Decorando apartamentos pequenos com aproveitamento de espaço

4 minutos
|03/12/2019
Decorando apartamentos pequenos com aproveitamento de espaço
Decoração

Os apartamentos pequenos viraram tendência, principalmente nas grandes metrópoles. Ainda que compactos, é possível garantir aconchego, sofisticação e aproveitar todos os espaços investindo em uma decoração moderna e multifuncional.

O principal fato que explica essa busca constante por apartamentos pequenos se dá por conta de um novo estilo de vida contemporâneo, valorizando aspectos culturais e econômicos dos locais muito mais do que os m<sup>2</sup> do imóvel. Outro fator que influencia nessa decisão é que boa parte dos condomínios compactos está situado em bairros estratégicos e valorizados, próximos aos centros comerciais, transportes públicos, etc., o que agrega ganho de tempo e praticidade à rotina.

Se você também faz parte desse movimento, confira as dicas a seguir para criar uma decoração bonita, funcional e que valorize seu apartamento.

Apartamentos pequenos: aproveite espaços com a decoração certa

Entre as boas práticas de decoração desses espaços, podemos destacar:

1. Seja realista ao comprar o mobiliário

Na hora de investir na decoração do apartamento, essa é a primeira dica. Tenha em mente o tamanho do local e quais são os ambientes você deseja valorizar. É necessário ser realista quanto aos espaços para garantir que os móveis caibam em seus devidos lugares e que ainda permitam espaço livre para circulação.

Os móveis planejados são ótimos para espaços mais compactos, ajudando a ter o melhor aproveitamento de cada cantinho do apê.

2. Integre mais

A integração de cômodos sempre foi uma realidade em apartamentos. Mas, agora, essa tendência está ainda mais em evidência por ser uma alternativa inteligente para ampliar os ambientes.

Vale apostar na união de sala de estar e varanda; quarto e escritório, sala e cozinha; lavanderia e cozinha. Para isso, prefira móveis e ornamentos que garantam a sensação de “continuidade” entre ambientes.

3. Invista em eletrodomésticos multifuncionais

Valorize a ideia de que menos é mais. Invista em eletrodomésticos multifuncionais para aproveitar melhor os espaços. Cooktop, fornos de embutir ou máquinas de lavar equipadas também com a função de secadora são bons exemplos disso.

4. Avalie utilizar móveis 2 em 1

A dica dos eletrodomésticos multifuncionais também se aplica para os móveis. Quando um móvel é capaz de desempenhar duas ou mais funções, se ganha muito mais espaço. Cama que vira bancada, mesa retrátil, puff que vira organizador de objetos – há diversas opções no mercado que combinam perfeitamente com ambientes enxutos.

5. Utilize espelhos na decoração de apartamentos pequenos

Divisórias de vidro e espelhos no apartamento dão a sensação de que o ambiente é maior do que realmente é. Os espelhos, por exemplo, podem ser utilizados em pequenos detalhes ou até mesmo em uma parede completa.

Só tome cuidado para não exagerar e perder a sensação de aconchego, deixando os ambientes confusos e impessoais.

6. Experimente verticalizar sua decoração

Quanto mais itens de decoração você colocar no chão ou sob os móveis, menos espaço você terá. Quadros, pôsteres, fotografias, prateleiras e nichos são boas opções para agregar às paredes da casa e dão um toque moderno e sofisticado.

7. Avalie o uso de portas sanfonadas ou de correr

Para ambientes internos, esses modelos de portas são fáceis de instalar e economizam o espaço do abrir e fechar das portas convencionais. Além de utilizá-las para divisão dos cômodos, vale apostar nesse estilo para o box do banheiro também.

8. Crie pontos de iluminação estratégicos

Uma saída para ambientes com pé direito mais baixo, são os focos indiretos de luz, como as luminárias de chão, de mesa e abajures. Lâmpadas embutidas também são boas opções.

9. Dê preferência a cores claras

Além da preocupação com o mobiliário, outros detalhes podem garantir a harmonização do ambiente de apartamentos pequenos. As cores claras em pisos e paredes, por exemplo, ajudam a criar a sensação de amplitude.

10. Utilize organizadores

Os organizadores são grandes aliados de ambientes práticos e funcionais. Além disso, com sua utilização, é possível otimizar todo o espaço de móveis. Por exemplo, ao utilizar um racks para pratos e suportes organizadores para taças, copos e canecas, você pode eliminar a necessidade de adquirir mais móveis para acondicionar esses itens do modo tradicional.

Viu só como é possível otimizar espaço em apartamentos pequenos, sem abrir mão de uma boa decoração? Continue acompanhando nosso blog e receba mais dicas para otimizar seu imóvel. Até a próxima!

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp