Qual o tipo de imóvel para o seu perfil de investidor?

6 minutos
|02/05/2019
Qual o tipo de imóvel para o seu perfil de investidor?
Investimento Imobiliário

Definir os seus principais objetivos e as prioridades dos seus investimentos deveria ser o primeiro passo para qualquer um que pretende se tornar um investidor imobiliário. Entender suas metas e limitações é a melhor forma de delimitar o melhor tipo de imóvel para as suas aplicações, e ajuda no processo de decisão quanto às melhores alternativas do mercado para que o seu investimento seja rentável e bem-sucedido.

No entanto, é muito comum que este tipo de reflexão passe batido pelos investidores, que se guiam pelas oportunidades do mercado e não analisam a fundo as melhores alternativas para os seus negócios de maneira objetiva. Neste sentido, conhecer os principais perfis de investidores é uma ótima forma de analisar os seus próprios hábitos e preferências de investimento, servindo como um bom exercício para futuros negócios.

Confira, a seguir, os principais perfis de investidores imobiliários, as prioridades de investimento de cada um e as diferentes estratégias adotadas para atender os seus objetivos, e garanta o sucesso dos seus negócios acertando no tipo de imóvel ideal para o seu perfil de investidor.

Três perfis clássicos de investidores para acertar no tipo de imóvel escolhido

Os três perfis clássicos encontrados em qualquer modalidade de aplicação financeira são os investidores conservadores, moderados e arrojados. Esta é a divisão mais comum encontrada em qualquer estudo sobre perfis de investidores, e é baseada nas prioridades escolhidas por cada um deles.

As principais características analisadas em qualquer tipo de investimento são a segurança do capital investido, o potencial de rentabilidade e lucro, e a liquidez da aplicação. Assim sendo, qualquer investimento é um equilíbrio entre estes três aspectos, cada qual sacrificando algum destes ângulos para compensar com os outros, assim como elevando um em detrimento dos outros.

Com base nisso, foram elaborados os três perfis que apresentamos neste artigo, sendo que cada um deles tem uma forma de encarar estes aspectos e busca investimentos que possuem equilíbrios diferentes. Quando falamos exclusivamente de perfis de investidores imobiliários, é possível encontrar outras classificações que incluem hábitos de investimento ou preferências quanto a tipo de imóvel, por exemplo. No entanto, estas estratégias também podem ser analisadas sob o prisma destes três perfis de investidores principais.

Os investidores conservadores

Os chamados investidores conservadores são a parcela mais precavida dos que investem em imóveis. Os conservadores são conhecidos por priorizar a segurança das suas aplicações acima de tudo, preferindo sacrificar a rentabilidade dos investimentos pela proteção do seu patrimônio. Assim, são os investidores que visam os investimentos mais seguros, não se importando que a taxa de rentabilidade do negócio seja baixa.

Com isso, o tipo de imóvel preferido dos investidores conservadores é o que apresenta maiores garantias de retorno e menores chances de ficar vago ou desvalorizar. Os imóveis residenciais tendem a ser grandes aliados destes investidores, pois são considerados mais seguros do que os imóveis comerciais, uma vez que são necessários mesmo em períodos de crise econômica e baixa do mercado – afinal, as pessoas ainda necessitam de um lugar para morar. Em compensação, os imóveis residenciais também costumam ter taxa de retorno mais baixa do que os imóveis comerciais, o que não costuma ser um problema para este perfil de investidor.

Outra característica comum quanto ao tipo de imóvel preferido pelos investidores conservadores é o investimento em áreas já bem estabelecidas e valorizadas da cidade. Esta é uma forma de garantir o interesse dos clientes no seu imóvel e evitar que a falta de demanda gere períodos de vacância ou prejuízo. Assim, os conservadores preferem ter uma taxa de retorno mais baixa, pagando um alto valor inicial para o seu investimento, para garantir que o seu negócio está em uma área segura e valorizada.

Os investidores moderados

A palavra-chave dos investidores moderados é o equilíbrio. Este é o perfil dos investidores que buscam sempre balancear a segurança e o potencial de rentabilidade dos seus investimentos. Desta forma, priorizam as oportunidades que apresentam rentabilidade razoável, mas não estão dispostos a abrir totalmente mão da segurança pela possibilidade de lucros maiores.

Uma das estratégias mais comuns para este tipo de investidor é a diversificação da carteira de imóveis. Assim, em vez de optar por um tipo de imóvel para focar os seus negócios, o investidor moderado aposta na escolha de vários imóveis com características diferentes e complementares, que permitem que ele atinja um ponto de equilíbrio confortável nos seus investimentos.

A diversificação garante maior segurança para os seus negócios, pois evita que problemas em um nicho do mercado imobiliário atinja toda a extensão dos seus investimentos, além de permitir que ele utilize o retorno das suas outras aplicações para amortecer impactos negativos que possam ocorrer com imprevistos. Assim, permite que o investidor explore investimentos com maior potencial de rentabilidade, enquanto mantém a segurança dos seus negócios garantida.

Os investidores arrojados

Os investidores arrojados, por sua vez, são os investidores mais propensos a correr riscos nas suas aplicações. Eles são os mais dispostos a abrir mão da segurança pela possibilidade de conseguir uma margem de lucro maior. Os arrojados normalmente são investidores mais experientes, com maior visão do mercado, sentindo-se mais seguros para fazer aplicações mais significativas em investimentos com menos garantias de sucesso.

Assim, o tipo de imóvel preferido pelos investidores arrojados são empreendimentos ousados, com maior investimento inicial ou menor chance de serem bem-sucedidos. No entanto, a principal característica é o alto potencial de retorno e lucro que oferecem para o investidor.

O mercado imobiliário está recheado de oportunidades incríveis para todos os tipos de investidores. Compreender qual o seu perfil é uma maneira eficiente de definir as melhores opções para os seus negócios, escolhendo o tipo de imóvel que melhor atende aos seus objetivos e expectativas.

E você, já conhecia o seu perfil de investidor e o melhor tipo de imóvel para os seus negócios? Gostou deste artigo e quer saber sobre como potencializar o seu investimento em imóveis? Veja nosso próximo post que explica porque imóveis modernos ganham cada vez mais mercado e entenda ainda mais sobre o mundo do investimento imobiliário!

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp