Por que a localização é um dos ativos mais importantes do seu investimento imobiliário?

5 minutos
|14/10/2019
Por que a localização é um dos ativos mais importantes do seu investimento imobiliário?
Investimento Imobiliário

Todo o mundo sabe que uma boa localização é essencial para o sucesso de qualquer investimento imobiliário. As facilidades que a área do imóvel pode prover ao usuário muitas vezes é mais importante do que as características da propriedade, garantindo a preferência dos clientes mesmo quando comparado a um imóvel que pode ser considerado superior em outros aspectos.

No entanto, entender o que é uma boa localização para o seu investimento imobiliário nem sempre é fácil. Afinal, são muitos os critérios envolvidos na análise, e muitas vezes não temos claro quais os motivos que fazem a localização ser tão valorizada neste meio.

Confira a seguir por que a localização é um dos ativos mais importantes do seu investimento imobiliário e entenda como usar isso a seu favor para garantir o sucesso dos seus negócios no mercado de imóveis.

Por que a localização é tão importante para um investimento imobiliário?

A proximidade de serviços e áreas de lazer

O sucesso de qualquer investimento imobiliário se dá pelo interesse que o público apresenta pelo seu imóvel. Este interesse cresce à medida que a sua propriedade é capaz de facilitar a satisfação das necessidades do cliente e oferecer mais conforto durante a sua utilização.

Para imóveis residenciais, a proximidade de estabelecimentos de serviços e áreas de lazer é um dos principais pontos observados pelos inquilinos. Ser capaz de realizar tarefas a pé é uma grande vantagem dentro da cidade, evitando a necessidade de utilizar carros ou meios de transporte coletivos para ter acesso aos locais mais importantes para a sua rotina.

Imóveis comerciais também se beneficiam da proximidade a outros estabelecimentos comerciais e áreas de lazer, como praças e parques. Estes espaços costumam atrair maior trânsito de pessoas, aumentando a visibilidade do comércio estabelecido no imóvel e gerando mais chances de venda. Assim, ter localização próxima a estas áreas é vantajosa para o seu investimento imobiliário.

O problema da segurança na cidade

A segurança na cidade já é um grande problema há muitos anos. No mercado de imóveis, isto é refletido na valorização ou desvalorização do seu investimento imobiliário de acordo com a segurança da área em que ele se encontra. Bairros com baixos índices de criminalidade são muito mais visados pelos clientes, por aumentarem a proteção do seu patrimônio e da sua saúde.

O acesso a meios de transporte

A proximidade a pontos de transporte coletivo ou alternativo é outro fator importante ao analisar a localização do seu investimento imobiliário. Os imóveis residenciais se beneficiam muito do acesso facilitado a meios de transporte porque sua utilização é muito popular dentro das cidades, sendo muitas vezes um critério crítico de escolha para os inquilinos. A proximidade da residência deste tipo de infraestrutura pode oferecer muito conforto à rotina do cliente, evitando incômodos com maiores deslocamentos diários ou a necessidade de utilizar um carro para se locomover na cidade.

Da mesma forma, a atração que os pontos transporte coletivo têm sobre a população são um fator importante na valorização de imóveis comerciais próximos. O aumento no trânsito de pessoas na área dos meios de transporte beneficia o comércio local e aumentam a visibilidade das lojas, assim como o número de vendas.

Localizações diferentes para propósitos diferentes

Ao analisar a localização do seu investimento imobiliário, é muito importante considerar o tipo de imóvel que você está observando. As necessidades dos usuários de cada tipo de imóvel variam bastante, e devem ser ponderadas ao escolher a melhor localização antes de fazer o seu investimento.

Em uma mesma área, os critérios utilizados para escolher a melhor localização de cada tipo de imóvel podem ser diferentes. Um imóvel comercial tende a se beneficiar de estar em um local com alto trânsito de pessoas, para ser visto pelo maior número de potenciais clientes possível. Assim, é valorizado ao se localizar em vias movimentadas e próximo a outros estabelecimentos comerciais.

Imóveis residenciais costumam ser mais bem localizados quando se localizam em vias laterais, mais tranquilas e com menos ruído do trânsito de carros. Residências com dois ou três quartos, ideais para famílias com crianças, costumam valorizar quando próximos a escolas, mercados e praças para passeios em família. Apartamentos menores normalmente são utilizados por pessoas mais jovens e que buscam praticidade no dia a dia, valorizando por sua proximidade com facilidades como restaurantes e bares, assim como centros de negócios ou universidades.

Uma localização privilegiada é garantia de bom negócio no mercado de imóveis. Os empreendimentos Vitacon sempre se localizam em áreas bem valorizadas da cidade, assegurando o interesse dos clientes e o sucesso dos investidores. Acesse nosso site e conheça nossos empreendimentos!

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp