Por que a especulação imobiliária não deve desencorajar a investir em empreendimentos?

5 minutos
|09/10/2019
Por que a especulação imobiliária não deve desencorajar a investir em empreendimentos?
Investimento Imobiliário

A especulação imobiliária é uma palavra muito ouvida por quem está acostumado a acompanhar notícias relacionadas ao mercado de imóveis. Muitas vezes abordada como um tema polêmico, a especulação imobiliária é uma discussão comum entre os investidores e pode gerar preocupação mesmo em veteranos da área.

No entanto, este assunto não é o grande vilão dos investimentos. Pelo contrário: compreender o funcionamento da especulação imobiliária é a melhor forma de evitar problemas e utilizá-la a seu favor para garantir o sucesso dos seus negócios no ramo de imóveis.

Confira a seguir como funciona a especulação imobiliária e por que ela não deve desencorajar o seu investimento em empreendimentos.

O que é a especulação imobiliária e como ela funciona?

A especulação imobiliária é o investimento em terrenos ou construções com o intuito de receber lucro com a sua venda ou aluguel no futuro, aguardando a valorização do imóvel através de processos externos. Assim, é uma modalidade de investimento que busca ter retorno financeiro através do aumento do solo urbano da área, e não por conta de melhorias e investimentos realizados no imóvel em questão.

Os espaços na área urbana podem valorizar por diversos motivos diferentes, mas no centro de tudo está a velha fórmula de oferta e demanda. Para uma área ter aumento de valor, deve ocorrer o crescimento no interesse das pessoas em consumir aquele espaço específico.

Melhorias na infraestrutura urbana, assim como a instalação de pontos de interesse no entorno, são fatores capazes de aumentar a atração que uma área possui sobre as pessoas – sendo critérios considerados no momento de estabelecer preferência entre imóveis similares. Assim, a especulação imobiliária tenta usar este tipo de processo para lucrar com o investimento em imóveis sem a necessidade de aplicar dinheiro no objeto do investimento.

Por que a especulação imobiliária gera medo entre os investidores?

A especulação imobiliária é, de certa forma, uma aposta. Ao investir em um imóvel com o intuito de gerar retorno através da especulação imobiliária, você está apostando que a região do terreno passará por melhorias de infraestrutura promovidas pelo investimento público, ou que a área vai ter o crescimento promovido por outros investidores.

No entanto, isto pode vir a não acontecer. A construção de empreendimentos na região pode ser cancelada, ou o governo pode decidir investir na melhoria de outros bairros – levando o desenvolvimento da cidade para outros lados. Neste cenário, a capacidade que o imóvel tem de gerar lucro cai bastante, sendo um atraso para o sucesso dos seus negócios.

Como utilizar a especulação imobiliária a meu favor?

Apesar da fama que precede, a especulação imobiliária não é necessariamente uma concepção negativa no investimento em imóveis. É possível utilizar o embasamento da especulação a seu favor para entender o mercado e aumentar as chances de sucesso no seu negócio imobiliário.

Como em qualquer aposta, existem as oportunidades mais seguras e as mais arriscadas. Na especulação imobiliária, existem vários critérios que você pode utilizar para avaliar as chances de valorização, desvalorização e estagnação de um imóvel.

O primeiro critério que pode ser observado é a escassez de imóveis similares disponíveis no mercado. A diminuição na oferta eleva os preços e valoriza as unidades existentes, contanto que exista demanda interessada no seu consumo. Assim, observe sempre as condições de procura ou saturação do mercado para o tipo imóvel em questão na área tratada.

As melhorias na infraestrutura da cidade geram grandes impactos nas áreas adjacentes, pois melhoram significativamente a qualidade do espaço. Tornando-se mais agradáveis e atraentes ao trânsito de pessoas, estes locais aumentam também o interesse no consumo dos espaços ali disponíveis.

O crescimento da cidade também é um fator importante. Seja pela expansão natural da área da cidade, ou pelo desenvolvimento de um bairro específico pela criação de novos pontos de interesse (como shopping centers, centros industriais, parques ou áreas comerciais, entre outros), o aumento do interesse e da ocupação da área em torno de um imóvel sempre é responsável por sua valorização.

Desta forma, estar atento às dinâmicas da evolução da cidade e as oscilações naturais do mercado de imóveis é a melhor maneira de utilizar a especulação imobiliária de forma positiva nos seus investimentos.

A especulação imobiliária se baseia em processos inerentes ao crescimento urbano e ao mercado de imóveis para obter lucro através do crescimento da demanda por um espaço específico da cidade. Assim, entender o que aumenta o interesse dos clientes e investir em imóveis capazes de conquistar a preferência frente ao mercado é a melhor maneira de garantir o sucesso do seu negócio. Conheça os empreendimentos Vitacon e invista em oportunidades localizadas em espaços valorizados e consolidados da cidade.

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp