Quais os diferenciais de mercado de um imóvel compacto?

5 minutos
|23/05/2019
Quais os diferenciais de mercado de um imóvel compacto?
Investimento Imobiliário

Já não é novidade que o imóvel compacto deixou de ser uma tendência para ser objeto de desejo no mercado imobiliário. Esse tipo de empreendimento é conhecido pela sua praticidade e boa localização, sendo a principal opção considerada entre diferentes públicos.

Os profissionais que desejam diminuir o tempo e a distância entre a residência e o escritório buscam com frequência por empreendimentos com essa proposta. Afinal, se o local do trabalho não pode ser transportado para perto de casa, o lar é quem deve se aproximar desse ambiente.

Além disso, jovens costumam se mudar para grandes cidades na busca por novas oportunidades laborais e de estudo.

Apenas focar no público dos profissionais já seria uma fatia de mercado bastante atrativa para os investidores. Mas, na verdade, existe muito mais gente desejando morar em um imóvel compacto que traga mais mobilidade e qualidade de vida. E isso já é garantia de retorno do valor investido na aquisição.

Ainda restam dúvidas de que investir em um imóvel compacto é o negócio certo para você? Então, atente-se: no artigo de hoje, mostraremos que existe público, mercado e perspectiva de crescimento para esse tipo de empreendimento. Acompanhe, a seguir, os diferenciais dessa proposta.

Um imóvel compacto cabe perfeitamente no novo estilo de vida dos brasileiros

Os moradores das grandes cidades, como São Paulo, por exemplo, enfrentam um dia a dia cada vez mais corrido, cheio de atividades e responsabilidades. Em meio a todo esse caos urbano, encontrar soluções que tragam mais comodidade para a rotina passa a ser prioridade.

Nesse sentindo, um imóvel compacto, que esteja próximo à região onde se trabalha e que permita encarar as atribuições diárias com maior otimização do tempo passa a ser visto com muito mais interesse do que uma opção mais espaçosa, porém distante dos afazeres rotineiros.

Outro fator que colabora para que essa proposta de moradia atraia cada vez mais pessoas é a nova configuração das famílias. Os brasileiros estão casando-se cada vez mais tarde e, enquanto solteiros, não se incomodam com o fato de morar em espaços menores, mas que atendam às suas principais necessidades. O mesmo serve para os idosos, que buscam um ambiente para ter mais autonomia, mobilidade e, ao mesmo tempo, estarem mais próximos dos familiares.

É natural que essa nova realidade reflita no mercado imobiliário, que passa a oferecer opções para aqueles que anseiam por ter mais qualidade de vida e valorizam a praticidade nos seus dias.

As áreas compartilhadas tornam o imóvel compacto mais atrativo

No Brasil, a procura por imóveis do tipo studio é crescente e evidencia a mudança na escolha das pessoas, que preferem opções que agreguem ao seu bem-estar.

Pensando nisso, as construtoras que trabalham com unidades desse tipo criam espaços planejados para que os moradores tenham mais praticidade, liberdade, tempo e que possam compartilhar a vida com outras pessoas.

Como o imóvel é compacto, o prédio geralmente conta com opções compartilhadas, como lavanderia, academia, coworking, SPAs, serviços pay-per-use e compartilhamento de carro e bike, por exemplo.

Esse tipo de comunidade muito se assemelha e, inclusive, expande os benefícios encontrados em hotéis e flats no país, permitindo que os moradores possam desfrutar desse estilo de vida que é cada vez mais comum nas grandes capitais.

Investir em imóvel compacto é uma boa maneira de diversificar seus investimentos

Investir no mercado imobiliário é uma boa modalidade de aplicação para quem deseja ver seu dinheiro se multiplicar. Esse tipo de transação possui diversas vantagens, como a alta rentabilidade, grande potencial de valorização e segurança. A demanda por imóveis se mantém mesmo durante momentos de instabilidade financeira, afinal, as pessoas necessitam de espaços para morar.

No entanto, para fazer um bom negócio, é preciso pensar com a cabeça do inquilino, ou seja, levar em conta o que os futuros locatários procuram e as tendências do mercado.

No passado, o desejo comum era morar em um apartamento com diversos quartos e com a maior metragem possível. Hoje em dia, os empreendimentos compactos passaram a ser o foco do mercado imobiliário das grandes cidades.

Para quem deseja investir, essa modalidade de imóveis apresenta uma excelente relação custo-benefício, já que possuem valores mais baixos para compra, e boa rentabilidade para a locação.

Não existe espaço pequeno demais quando se oferece conveniência ao morador. Por isso, soluções imobiliárias menores do que as tradicionais passam a ser interessantes para o investidor de todos os perfis.

Esse tipo de apartamento é bastante procurado para aluguel entre aqueles que estão em uma cidade grande a trabalho, ou que desejam habitar em um imóvel com alto padrão construtivo e com serviços mais acessíveis.

Devido à localização privilegiada, os imóveis compactos têm alta procura e saem do mercado mais rapidamente do que as opções maiores, ou seja, têm mais facilidade de locação.

Um imóvel compacto é atrativo porque proporciona economia de recursos importantes. Menos metros quadrados significa redução de tempo e de dinheiro.

O futuro da habitação nas grandes cidades será marcado por unidades compactas como uma forma de otimizar espaços e como solução para viver melhor.

Se você quer saber mais sobre o mundo do investimento imobiliário, confira nosso artigo para entender o que define o lucro de uma operação imobiliária. Até a próxima!

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp