Qual o tempo ideal de ter um imóvel sem negociá-lo?

5 minutos
|11/03/2019
Qual o tempo ideal de ter um imóvel sem negociá-lo?
Investimento Imobiliário

mercado imobiliário conta com mudanças e diferentes expectativas quando se trata de ter um imóvel próprio para investimento. Portanto, pode ser desafiador antever com precisão qual é a marca de tempo ideal para se ter um imóvel e assegurar a melhor rentabilidade. Perfis de investidores mais conservadores ou tradicionais podem encontrar certa dificuldade em ter um imóvel além do tempo recomendado para sua negociação.

Para ajudá-lo a lidar com essa questão, confira, neste artigo, alguns dos fatores que você pode prestar atenção para a tomada de decisão correta. Saiba o que é importante priorizar para ter um imóvel valorizado e com um diferencial competitivo para futuras negociações. Acompanhe a seguir.

Dicas de pontos para verificar para definir o tempo ideal de ter um imóvel sem negociá-lo

1. Tendências de mercado

À medida em que o mercado se desenvolve, novas oportunidades e diferentes nichos surgem. Esses nichos, em determinado ponto, podem não ser suficientes para justificar a negociação de um imóvel. Em contrapartida, ter um imóvel que considere tendências do mercado imobiliário pode ser um investimento valioso.

Isso porque o tempo ideal de ter um imóvel sem negociá-lo está diretamente ligado à sua demanda no mercado. Para manter-se informado das futuras tendências do mercado imobiliário, não deixe de acompanhar empreendimentos, empresas especializadas e sua repercussão nas mídias.

É possível que um apartamento compacto, por exemplo, possa ter uma janela reduzida de tempo até o ápice de sua negociação. Por outro lado, ter um imóvel fora das tendências em voga não significa exatamente um investimento perdido. Nesse sentido, é importante poder colocar na ponta do lápis o tempo de manutenção do imóvel e o retorno previsto em sua venda ou locação.

2. Estabilidade financeira para ter um imóvel

A realidade em cada bairro e região para adquirir ou alugar um imóvel exerce grande relevância na tomada de decisão de ter um imóvel guardado em stand by para futuras negociações.

Dados indicam, por exemplo, que capitais como Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro estão entre os metros quadrados mais caros do país. Desse modo, é importante que se realize um estudo para que o tempo não aja como um fator negativo em relação ao investimento. Na mesma análise, é possível perceber também que São Paulo tem o segundo aluguel mais rentável. Portanto, saber o tempo ideal de ter um imóvel sem negociá-lo também depende bastante de como a região em que seu imóvel se encontra está financeiramente e qual é sua demanda e rentabilidade.

Ainda, é importante lembrar também de que esses dados não são isolados. Além do tempo considerado para ter um imóvel locado, há de se avaliar também custos em manutenção, reformas e documentação. Em alguns casos, mesmo com um tempo saudável dentro da realidade da região de seu imóvel, é possível que custos para mantê-lo, sobretudo no que diz a imóveis seminovos e mais antigos, possam prejudicar sua negociação no futuro. Portanto, fique atento!

3. Facilidade nas opções de crédito e queda de taxas de juros

O cenário econômico impacta fortemente sobre a tomada decisão de ter um imóvel e na de por quanto tempo mantê-lo sem negociá-lo. O país passa por uma recuperação econômica lenta, com importantes reformas fiscais a serem discutidas que podem fazer com que o mercado imobiliário tenha oportunidade de crescer mais expressivamente.

O possível eventual corte da taxa Selic e da taxa de juros aponta para uma vagarosa retomada após um período de recessão. Isso abre oportunidades para que linhas de crédito possam oferecer descontos e acordos interessantes para investidores e compradores de imóveis em um futuro próximo.

Sendo assim, é importante estar atento ao balanço da política monetária e se ter um imóvel por mais tempo está alinhado à realidade do cenário macroeconômico como um todo.

4. Consultoria especializada

A identificação da hora certa de investir ou não em imóveis pode parecer nebulosa ou complexa quando é preciso considerar tantos fatores, não é mesmo? Felizmente, existem soluções especializadas que podem fazer com que seu imóvel possa ser administrado da maneira ideal.

Construtoras e imobiliárias estão sempre disponíveis para compartilhar conteúdo relevante para o mercado e seus investidores. Saber com antecedência quais são as melhores ações a serem tomadas para seu imóvel e a hora correta para continuar investindo em sua estrutura pode ser altamente estratégico e benéfico para seu planejamento como investidor imobiliário.

Você ainda tem dúvidas em relação ao tempo ideal para se ter um imóvel sem, de fato, abri-lo para negociação? Compartilhe sua pergunta nos comentários e não deixe de acompanhar o blog da Vitacon, para manter-se atualizado sobre as inovações e boas práticas para investir no mercado imobiliário.

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp