O que é considerado na avaliação de imóvel?

6 minutos
|17/10/2019
O que é considerado na avaliação de imóvel?
Investimento Imobiliário

A avaliação de imóvel é o procedimento realizado por especialistas do mercado imobiliário para avaliar o real valor de um imóvel, considerando para isso vários critérios e características da propriedade. Essa avaliação é utilizada em todos os casos em que é necessário identificar o preço de um imóvel, como casos de herança ou venda do bom, e pode não apenas definir o custo de aquisição da propriedade em si, mas também influenciar o valor de locação e o retorno que o imóvel é capaz de gerar.

Assim, saber como funciona o processo de avaliação de imóvel é importante para qualquer investidor imobiliário. Conhecer os critérios mais importantes observados pelos especialistas pode ser uma ótima forma de selecionar os melhores imóveis para investimento dentro de todas as opções que o mercado imobiliário oferece. Com um pouco de estudo e treino, você logo será capaz de descartar as piores ofertas e aproveitar as oportunidades mais vantajosas sem dificuldade.

Confira a seguir alguns dos principais pontos que são analisados em uma avaliação de imóvel e entenda como cada um deles influencia positiva ou negativamente no valor da propriedade.

O que é considerado na avaliação de imóvel?

Pontos de interesse próximos

Todo o mundo sabe que a localização do imóvel é um dos critérios que mais pesam na definição do valor do bem. Em uma avaliação de imóvel, a valorização da área em que a propriedade se localiza é levada em consideração, uma vez que ela afeta diretamente a quantia que as pessoas estão dispostas a pagar por um espaço naquele local.

A valorização das áreas da cidade, por sua vez, é geralmente ligada a pontos de interesse ou comodidades que se localizam a pouca distância. É por isso que áreas centrais da cidade costumam ser bem valorizadas: é um ponto de interesse comercial que atrai movimento de pessoas, aumentando o preço dos espaços disponíveis por causa da alta procura.

No entanto, não são apenas os centros comerciais que atraem grande número de interessados. É possível fazer negócios seguros observando outros pontos que podem gerar movimento e procura para o seu imóvel, como universidades, shopping centers, mercados, academias, centros de saúde e praças ou áreas verdes. Cada tipo de imóvel com seu público-alvo em particular vai ter pontos de interesse mais relevantes, e cabe ao investidor identificar e explorar estas características para garantir o sucesso do seu investimento.

Infraestrutura pública

Outro item externo que influencia na avaliação de imóvel é a qualidade da infraestrutura pública. Áreas com boa iluminação, ruas asfaltadas ou com pavimentação bem conservada e calçadas largas costumam ser mais valorizadas quando comparadas às outras. A presença de arborização viária abundante, assim como lixeiras, bancos e outros mobiliários urbanos também influencia bastante no valor dos imóveis da área, uma vez que tornam o ambiente urbano mais agradável e elevam o padrão do local.

Padrão de qualidade

A avaliação de imóvel também irá levar em consideração o padrão de qualidade da construção. Imóveis com acabamentos em alto padrão, que são mais caros do que a média do mercado, elevarão o valor do imóvel de forma geral – enquanto imóveis populares terão um preço mais acessível por serem feitos com materiais mais econômicos.

Tamanho

O tamanho da propriedade é outro aspecto importante na definição do valor final de um imóvel. Normalmente, o valor dos imóveis é estimado em m², o que demonstra o quanto a metragem de uma propriedade pode influenciar no seu preço final. Assim, entre dois imóveis similares localizados em áreas com as mesmas características, a propriedade com maior metragem provavelmente terá também preço mais elevado.

Segurança da área

Com o aumento da violência nos centros urbanos, a segurança da área tem se tornado um fator cada vez mais relevante na execução de uma avaliação de imóvel. Bairros com menores índices de violência ganham valorização por serem mais seguros tanto para moradores quanto para a instalação de negócios, enquanto áreas mais violentas desvalorizam por conta disso. Da mesma forma, soluções de segurança como portaria, alarme ou câmeras de vigilância têm se tornado itens populares na procura por empreendimentos imobiliários.

Poluição sonora

Outro grande problema das cidades é a poluição sonora. O problema dos ruídos urbanos tem se tornado tão relevante que já vem sendo considerado na avaliação de imóvel, principalmente em cidades de maior porte. Com isso, áreas centrais têm perdido interesse principalmente para fins residenciais, pois as pessoas vêm preferindo optar por locais mais tranquilos em detrimento das facilidades ofertadas pelo centro por conta do barulho excessivo.

O problema dos ruídos também pode ter origem interna, quando a construção não impede que os barulhos dos vizinhos sejam ouvidos de dentro do seu imóvel. Em ambos os casos, soluções arquitetônicas e materiais de qualidade podem evitar estes problemas, sendo que é um ponto importante a que o investidor deve estar atento antes de investir.

Conservação da estrutura

A idade da propriedade é outro fator que influencia na avaliação de imóvel. No geral, quanto mais nova a construção, maior a sua valorização, enquanto imóveis mais velhos tendem a desvalorizar conforme vão apresentando marcas de uso ou problemas estruturais. No entanto, o estado de conservação da propriedade é tão ou mais relevante que a sua idade, sendo que áreas reformadas podem ser até mesmo mais valorizadas do que um imóvel novo.

Diferenciais e comodidades

A avaliação de imóvel também irá observar o que a propriedade tem a oferecer. Itens que a fazem se destacar de outros imóveis similares do mercado serão capazes de valorizar o bem, aumentando o seu preço. Os diferenciais variam de acordo com o tipo de imóvel e o público-alvo, sendo que normalmente piscinas, áreas gourmet, móveis sob medida, vagas de estacionamento e outras características similares costumam ser objeto de interesse para quem procura por um imóvel residencial. Para propriedades comerciais, o mesmo pode ser dito de áreas de mezanino ou vitrines privilegiadas, por exemplo.

Nos investimentos imobiliários, são muitas as características que influenciam na qualidade do imóvel em relação ao mercado, sendo que o investidor deve estar atento a vários aspectos para definir um preço justo e garantir o sucesso dos seus negócios.

Você já sabia o que é considerado na hora de realizar uma avaliação de imóvel? Quer conhecer mais sobre investimentos imobiliários? Confira nosso artigo com 7 dicas de precificação de imóveis para investidores iniciantes e continue aprendendo!

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp