Imóvel para revender ou alugar: qual a melhor escolha?

6 minutos
|22/07/2019
Imóvel para revender ou alugar: qual a melhor escolha?
Investimento Imobiliário

Será que é mais vantajoso optar por um imóvel para revender ou alugar? Investir em imóveis apresenta muitas vantagens para o investidor: é uma aplicação segura e com grande potencial de valorização. Além disso, uma das características desse mercado é a grande diversidade de negócios que o mundo do investimento imobiliário oferece. No entanto, isso também pode ser motivo de confusão para investidores que estão interessados em aplicar o seu dinheiro, mas não sabem qual a melhor opção para o seu caso e situação.

O investimento imobiliário pode ser um ótimo negócio, tanto nos casos com imóvel para revender quanto para alugar – basta descobrir qual a melhor opção para cada perfil. Mas como é possível identificar a melhor forma de investimento imobiliário para cada um? Confira, a seguir, 5 passos para definir qual a melhor escolha para você, e tenha a garantia de estar fazendo um bom negócio.

Imóvel para revender ou alugar: 5 passos para fazer a sua escolha

Passo 1: Analise suas finanças

O primeiro passo para qualquer investimento é estudar as suas finanças e descobrir qual o seu orçamento para a aplicação. Para isso, você deve organizar as suas finanças – para depois ser capaz de analisar se possui o capital necessário para realizar um investimento de forma tranquila e que impacte positivamente sobre as suas economias. Lembre-se: você não deve comprometer o orçamento da sua família em um negócio.

Após definir como está a sua situação, você pode analisar qual o seu potencial financeiro de investimento. Existe poder de compra para adquirir um imóvel à vista? Ou será preferível realizar um financiamento para investir? Qual o seu limite para investimento? Ao avaliar as suas finanças, você será capaz de começar a responder estas perguntas, o que facilita o processo de planejar os termos práticos da sua aplicação – e definir se a melhor opção para você é investir em um imóvel para revender ou para alugar, o que nos leva ao segundo passo.

Passo 2: Defina seus objetivos com o investimento

Após definir quais as suas limitações e potenciais financeiros para o investimento, você deve analisar quais os seus objetivos ao realizar a aplicação. Você tem dinheiro parado e quer investi-lo em um imóvel para revender – gerando lucro a curto ou médio prazo e partindo para outro investimento em seguida? Ou seu objetivo é investir em uma aplicação para mantê-lo seguro da inflação, buscando um negócio em que a revenda do seu imóvel lhe dará lucro a longo prazo? Ou até mesmo investir em um financiamento para a compra de um imóvel para revenda, apostando na sua valorização ao longo do tempo?

O investimento em um imóvel para alugar pode ser uma opção mais atrativa para quem busca investir seu dinheiro gerando renda. Para quem tem poder aquisitivo para realizar a compra à vista, normalmente, se consegue preços mais baixos e diminuir o tempo de retorno do investimento, enquanto quem faz financiamento pode abater o valor com o retorno da locação.

Passo 3: Aprenda a avaliar se o investimento tem potencial

Agora que você tem seus objetivos e capacidades definidos, é hora de descobrir as suas opções. Busque aprender sobre o tipo de investimento que você quer realizar – seja um imóvel para revender ou alugar – e procure visualizar o potencial dos empreendimentos que você encontrar. Os principais aspectos que valorizam um imóvel e o tornam um investimento interessante são, no geral, os mesmos para os dois tipos de aplicação: uma boa localização, qualidade da construção, beleza dos acabamentos e presença de infraestrutura urbana.

Para quem busca alugar, normalmente, é mais interessante investir em imóveis que já se encontram em locais valorizados – de forma a garantir a procura dos interessados e evitar períodos de vacância, certificando-se de começar a receber seu retorno logo. Para quem quer um imóvel para revender, isso pode não ser necessário: investir em uma área que ainda está se desenvolvendo também pode ser uma alternativa interessante de negócio a médio ou longo prazo.

Passo 4: Pondere os seus riscos com o investimento

É muito importante que, antes de realizar o seu investimento, você analise bem os riscos que envolvem a sua aplicação. O seu investimento não deve de forma alguma ser um potencial problema para as suas economias – ele deve ter um impacto positivo e potencializá-las. Assim, considere que imprevistos poderiam acontecer no seu investimento: em um imóvel para revenda, você pode não conseguir vendê-lo no tempo esperado, por exemplo.

Da mesma forma, com um imóvel em locação, você pode enfrentar um período de vacância. Com um investimento imobiliário, não é incomum que seja necessário investir um pouco mais para uma pequena reforma ou adequação das suas instalações às normas de funcionamento, também. Este tipo de acontecimento deve ser analisado com antecipação, para que você não seja pego de surpresa e tenha prejuízo.

Considerando todos os possíveis problemas antecipadamente, você tem a garantia de estar seguro em seu investimento e fazer um bom negócio – seja ele através de um imóvel para revenda ou aluguel.

Passo 5: Ponha tudo na ponta do lápis

Agora que você já conhece as suas opções e os riscos que cada uma delas envolve, é hora de calcular. Antes de realizar o seu investimento, analise todos os possíveis gastos e despesas que o empreendimento pode gerar, e o impacto que isso vai resultar no seu orçamento. Calcule o rendimento esperado para o seu empreendimento, assim como o tempo de retorno estimado. Planeje com antecedência uma reserva para os possíveis imprevistos, garantindo que percalços que possam surgir na sua aplicação não a comprometam – e evite sofrer prejuízos.

Com o planejamento correto, você será capaz de descobrir qual a opção mais vantajosa e garantir que o seu negócio seja o mais bem-sucedido possível – trazendo lucro e segurança.

E você, gostou das dicas para optar entre imóvel para revender ou alugar? Se quiser aprender mais sobre o mundo dos investimentos imobiliários, veja nosso artigo sobre escolhas seguras para alugar imóveis e até a próxima!

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp