Qual o seu perfil de investimento imobiliário?

6 minutos
|27/08/2019
Qual o seu perfil de investimento imobiliário?
Investimento Imobiliário

É comum que os investidores desenvolvam hábitos e preferências para o seu investimento imobiliário, que formam padrões no processo de escolha de imóveis para montar a sua carteira de investimentos. Mesmo os investidores de primeira viagem costumam se identificar com perfis específicos de investimento imobiliário, de acordo com suas tendências pessoais de investimento e com os seus objetivos estipulados para as aplicações financeiras.

Analisar estes perfis é uma boa maneira de entender as melhores opções do mercado imobiliário para os seus investimentos, além de ser um exercício interessante de compreender seus próprios objetivos e limitações em relação ao investimento imobiliário. Isto ajuda você a reconhecer com mais facilidade as características que deve buscar nos seus imóveis para investimento, identificando de forma mais eficiente as alternativas que se encaixam em seu planejamento e atendem às suas metas.

Abaixo listamos os principais perfis de investimento imobiliário, assim como outros aspectos que você deve levar em consideração ao analisar as suas preferências de investimento e estratégias de negócios. Confira a seguir qual o seu perfil de investimento imobiliário e entenda melhor como organizar seus objetivos e preferências de acordo com estas classificações, garantindo ótimas escolhas para o sucesso do seu negócio.

Os investimentos seguros

O primeiro perfil de investimento imobiliário que vamos apresentar são os que têm maior foco na segurança da aplicação. Os investimentos seguros são a representação dos imóveis que têm como principal característica a proteção do capital investido, sendo que este aspecto é priorizado em detrimento de outros atributos habitualmente são considerados relevantes. Desta maneira, a segurança é considerada mais importante do que a rentabilidade do investimento, seu potencial de valorização, ou nível de liquidez no mercado, por exemplo.

Este tipo de investimento costuma ser o preferido de investidores que têm como principal objetivo a proteção do seu patrimônio, assim como investidores iniciantes que estão dando os primeiros passos no ramo do investimento imobiliário e querem evitar prejuízos. É interessante lembrar que o investimento imobiliário, pelas suas próprias características, já é considerado uma aplicação financeira segura.

O patrimônio congelado em um imóvel costuma ser protegido de oscilações econômicas – como a inflação. No caso brasileiro, os anos de inflação desenfreada de décadas atrás reforçaram este aspecto, sendo que a população via a cada dia o dinheiro que tinham guardado desvalorizar cada vez mais. Quem tinha seu dinheiro aplicado em imóveis, por sua vez, manteve esta quantia a salvo porque o valor do imóvel se mantém apesar destas variações.

No entanto, existem opções mais seguras dentro do mercado, que garantem o recebimento de retorno financeiro mesmo em condições adversas. Na prática, os investimentos imobiliários considerados mais seguros são os imóveis residenciais, pois são itens de primeira necessidade – afinal, todos precisam de uma casa para morar mesmo em momentos de crise econômica.

Os investimentos intermediários

Os investimentos intermediários são a representação dos imóveis que melhor equilibram suas características. Assim, é o tipo de investimento imobiliário que busca balancear os diferentes aspectos de rentabilidade, potencial de valorização e segurança, entre outros, da maneira mais favorável para os negócios do investidor.

Este é o perfil de investimento preferido dos investidores que já se sentem mais confortáveis com o mercado imobiliário, e que buscam manter boas taxas de rentabilidade enquanto garantem que o seu dinheiro está aplicado em um imóvel que oferece também outros benefícios, como liquidez relativamente alta ou segurança para o capital investido.

Os investimentos arriscados

Por fim, o perfil de investimentos arriscados é o que menos se preocupa com a segurança do dinheiro aplicado. Este tipo de investimento imobiliário costuma priorizar o potencial de rentabilidade do imóvel, antepondo a possibilidade de lucro rápido em detrimento da proteção do patrimônio do investidor.

Este perfil costuma ser explorado principalmente por investidores experientes, que possuem extenso conhecimento do mercado ou que contam com a ajuda de profissionais especializados para distinguir as melhores oportunidades para investir. Desta forma, não são indicados para investidores iniciantes ou que não estão dispostos a estudar as condições deste tipo de investimento.

Uma estratégia para cada objetivo com investimento imobiliário

É importante lembrar que não é apenas o perfil do investimento imobiliário que influencia no sucesso dos seus negócios. A estratégia do seu plano de investimento também tem grande impacto no caminho para alcançar os seus objetivos como investidor. Por isso, é essencial entender os efeitos que cada perfil de investimento imobiliário tem nos seus negócios para definir o melhor plano de ação.

Alguns investidores optam por se especializar em um tipo de investimento imobiliário, escolhendo sempre imóveis similares e aumentando sua experiência na identificação das melhores oportunidades neste nicho do mercado. Da mesma forma, existem investidores que preferem adotar uma estratégia de diversificação, onde escolhem imóveis de perfis de investimento imobiliário diferentes e alternam várias características diversas na montagem da sua carteira.

Estes exemplos mostram que estratégias diversas podem alcançar bons resultados, a depender dos objetivos de cada investidor. Assim, é importante analisar a sua situação e entender as suas metas e preferências para definir o melhor plano de negócios para o sucesso dos seus investimentos.
A transformação do investidor ao longo do tempo

Outro aspecto a ser considerado é que dificilmente um investidor se mantém fixo a um mesmo perfil de investimento imobiliário durante toda a sua jornada de negócios. Conforme os negócios avançam, o conhecimento e experiência do investidor aumentam, e o mercado gradativamente se transforma, é normal que as estratégias de investimento também se adaptem e incluam outros perfis de investimento imobiliário.

Este é um processo natural de amadurecimento dos investimentos, e que pode ou não ocorrer nos seus negócios. É importante que cada investidor utilize estes perfis de investimento imobiliário para analisar as melhores opções de imóvel para dar andamento aos seus negócios, e não se prenda a ideias e costumes que não necessariamente são as mais favoráveis para os seus investimentos.

Os perfis de investimento imobiliário são bons guias para determinar as melhores opções de investimento para os seus negócios. Compreender seus objetivos nas diferentes etapas do seu plano de investimento é essencial para garantir o sucesso das suas aplicações.

E você, já conhecia seu perfil de investimento imobiliário? Continue aprendendo sobre como investir no mercado imobiliário com nosso próximo artigo, e descubra x coisas para as quais você deve se preparar ao investir em imóveis.

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp