Investimento imobiliário é considerado de baixo risco?

6 minutos
|12/02/2019
Investimento imobiliário é considerado de baixo risco?
Investimento Imobiliário

No entanto, quando se começa a jornada como investidor, é comum o surgimento de diversas dúvidas e, por isso, geralmente começa-se buscando uma alternativa que apresente o chamado baixo risco. Por esse motivo, muitas pessoas acabam deixando o dinheiro aplicado na poupança por receio de perderem parte de seu patrimônio. Mas será que não há opções que apresentem maior rentabilidade do que a poupança e que sejam também seguras?

Antes de respondermos essa pergunta, é importante ressaltar que não há investimento sem nenhum risco inerente, mas existe, sim, investimento de baixíssimo risco. E o investimento imobiliário feito adequadamente é um exemplo dessa modalidade.

Neste artigo, compreenda porque o investimento imobiliário é tido como de baixo risco e o que levar em conta na hora de investir para elevar o nível de segurança da sua aplicação. Acompanhe a seguir.

Por que investimento imobiliário é de baixo risco?

O investimento de baixo risco, em linhas gerais, é aquele que oferece maior nível de segurança ao investidor por apresentar baixo risco de crédito. Isso quer dizer que dificilmente se irá perder dinheiro e ter prejuízo nesse tipo de aplicação. São exemplos de investimentos de baixo risco poupança, CDBs e alguns fundos de investimentos.  Entretanto, comumente esse tipo de investimento apresenta também menor potencial de rentabilidade.

O investimento imobiliário faz tanto sucesso por representar uma exceção a isso. Ele, de fato, apresenta riscos envolvidos nas operações bastante reduzidos, porém seu potencial de lucro é bastante satisfatório.

Ainda, quando feito corretamente, ele ajuda o investidor a formar um patrimônio sólido ou a elevá-lo, tem a tendência de se valorizar ao longo do tempo, pode ser convertido em renda por meio da locação e apresenta boa liquidez –  esses, entre outros atrativos, tornam essa uma opção de baixo risco atrativa para todos os perfis de investidores.

Por que investir em uma opção de baixo risco?

É recomendável que o investidor sempre tenha em sua carteira também investimentos de baixo risco. Isso porque eles são seguros e atuam como recursos estratégicos para objetivos de curto prazo e para uma eventual reserva de emergência que possa ser resgatada em caráter de urgência sem gerar uma perda considerável em sua lucratividade.

Ainda, esse tipo de investimento, embora em determinados casos não tenha uma rentabilidade potencial tão grande quanto opções de mais alto risco, gera uma previsibilidade de receita e a segurança de não se ter prejuízos na aplicação.

Os investimentos de baixo risco, como o investimento imobiliário, portanto, são opções para trazer consistência, estruturação e rentabilidade para as suas finanças e garantir uma certa segurança para sua carteira de investimentos.

Há casos em que o investimento imobiliário apresenta maiores riscos?

Como vimos, qualquer modalidade de investimento pode apresentar riscos. No caso das modalidades de baixo risco, isso pode ocorrer quando não se leva algumas variáveis em consideração, o que pode prejudicar os valores a serem recebidos no futuro.

No investimento imobiliário, isso pode acontecer, por exemplo:

  • Quando se compra imóvel em localização sem tendência de valorização ou de baixa demanda.
  • Quando o imóvel é seminovo e exige grandes reformas e manutenções constantes.
  • Quando se paga um valor acima do mercado de modo não justificável.
  • Quando se adquire o imóvel em período de baixa confiança e de taxa de juros mais alta.
  • Quando se adquire um imóvel comoditizado, isso é, que não apresenta diferenciais relevantes para atrair inquilinos – por exemplo, que não conta com áreas de uso comum modernas, úteis e funcionais.

Com isso, o investidor pode ter de lidar com:

  • Vacância do imóvel que não se mostra atrativo para aluguel.
  • Custos de manutenção e reforma elevados.
  • Custos e esforços de divulgação mais expressivos para atrair inquilinos.
  • Baixa liquidez – demora em vender o imóvel se for necessário.

Como fazer um investimento imobiliário com baixo risco e boa rentabilidade?

Como vimos, para se fazer um bom investimento de qualquer espécie, é preciso estudo e planejamento. É necessário avaliar o momento econômico próprio do investidor e também o macro do mercado, as opções disponíveis para sua faixa de investimento e, entre elas, a de melhor potencial.

Verificar tendências do segmento e também da sociedade pode ajudar a tomar a melhor decisão. Por exemplo, hoje as tendências por se ter filhos mais tardiamente, núcleos familiares mais enxutos e maior mobilidade têm feito dos apartamentos compactos uma opção bastante atrativa para investimento. E quando esses imóveis estão em áreas com boa infraestrutura, valorizadas e com potencial de alta demanda, a escolha mostra-se ainda mais certeira.

Aqui, é importante também ter em mente que, além da compra de um imóvel para destinar à locação, também é possível se fazer outros tipos de aplicações no mercado imobiliário com baixo risco.

Por exemplo, há as cotas, por meio das quais se adquire participação no patrimônio do fundo imobiliário e nas parcelas de seu rendimento e que apresentam diversas faixas possíveis de aplicação.

Há, também, o chamado P2P – peer-to-peer lending -, modalidade que vem crescendo bastante no país alinhada a tendências como a desburocratização do investimento e a economia compartilhada.

A Vitacon, empresa reconhecida e com amplo portfólio de empreendimentos de sucesso em São Paulo, disponibiliza todas essas formas de investimento imobiliário de boa rentabilidade e baixo risco. Essas são oportunidades diferenciadas e seguras de diversificar e ampliar seus investimentos por meio da parceria com uma marca sólida e de credibilidade, optando pela modalidade que mais se alinhe com suas necessidades atuais.

Que tal saber mais sobre elas e começar a desenvolver já uma carteira de investimentos mais consistente e lucrativa? Mande sua mensagem em nosso chat e tire suas dúvidas sobre como começar!

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp