Supere seus medos e se torne um investidor imobiliário

Embora ser investidor imobiliário apresente uma série de potencialidades e benefícios intrínsecos a esse mercado, conhecido por seu baixo risco e alta segurança e lucratividade, muitos empreendedores acabam tendo receio em dar o primeiro passo nesse segmento. É o seu caso?
De fato, compreender os diferentes tipos de empreendimentos e modalidades de investimento e adquirir experiência na área pode parecer um grande desafio. Afinal, o mercado imobiliário é dinâmico e muitas oportunidades de aumento de renda podem ser perdidas quando não se acompanha seus movimentos e suas tendências de perto.
Então, o que é preciso para superar o medo e assumir uma postura competitiva e confiante como investidor imobiliário? Como superar barreiras e ter êxito em seu empreendimento? Na verdade, não há uma fórmula pronta e única para superar seus medos relacionados a esse desafio. Mas há uma solução muito eficiente: conhecimento, disciplina e prática.
Para ajudá-lo nisso, preparamos o artigo de hoje. Confira, a seguir, algumas dicas que separamos para que você possa adquirir maior segurança como investidor imobiliário. Acompanhe.
1. Não tenha medo de estar no momento errado para investir
É comum que algumas pessoas desistam do plano de se tornar um investidor imobiliário por um mau investimento. Muitas, no entanto, sofrem por antecipação de um negócio perdido ou por não saberem o melhor momento para concretizar o investimento. Por isso, é importante saber como se adaptar e aproveitar o que o cenário imobiliário atual oferece.
Em momentos de retração econômica, o número de transações, no geral, tende a baixar. Entretanto, isso não significa que um investidor imobiliário esteja no momento errado para agir. Certas aplicações, que em momentos de aquecimento poderiam estar em alta competição com outros imóveis, podem ser valorizadas. Assim, esse pode ser um excelente momento para adquirir determinados ativos.
Portanto, estudar o mercado e planejar suas ações com base em dados, não apenas em feeling é um bom caminho para superar seus medos e ficar mais próximo de se tornar um investidor imobiliário de sucesso.
2. Seja um investidor imobiliário bem informado
A raiz do medo é o desconhecimento. Tememos aquilo que não conseguimos definir ou compreender. Portanto, um antídoto para o receio de se tornar um investidor imobiliário é o conhecimento. E isso pode ser feito de forma compartimentada e analítica, sem exigir que você seja necessariamente um especialista do mercado imobiliário.
Um dos primeiros pontos está em estabelecer critérios qualitativos do imóvel a ser adquirido ou comercializado. Nesse aspecto, contam fatores como condição, estética, valores em relação ao mercado e até aspectos sociais e comerciais de seus arredores.
A segunda informação a se buscar está em seu alvo. Seu público-alvo, claro. O melhor ponto de partida para isso é entender o apelo do empreendimento imobiliário em si. Quais são as características que destacam esse empreendimento? Lembre-se: suas expectativas como investidor imobiliário influenciam também o tipo de investimento que está alinhado a seu perfil como vendedor ou comprador.
E para evitar perdas ou movimentos arriscados, também é importante informar-se sobre os principais golpes em investimentos imobiliários e sempre fazer negócios apenas com parceiros e empresas com credibilidade no mercado.
3. Foque em um nicho de mercado
A insegurança de um investidor imobiliário está diretamente ligada também às suas limitações específicas relacionadas a esse mercado. Por isso, lembre-se de otimizar o seu melhor ativo enquanto profissional.
A partir dos conhecimentos e experiências obtidas, sua atuação deverá passar a ser mais especializada em um segmento específico. Utilize o direcionamento de suas experiências de sucesso passadas a seu favor para se destacar e ter mais segurança em sua trajetória como investidor imobiliário.
Você ainda tem dúvidas sobre como se tornar um investidor imobiliário? Conheça as oportunidades de investimento disponíveis na Vitacon e comece hoje mesmo a dar seus primeiros passos nessa jornada de modo seguro, fácil e prático!
Leia também

O que é e como aplicar o home staging?
Home staging é uma prática já bastante difundida no exterior. No mercado nacional de imóveis, no entanto, ainda se trata de uma tendência. Para a venda e o aluguel de imóveis, especialmente em produtos voltados para perfis mais segmentados, é preciso utilizar estratégias e práticas atrativas. Com o home staging, os investidores podem fazer com que esse processo seja potencializado nesse aspecto.

As pessoas estão desistindo dos empregos dos sonhos porque ele é longe demais | Path 2019
Alexandre Frankel contou como sua empresa Vitacon está remodelando apartamentos para criar espaços menores, mais baratos e mais inteligentes. Saiba mais.

6 formas de diversificar os investimentos imobiliários
Ainda na década de 1950, Harry Markowitz, tido como o pai da moderna teoria dos portfólios, afirmou que "o risco de uma carteira é menor do que a soma dos riscos individuais de cada ativo". Traduzindo isso para um dos grandes princípios do mercado financeiro, podemos afirmar que, para ser bem-sucedido nos investimentos, "não se deve colocar todos os ovos na mesma cesta". E isso significa diversificar os investimentos.
Novidades Vitacon
Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão: