Qual a faixa de valor de imóveis para começar a investir?

6 minutos
|29/07/2019
Qual a faixa de valor de imóveis para começar a investir?
Investimento Imobiliário

Investir em imóveis pode ser uma tarefa um pouco confusa para quem não tem experiência com este mercado. No entanto, começar a investir é muito mais fácil do que parece. Como em qualquer investimento, o importante é aprender sobre o mercado e planejar bem a aplicação do seu dinheiro. Dessa forma, você terá a garantia de estar fazendo um bom negócio.

Mais do que isso, avaliar a faixa de valor de imóveis mais interessante para começar a investir é muito importante para entrar com o pé direito no mercado imobiliário. Confira, a seguir, 6 dicas para colocar isso em prática.

6 dicas para definir a faixa de valor de imóveis para começar a investir

Um negócio bem-sucedido é diferente para cada investidor: um investimento deve ser feito de acordo com as expectativas de cada um e viável para a realidade de cada investidor. Assim, antes de começar a investir, é importante analisar as suas opções e definir os seus objetivos.

1. Analise as suas finanças

Antes de começar a investir, é essencial realizar uma análise das suas economias. O investimento que você pretende fazer não deve, de forma alguma, comprometer as suas finanças – lembre-se que o objetivo é aplicar o seu dinheiro em um investimento rentável para incrementar o seu patrimônio, e não arriscar o aparecimento de imprevistos que podem acabar em prejuízo.

Contabilize não apenas os custos envolvidos na aquisição do imóvel, mas, também, os gastos com documentação, manutenção, reformas, limpeza e impostos. Lembre-se que imprevistos acontecem: o investimento pode demorar mais a dar o retorno esperado do que sua estimativa inicial, por exemplo. Certifique-se de estar preparado para manter o seu investimento, mesmo em circunstâncias adversas.

2. Defina qual o seu objetivo com o imóvel

Antes de começar a investir, é importante definir qual o seu objetivo com o investimento. Afinal, a aplicação do seu dinheiro no imóvel pode ter vários tipos e prazos de retorno. Primeiramente, é necessário ponderar qual o tempo de retorno que você espera ter. O que você busca é um investimento a longo ou curto prazo? Pretende investir em um terreno para valorização, ou quer comprar uma área construída para vender? Ou o seu interesse é investir em um imóvel para gerar renda com aluguel?

É importante ter claras suas expectativas com este investimento para definir os objetivos. Assim, será mais fácil delimitar qual a faixa de preço e o tipo de imóvel ideais para o seu investimento.

3. Escolha o melhor método de pagamento para o seu investimento

Para quem tem poder aquisitivo para realizar compras sem financiamentos, adquirir um imóvel à vista pode ser um ótimo negócio, pois é possível conseguir descontos significativos e fazer um investimento com um ótimo preço.

Por outro lado, fazer um financiamento pode prover um maior poder de compra, permitindo que você invista em um imóvel de maior qualidade. Para quem está procurando uma opção de investimento a longo prazo e não tem poder aquisitivo ou não quer realizar a compra de um imóvel à vista, esta é uma boa opção.

É importante pesquisar as condições que diferentes bancos oferecem aos clientes, de modo a escolher a melhor proposta para você e garantir que o seu investimento seja bem-sucedido.

4. Esteja atento às variações na economia e aproveite os melhores momentos

Como em qualquer outro investimento, para começar a investir em imóveis é importante estar atento às variações da economia. Nos momentos de aquecimento, o mercado movimenta e a demanda por imóveis cresce – o que valoriza os imóveis e pode ser um ótimo momento para investidores realizarem investimentos. Além disso, os juros, normalmente, tendem a baixar, o que leva ao aparecimento de oportunidades para financiar um imóvel.

Em momentos de congelamento da economia, o contrário acontece: a procura diminui e os imóveis desvalorizam, enquanto os juros para financiamento crescem. No entanto, isto não é de todo negativo: para quem tem poder aquisitivo para investir em compras sem financiamento, pode ser uma ótima oportunidade para comprar imóveis por preços mais baixos e apostar em um investimento a longo prazo.

5. Investigue as opções que o mercado oferece

Uma das maiores vantagens do mercado imobiliário é a diversidade de imóveis e possibilidades que oferece. Para quem está querendo começar a investir, é interessante focar nos imóveis que estão sendo oferecidos pelas imobiliárias e construtoras, e analisar quais as opções que mais atendem às suas possibilidades de investimento e os objetivos com a aplicação.

Por exemplo, quem busca um investimento a longo prazo e tem poder aquisitivo limitado para compras à vista, mas ainda resiste à ideia de realizar um financiamento, uma boa opção pode ser a compra de móveis na planta: os descontos no valor final do imóvel podem ser de mais de 50%, tendo como desvantagem a espera pela conclusão da obra, que pode levar alguns anos. Existem ótimas oportunidades para todos os investidores, basta você identificar quais são as suas!

6. Conheça maneiras diferentes de investir em imóveis

Para quem ainda está inseguro sobre o investimento imobiliário, existem outras opções que exigem menor investimento inicial e têm a responsabilidade compartilhada com outras pessoas – o que pode ser uma boa experiência para quem quer começar a investir.

Uma possibilidade é a formação de parcerias: encontre amigos ou pessoas que estão interessados em investir, como você, e crie seu próprio fundo de investimento. Uma parceria assim gera um poder aquisitivo muito superior ao de somente um investidor, o que possibilita negociar bons preços e aproveitar oportunidades que você, talvez, não conseguisse sozinho.

Antes de começar a investir, é importante analisar as suas opções e definir os seus objetivos. E você, já tinha analisado todos estes pontos para definir melhor seu investimento? Se quiser saber mais sobre como investir em imóveis, confira nosso infográfico sobre os custos envolvidos no investimento imobiliário e até a próxima!

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp