5 sinais de uma boa oportunidade de investimento imobiliário

6 minutos
|13/05/2019
5 sinais de uma boa oportunidade de investimento imobiliário
Investimento Imobiliário

Investir em imóveis é considerado uma das melhores modalidades de aplicação financeira que existem, oferecendo várias vantagens, como segurança e rentabilidade, para quem aplica o seu dinheiro neste ramo. No entanto, os investidores que já têm contato com o mercado de imóveis sabem que nem sempre é fácil identificar as melhores oportunidades de investimento imobiliário, e é comum ficar na dúvida na hora de decidir investir o seu dinheiro ou não.

Um investimento imobiliário, como qualquer outro tipo de aplicação financeira, envolve riscos no processo. Risco de o investimento não sair como o planejado, ir de encontro a imprevistos danosos, ou até mesmo gerar prejuízo para o investidor. Por isso, é muito importante planejar com cuidado os seus passos antes de investir em imóveis.

Apesar disso, existem algumas características que você pode analisar para definir se as possibilidades de negócios que o mercado oferece são boas opções de investimento, aumentando as chances de sucesso da sua aplicação. Confira, a seguir, 5 aspectos que revelam uma boa oportunidade de investimento imobiliário e entenda como identificar as melhores alternativas para os seus negócios.

5 aspectos que revelam uma boa oportunidade de investimento imobiliário

1. Áreas em desenvolvimento na cidade

Uma das formas mais garantidas de identificar uma boa oportunidade de investimento imobiliário é analisar o crescimento das diferentes áreas da cidade. A valorização dos imóveis ocorre, em grande parte, por conta do interesse dos clientes na localização da propriedade, sendo que o poder de atração dos bairros aumenta conforme eles se desenvolvem.

As áreas em desenvolvimento são ótimas opções de investimento imobiliário porque, quando identificadas com sucesso durante este processo de crescimento, permitem que você invista em imóveis a ótimos preços para negócio. No entanto, conforme a região for se desenvolvendo, você verá o seu imóvel valorizando nas suas mãos, aumentando sua margem de lucro e diminuindo o tempo de retorno financeiro da aplicação.

As pessoas procuram por serviços e facilidades que aumentem o conforto e qualidade de vida em imóveis residenciais, ou ajudem a manter o movimento de potenciais clientes para imóveis comerciais. Desta forma, a principal maneira de identificar áreas que estão em processo de crescimento é analisar sinais que indiquem o aumento do interesse de pessoas no bairro.

Assim, bons indicativos são a abertura de novos negócios, sejam eles lojas comerciais ou serviços, como restaurantes e bares, e a melhoria de sistemas da infraestrutura pública, como asfaltamento de ruas, instalação de iluminação pública de qualidade, revitalização de áreas do bairro, ou fechamento de ruas para a instalação de calçadões, por exemplo.

2. Abertura de novos pontos de interesse

Como vimos, a valorização das áreas da cidade se dá pelo aumento de interesse que a população tem nos serviços e negócios oferecidos ali. Desta forma, estar atento à abertura de novos pontos de interesse na cidade também é uma maneira de estar preparado para aproveitar boas oportunidades de investimento imobiliário.

Os pontos de interesse são áreas mais pontuais, capazes de atrair os habitantes e gerar grande tráfego de pessoas, e podem ter naturezas diferentes. Assim, a abertura de um novo ponto de interesse é capaz de valorizar significativamente a área ao seu redor, aumentando o valor dos imóveis e gerando ótimas oportunidades para os investidores.

A boa notícia é que, com um pouco de atenção aos lançamentos de novos empreendimentos e áreas públicas na cidade, é fácil acompanhar a abertura de pontos de interesse. A inauguração de um novo shopping center, a instalação de uma universidade, uma nova praça, ou a construção de um ponto de transporte público são bons exemplos de pontos de interesse que podem valorizar a área ao seu redor e gerar boas oportunidades de investimento imobiliário.

3. O momento certo para cada negócio

Muitas pessoas se baseiam nas oscilações do mercado para definir se devem ou não realizar o seu investimento imobiliário. Entretanto, o momento certo para cada negócio depende exclusivamente da situação e condições de cada investidor. Momentos de economia aquecida, por exemplo, costumam ser os preferidos por apresentar menores taxas de juros e maior demanda por imóveis.

Apesar disso, momentos de economia resfriada podem ser ótimas oportunidades para quem possui poder de compra para fazer um investimento à vista, conseguindo preços incríveis pela baixa na demanda e descontos pelo pagamento imediato – o que aumenta significativamente o potencial de valorização e lucro do seu investimento. Assim, não se deixe levar pelas tendências do mercado, e busque as melhores oportunidades para a sua situação e para os seus negócios.

4. A inovação como garantia de sucesso

Ao realizar um investimento imobiliário, o investidor deve prezar pelo atendimento das expectativas do seu cliente e pelo sucesso ao longo prazo da sua aplicação.

A inovação oferece aos seus clientes um diferencial presente no seu imóvel, seja aumentando o conforto dos usuários ou elevando o padrão estético da propriedade. Isto não apenas será positivo por gerar maior preferência e interesse no seu imóvel em relação ao resto do mercado imobiliário, mas também é uma garantia de que o seu bem se manterá cativante ao público por mais tempo, ampliando a “vida útil” do seu investimento e com necessidade reduzida de reformas.

5. A oportunidade certa para cada investidor

É importante lembrar que cada investidor deve ter os seus objetivos e condições particulares claros antes de realizar qualquer aplicação. Desta forma, é natural que uma oportunidade de investimento imobiliário perfeita para um investidor não seja para outro, pois são metas e capacidades diferentes. Assim, não existe uma fórmula para identificar uma boa oportunidade de investimento – cabe ao investidor avaliar se ela está dentro da sua competência, se atende aos seus objetivos de investimento, e se será uma adição benéfica para aumentar o sucesso dos seus negócios.

O mercado oferece oportunidades incríveis de investimento imobiliário a todo momento. Mais do que aprender a identificá-las, é importante que os investidores sejam capazes de distinguir as melhores alternativas para os seus negócios, levando em consideração os seus objetivos e capacidades.

Como investidor, você já sabia analisar estes aspectos para reconhecer uma boa oportunidade de investimento imobiliário? Se gostou deste artigo e quer saber mais, veja nosso post que mostra como definir a rentabilidade de um investimento imobiliário e descubra mais sobre como investir em imóveis de forma segura e lucrativa!

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp