Qual a metragem ideal de apartamento para você?

5 minutos
|11/10/2018
Qual a metragem ideal de apartamento para você?
Investimento Imobiliário

Na hora de comprar ou alugar um apartamento, diversos fatores são levados em consideração. Além da localização e do valor, a metragem ideal de apartamento também precisa ser analisada com atenção.

Ter um lugar para chamar de seu ainda é um dos principais objetivos dos brasileiros. Entretanto, a configuração desse sonho mudou muito nos últimos anos: a tendência por ambientes compactos ganhou espaço para se adaptar a esse movimento.

É natural que a sociedade mude e que tudo ao nosso redor se ajuste para acompanhar essas transformações. Antes, o objetivo comum era investir em casas grandes, com muitos cômodos e áreas que, por vezes, sequer tinham utilidade no dia a dia das famílias. Hoje, temos cada vez menos tempo e o dinamismo da rotina moderna despertou uma necessidade a respeito da praticidade e da otimização de espaços.

O padrão desejado e a metragem ideal de apartamento estão relacionados com os novos hábitos de vida e pela busca de espaços comuns mais qualificados. E, muitas vezes, um espaço menor representa uma redução nos gastos, mas não necessariamente no conforto e no aconchego dos moradores.

Neste artigo, vamos ajudá-lo a definir qual a metragem ideal de apartamento para você. Embarque em uma reflexão a respeito das suas necessidades e entenda como menos pode ser mais!

A metragem ideal de apartamento deve estar de acordo com os seus planos para o futuro

Além dos fatores já conhecidos que devem ser avaliados na hora de escolher um apartamento, é importante considerar o que você planeja para o seu futuro no médio e longo prazo.

Se hoje você é solteiro, mas está em um relacionamento e pretende casar e ter filhos em breve, é interessante optar por um imóvel que possibilite conforto para a sua nova família. Afinal, a aquisição de um apartamento é um investimento. Outra opção é primeiramente alugar um apartamento que esteja de acordo com as necessidades atuais para, no futuro, se for o caso, ir para outro que atenda suas novas demandas.

O seu estilo de vida influencia na metragem ideal de apartamento

Seus hábitos e estilo de vida estão diretamente ligados ao tamanho do apartamento que você deve procurar. Por exemplo, se você gosta de receber amigos, confraternizar, fazer festas e churrascos, deve optar por um imóvel que permita tudo isso.

Mas isso não quer dizer que você deva procurar um empreendimento que tenha salas e cozinhas enormes. Analisar a estrutura do condomínio é uma excelente estratégia, afinal, existem opções que oferecem ambientes compartilhados e totalmente direcionados ao lazer dos moradores.

Os animais de estimação também precisam de espaço

Esse ponto é fundamental na hora de decidir a metragem ideal de apartamento. Se você tem um pet ou está pensando ter, deve entender que eles também precisam de espaço e conforto.

Animais maiores precisam de mais espaço, enquanto gatos e cachorros de pequeno porte se adaptam a ambientes compactos. Escolha um imóvel localizado em um bairro que favoreça os passeios ao lado do seu bichinho ou que tenha em sua estrutura espaço suficiente para que vocês desfrutem de momentos de lazer.

A metragem ideal de apartamento é aquela que diz respeito à usabilidade dos espaços

Para que você não desperdice recursos importantes, como tempo e dinheiro, é importante escolher um apartamento que atenda suas necessidades de forma inteligente e assertiva.

Se você trabalha durante o dia, estuda e frequenta a academia, será que realmente precisa de todos esses m²? Afinal, um apartamento maior demanda mais tempo para limpeza e organização.

O trabalho home office exige espaço de qualidade

Quem trabalha na modalidade home office necessita de um ambiente silencioso e livre de interferências e distrações. Se você está pensando que precisará de um cômodo específico para ter privacidade em seu apartamento, está enganado.

Hoje, alguns empreendimentos possuem espaços específicos para o coworking, perfeitos para quem deseja trabalhar com mais tranquilidade e com a comodidade de estar (muito) próximo do seu lar!

Uma boa decoração é feita em ambientes de qualquer tamanho

Se você acha que a metragem ideal de apartamento deve ser maior para acompanhar as principais tendências de decoração, está muito enganado!

Optar por um apartamento compacto não significa ter que renunciar ao conforto que você merece. Ao decorá-lo, você precisará de uma quantidade menor de móveis e de mobiliário inteligente. Assim, criará ambientes clean e totalmente funcionais.

Móveis versáteis e sob medida, espelhos e organizadores são excelentes para ampliar o ambiente e para aproveitar melhor o espaço disponível, trazendo mais comodidade e praticidade para o dia a dia.

A estrutura do condomínio pode otimizar a sua rotina

Muita gente ainda encara os apartamentos compactos com certa estranheza, imaginando que, reduzindo a metragem, perderá sua liberdade e conforto.

Na verdade, muitos empreendimentos que seguem essa linha disponibilizam diversas facilidades para tornar a vida dos moradores mais prática e simples. É possível encontrar prédios com serviços, como lavanderia, academia, compartilhamento de carro ou bike, serviços pay-per-use, entre outros.

O padrão de metragem ideal de apartamento passou por uma mudança para acompanhar o novo perfil dos moradores – solteiros, separados, casais sem filhos, entre outros -, e os novos hábitos de vida.

Essa realidade já faz parte do centro financeiro do país: independentemente da motivação, diversos paulistanos têm buscado imóveis com menos de 45m² nos últimos anos, priorizando mobilidade em vez de espaço.

E para você, qual a metragem ideal de apartamento? Ainda tem alguma dúvida sobre essa decisão? Conte pra gente pelos comentários e até a próxima

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp