para entrar no mercado e procurar pelas melhores opções de investimento para as suas metas e capacidades.

Para isso, é importante analisar com clareza a sua situação atual e a expectativa para este negócio, como quais os seus objetivos com o investimento, o que você espera de retorno, qual a sua capacidade de acompanhar a aplicação, e o capital que tem disponível. Tendo uma visão clara da sua realidade e metas, é mais fácil descobrir as melhores opções de investimento. Além disso, já existem muitos profissionais e empresas que facilitam este processo e ajudam na realização de negócios, tornando o investimento em imóveis uma atividade muito mais simples e acessível.

Os tipos de perfil de investidores de imóveis

Atualmente, já não existem padrões específicos de como deve ser um investidor de imóveis. No entanto, quem tem contato com o mercado imobiliário sabe que, em grande parte dos casos, os investidores podem ser classificados entre alguns tipos principais de perfil de investimento. Esses perfis são baseados nas preferências de investimento, especialmente no que se refere ao risco das aplicações ou a características preferenciais de imóveis.

Assim, muitas vezes, é possível enquadrar um investidor em mais do que um perfil, de acordo com as suas características pessoais. Apesar disso, saber identificar o seu perfil de investidor é uma boa forma de analisar com clareza seus principais objetivos e preferências, sendo um passo importante para fazer boas decisões de investimento para os seus negócios no futuro. Para quem está começando, é um ótimo exercício para entender onde deve começar. Confira, a seguir, alguns tipos de perfil de investidor de imóveis e descubra em quais você se encaixa.

Investidor de imóveis conservador

O investidor de imóveis conservador tende a priorizar a segurança das suas aplicações em detrimento da rentabilidade. Assim, prefere abrir mão da possibilidade de lucro mais expressivo pela certeza de receber retorno e manter o seu investimento saudável. É o perfil mais comum para investidores iniciantes, que priorizam negócios seguros e estáveis, mas, com frequência, se mantém mesmo entre os mais experientes, que buscam proteger o seu patrimônio e se contentam em receber retorno ao longo prazo.

Investidor de imóveis moderado

O equilíbrio é a palavra-chave do investidor de imóveis moderado, que busca contrabalançar a segurança e o potencial de lucro da melhor forma possível. Normalmente, o investidor escolhe aplicações com características diferentes para maximizar sua capacidade de retorno enquanto mantém seu patrimônio protegido com investimentos mais seguros em segundo plano.

Investidor de imóveis agressivo

O principal objetivo do investidor de imóveis agressivo é o lucro, sendo que este tipo de investidor está disposto a aplicar o seu dinheiro em investimentos de maior risco em troca da possibilidade de maior retorno financeiro. Normalmente, este tipo de investidor é experiente no mercado ou possui a assistência de especialistas na área do investimento imobiliário, de forma a ser capaz de escolher os empreendimentos com responsabilidade.

Investidor de imóveis eclético

Esse é o tipo de investidor de imóveis que busca variar a sua carteira com negócios de características diferentes. Assim, procura equilibrar os seus negócios entre aplicações mais seguras e outras mais lucrativas, enquanto aumenta a sua visão de mercado ao explorar possibilidades diferentes.

Investidor de imóveis de alto padrão

É comum que investidores de imóveis se “especializem” em um tipo de empreendimento e foquem a sua experiência em escolhas semelhantes. Assim, existem investidores que concentram suas aplicações em imóveis de alto padrão, sendo, normalmente, indivíduos com grande poder aquisitivo – mas também com grande retorno financeiro.

Investidor de imóveis de baixo capital

As diferentes oportunidades que o mercado vem apresentando, como os fundos de investimento, vêm aumentando o número de investidores que optam por aplicações financeiras menores. Elas não demandam poder de compra elevado e facilitam a variação de investimentos, possibilitando ao investidor fazer pequenas aplicações em vários negócios diferentes.

O verdadeiro investidor de imóveis deve estar disposto a entender o básico sobre o mercado imobiliário, para ser capaz de procurar boas oportunidades de investimento e acompanhar o mercado, garantindo o sucesso dos seus negócios. Apesar disto, existem investimentos para agradar a todos os tipos de investidores e serviços especializados que tornam a aplicação em imóveis cada vez mais fácil e acessível.

E você, se identificou com algum dos tipos de perfil de investidores de imóveis que listamos aqui? Gostou do artigo e quer entender mais sobre o mundo dos investimentos imobiliários? Continue acompanhando nosso blog e até a próxima!

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp