Como se preparar para ser um investidor de sucesso?

6 minutos
|16/04/2019
Como se preparar para ser um investidor de sucesso?
Investimento Imobiliário

Você deseja se tornar um investidor de sucesso? Mesmo com todas as oportunidades que existem no mercado imobiliário, é preciso realizar uma boa preparação para conseguir aplicar o seu dinheiro da forma mais rentável possível. Quanto mais domínio um investidor possui sobre o mercado, melhor é a sua capacidade de fazer operações lucrativas.

Quando você começa a olhar imóveis para comprar, existem inúmeras oportunidades – que se modificam a cada semana que passa. É muito possível que vários dos investimentos que você pensa em fazer realmente possam proporcionar um bom retorno. Mas qual será o mais vantajoso? Quais oferecem menos riscos? Um investidor de sucesso consegue prever com facilidade todas essas questões.

Ao longo deste artigo veremos algumas dicas que vão ajudá-lo a se preparar para ser um investidor de sucesso. Confira.

Como se preparar para ser um investidor de sucesso?

Elabore um planejamento

Um investidor imobiliário encara as suas atividades imobiliárias como um negócio para estabelecer e alcançar metas de curto e longo prazo. Por essa razão, elaborar um planejamento é muito importante para definir os melhores investimentos e manter o foco nos objetivos. O investimento imobiliário pode ter uma boa dose de complexidade, e um plano sólido ajuda a manter os investidores organizados.

Conheça o mercado

Investidores de sucesso buscam um conhecimento profundo sobre o mercado imobiliário. É preciso acompanhar as tendências atuais – incluindo quaisquer mudanças nos hábitos de consumo, valor médio dos aluguéis, condições externas no mercado, entre outras informações. Isso permite que os investidores imobiliários reconheçam as condições atuais e planejem o futuro. Além disso, você também adquire a habilidade de prever quando as tendências podem mudar, criando oportunidades potenciais.

Foque em um nicho

Principalmente para os investidores que estão iniciando, pode ser muito positivo focar em um nicho do mercado imobiliário. Um ótimo exemplo disso seria ficar limitado a investir somente em dois ou três bairros da cidade de São Paulo – sem pensar na compra de imóveis em cidades turísticas, apartamentos universitários ou em mansões.

Essa estratégia é importante para que você consiga manter um foco e obter a profundidade do conhecimento essencial para se tornar bem-sucedido. Ter tempo para construir este nível de compreensão de uma área específica é essencial para o sucesso em longo prazo. Uma vez que um determinado nicho de mercado é dominado, você pode iniciar a expansão dos seus investimentos para áreas adicionais.

Entenda os riscos

Investidores do mercado de ações são inundados com alertas sobre os riscos inerentes envolvidos no investimento. Os investidores imobiliários, no entanto, são mais propensos a ver propagandas alegando justamente o oposto: que é fácil ganhar dinheiro no mercado imobiliário.

O investidor de sucesso no mercado imobiliário é justamente aquele que entende que existem vários riscos nos seus investimentos – mesmo que eles sejam muito inferiores às demais formas de investimento. É preciso estar sempre alerta para  minimizar os riscos, que podem estar relacionados à burocracia da compra de um imóvel, inadimplência de inquilinos, acidentes em suas propriedades, entre outros.

Tenha paciência

Quando se trata de investimento imobiliário, geralmente existe muita pressão para que você tome a sua decisão rapidamente. Após visitar alguns imóveis, é comum que os corretores entrem em contato constantemente para criar um senso de urgência, não é? Tenha atenção redobrada no momento de tomar as suas decisões e seja paciente para encontrar as melhores oportunidades.

Os melhores investidores aprenderam a superar essa pressão com sabedoria e paciência. Eles sabem quando precisam correr rápido e quando precisam parar e esperar para ver como as coisas se desenvolvem. Paciência pode assumir várias formas quando se trata de investimento imobiliário. Aprender a reconhecer áreas nas quais você precisará praticar isso pode poupar você de muitos erros caros.

Um erro muito comum associado à falta de paciência é se inserir na parte errada do ciclo de mercado. Quando todo mundo está comprando uma casa, pode ser tentador querer se envolver. Porém, um investidor de sucesso sabe se esse é realmente o melhor momento para comprar ou se ele deve nadar contra a corrente e aproveitar para vender os seus ativos.

Administrar o atrito entre pressão para agir e paciência para esperar é uma habilidade difícil de desenvolver. Os melhores investidores imobiliários dominaram isso e colhem as recompensas.

Busque aprender constantemente

Os melhores nunca param de aprender, e no mercado de imóveis não é diferente. Procure desenvolver constantemente as suas habilidades para conseguir melhorar cada vez mais os seus investimentos imobiliários. Entre as habilidades desejáveis para um investidor de sucesso estão:

  • A capacidade de analisar quando um imóvel tem potencial de valorização
  • Reconhecer uma propriedade subvalorizada
  • Calcular qual é a capacidade de geração de renda que um imóvel possui
  • Dominar os fatores econômicos que impulsionam um mercado imobiliário
  • Conhecer todas as rotinas que devem ser seguidas para manter um imóvel sempre alugado

Quanto mais você souber sobre investimento imobiliário, menos medo você terá. E superar o medo é uma das melhores coisas que você pode aprender a fazer se quiser se tornar um investidor de sucesso.

Encontre bons parceiros

Aprender o negócio de investimento imobiliário é um desafio para alguém tentando fazer as coisas por conta própria. Investidores imobiliários de sucesso geralmente atribuem parte de seu sucesso a outros – seja um mentor, um advogado ou um amigo. Em vez de arriscar o tempo e o dinheiro para resolver um problema difícil sozinho, os investidores imobiliários de sucesso sabem que vale a pena os custos adicionais para aumentar as chances de sucesso de seus investimentos.

Um ótimo exemplo disso é um investidor que compra um imóvel para locação e encontra um parceiro para ficar encarregado pela decoração do local e pelo gerenciamento das locações. Dessa forma, é possível reduzir a taxa de vacância e melhorar a percepção sobre o imóvel – gerando um bom retorno na operação.

Tenha foco na rentabilidade do investimento

O investidor de sucesso nunca desvia o foco da rentabilidade do seu investimento. Em meio a tantas preocupações que surgem em meio a um investimento, muitos investidores acabam dando atenção demais para fatores menos relevantes. No fim das contas, o que realmente importa é o lucro que você consegue tirar da operação.

Você gostou das dicas para se tornar um investidor de sucesso? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário!

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp