O que influencia na valorização de imóvel de investimento?

6 minutos
|31/05/2019
O que influencia na valorização de imóvel de investimento?
Investimento Imobiliário

Uma das maiores dúvidas que atingem quem quer investir no mercado imobiliário é o funcionamento da precificação das propriedades. A valorização de imóvel de investimento pode ser um assunto complicado para quem não conhece bem o mercado, e depende de vários critérios diferentes para ser analisado.

Por conta disso, muitos investidores ainda não compreendem no que podem apostar para garantir o sucesso dos seus negócios imobiliários. Entretanto, existem vários critérios que você pode utilizar para estimar ou até mesmo incentivar a valorização de imóvel e tirar o máximo proveito de um investimento.

Confira a seguir os principais aspectos que influenciam na valorização de imóvel de investimento e entenda como você pode explorar cada um deles para potencializar a lucratividade e o sucesso dos seus negócios.

O que influencia na valorização de imóvel de investimento?

Localização privilegiada

Áreas bem localizadas são um dos fatores primordiais quando o assunto é valorização de imóvel para investimento. Regiões bem estabelecidas da cidade tendem a se manter valorizadas, com comércio saudável e boa procura por imóveis. Com isso, os imóveis localizados em regiões centrais e próximas do centro, assim como bairros que possuem pontos de interesse relevantes como shopping centers e universidades, possuem o diferencial de oferecerem vantagens e serviços que outras propriedades não são capazes de prover aos seus usuários – o que aumenta o seu valor de mercado e o interesse dos clientes.

Desenvolvimento da área

Regiões que estão em processo de desenvolvimento também são uma ótima opção de investimento. Ao investir em imóveis em um bairro que demonstra sinais de crescimento, é possível diminuir o custo inicial da aplicação e ver a sua propriedade valorizar significativamente ao longo do tempo, juntamente à área.

Os principais sinais a que os investidores devem estar atentos são planos de urbanização de bairros, aparecimento gradativo de novos negócios em uma área, e projetos de revitalização de espaços urbanos, por exemplo. No entanto, este processo de desenvolvimento da área e valorização de imóvel também pode decorrer do aparecimento de novos pontos de interesse na cidade, como veremos no próximo ponto.

Aparecimento de pontos de interesse

A cidade funciona como um organismo vivo, mudando ao longo dos anos e evoluindo de acordo com as transformações que as empresas e habitantes promovem em seu território. A valorização de imóvel acompanha estas mudanças, sendo que a abertura de pontos de interesse pela cidade é capaz de valorizar a área ao seu redor e gerar boas oportunidades de investimento no processo.

Os pontos de interesse são todos os elementos que atraem tráfego de pessoas e empresas, aumentando o movimento da região. Assim, podem ser desde shopping centers, centros comerciais, calçadões e praças até universidades e novos pontos de transporte público.

Ficar atento ao lançamento de novos empreendimentos na cidade é uma boa maneira de garantir bons negócios, investindo em imóveis na região que será valorizada antes do aumento dos preços da área. Desta forma, você é capaz de potencializar o lucro do seu negócio, reduzindo o valor inicial do investimento.

Características do imóvel

As características do próprio imóvel também são relevantes para a sua valorização. O tipo e idade da estrutura, o tamanho da edificação, o padrão da construção e a qualidade dos acabamentos, entre outros aspectos relevantes referentes ao imóvel podem influenciar profundamente na valorização de imóvel para investimento.

Edificações novas, em boas condições e com padrão estético superior podem custar significativamente a mais do que propriedades similares, mas com parâmetros inferiores. É por isso, também, que as reformas e manutenções são boas maneiras de potencializar a valorização de imóvel para investimento.

Manutenção do imóvel

As boas condições da propriedade são essenciais para a valorização de imóvel de investimento. Mantenha em mente que o imóvel de um investidor imobiliário é como o produto de um vendedor – que deve estar limpo, funcional e sem problemas para que possa ser vendido. Da mesma forma, o cliente que procura por imóveis quer um espaço operacional em boas condições, que não apresente disfunções e cumpra satisfatoriamente o seu papel. Assim, realizar a manutenção do imóvel, mantendo-o sempre funcional e atualizado com as normas construtivas em vigor é essencial para que o seu imóvel não perca espaço para os concorrentes do mercado e desvalorize.

Realização de reformas

As intervenções que você pode fazer no seu imóvel não precisam ser apenas para resolver problemas de manutenção ou adequá-lo às normas vigentes. Realizar reformas que alteram a funcionalidade da propriedade ou apenas elevam o padrão de beleza e de qualidade de acabamentos pode ser uma ótima forma de valorizar o seu imóvel e ganhar a preferência dos clientes.

Pequenas reformas, como a troca do piso ou repintura das paredes, já são capazes de fazer uma grande diferença na impressão que o seu imóvel passa para os interessados e podem elevar o padrão e o preço do seu negócio, tornando-o ainda mais lucrativo.

Alteração nas demandas por imóveis e saturação do mercado imobiliário

A saturação do mercado imobiliário pode influenciar na valorização de imóvel de várias formas diferentes. A grande procura por um tipo de imóvel em uma região pode diminuir bastante as ofertas disponíveis no mercado, o que valoriza as poucas unidades restantes por conta do aumento na demanda por estas propriedades. Este tipo de oscilação do mercado pode acontecer por vários motivos diferentes, sendo que momentos de aquecimento da economia e a própria falta de espaço dentro da cidade pode influenciar na alteração da demanda e consequente valorização de imóvel.

O tema da valorização de imóvel para investimento é bastante amplo, sendo que existem vários critérios que podem contribuir para o aumento do valor das propriedades no mercado imobiliário. Assim, um investidor de imóveis pode explorar várias estratégias diferentes para valorizar o seu negócio, optando pelas alternativas que mais se adéquam à sua situação e às possibilidades do seu investimento.

Você já conhecia todas estas possibilidades que apresentamos no texto? Quer conhecer mais sobre o mundo do investimento imobiliário? Continue aprendendo no nosso próximo artigo chamado “Por que a localização é primordial para um investimento em imóvel?” e descubra mais sobre como fazer um investimento imobiliário de sucesso!

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp