As tendências para o mercado imobiliário em 2020

5 minutos
|17/11/2019
As tendências para o mercado imobiliário em 2020
Investimento Imobiliário

O mercado imobiliário está sempre em movimento, lançando novas soluções para atender às demandas e oscilando juntamente com a economia. Para os investidores, é importante acompanhar as tendências que o mercado apresenta a cada novo ciclo, de maneira a estar preparado para aproveitar as melhores oportunidades de negócio em qualquer momento.

Para o ano de 2020, já podemos apontar várias expectativas para o contexto do mercado imobiliário. Quem está pensando em realizar um investimento em imóvel já pode se animar: a seguir vamos apresentar as boas notícias sobre o contexto da área imobiliária para o ano que vem e aproveitar as dicas dos investimentos mais quentes do momento.

Veja abaixo algumas tendências para o mercado imobiliário em 2020 e saiba como tirar proveito destas expectativas para fazer bons negócios no próximo ano.

Tendências do mercado imobiliário em 2020

Valorização dos imóveis e aquecimento do mercado

Os especialistas apontam que o mercado imobiliário está ganhando força. Embora a situação da economia do país possa parecer desanimadora para muitas áreas, o ramo imobiliário vai na contramão e registra crescimento progressivo nos últimos meses – com tendência de continuar aumentando no próximo ano.

As movimentações imobiliárias vêm ganhando força novamente, e com números crescentes desde o ano passado e voltando a registrar aumento nos lançamentos de imóveis. Com a maior procura por propriedades, o mercado imobiliário está aquecendo e os imóveis estão voltando a valorizar. O crescimento da população indica que a demanda por residências continua alta, sendo que o déficit habitacional brasileiro – que já era alto – está em números recordes com aproximadamente 8 milhões de unidades habitacionais em falta. Desta forma, apostar em imóveis residenciais continua sendo uma ótima opção de negócios.

Preferência por propriedades menores é chave de negócios

A rotina acelerada dos moradores da cidade é uma peça-chave importante nas tendências que podemos observar para o mercado imobiliário em 2020. Cada vez mais, a população urbana tem mudado as suas preferências de habitação para espaços menores e que promovam mais praticidade no dia a dia da cidade. O estresse e cansaço também são problemas de saúde recorrentes entre os habitantes da cidade, que vêm visando residências capazes de oferecer mais qualidade de vida e tranquilidade dentro dos centros urbanos.

Com isso, os apartamentos compactos estão em alta, e a tendência é que o mercado imobiliário veja a procura por imóveis com metragem reduzida crescer progressivamente nos próximos anos. Com pouco tempo para descanso e lazer em mãos, moradias pequenas demandam menos tempo com tarefas domésticas e diminuem o trabalho com manutenção do imóvel – o que se traduz em mais qualidade de vida para os habitantes. Além disso, os núcleos familiares brasileiros têm diminuído significativamente de tamanho nas últimas décadas, o que reduz a necessidade de imóveis grandes e aumentam ainda mais a demanda por espaços reduzidos e econômicos.

Crescimento dos centros urbanos aumenta procura por boa localização

O crescimento das cidades também afeta intimamente as tendências do mercado imobiliário. Problemas relacionados à mobilidade urbana, como os grandes deslocamentos diários que muitos moradores da cidade precisam fazer para trabalhar, estudar ou ter acesso a comércio e serviços, vêm sendo gradativamente mais discutidos pelos habitantes.

No entanto, os altos preços praticados pelos espaços disponíveis nas áreas mais bem localizadas da cidade costumam ser o maior impeditivo no acesso da população a estes locais, fazendo com que tenham que morar em regiões distantes dos seus pontos de trabalho ou do comércio. Neste sentido, novamente os imóveis compactos se apresentam como grande tendência no mercado imobiliário.

Por terem tamanho reduzido, costumam ser muito econômicos, e possibilitam que mais pessoas tenham acesso a áreas valorizadas dentro da cidade. Por conta disso, a expectativa é que a demanda por unidades habitacionais venha de encontro a esta nova solução de moradia dentro da cidade, popularizando ainda mais os imóveis compactos nos centros urbanos.

O diferencial da tecnologia a favor dos usuários

Outra tendência que está ganhando força no mercado imobiliário é a utilização de novas tecnologias para oferecer serviços personalizados para os usuários dos imóveis. Muitos empreendimentos já contam com serviços pay-per-use, que são pagos por cada utilização, para facilitar a vida dos moradores e satisfazer várias necessidades dos usuários sem gerar grandes custos.

O alto valor cobrado pelos condomínios costuma ser um aspecto desmotivador muito forte para muitas pessoas. Ao oferecer serviços pay-per-use, este custo é reduzido, pois cada morador paga apenas pela quantidade de recursos que utilizou.

Para quem pretende proteger o seu patrimônio e gerar lucro com um investimento imobiliário de sucesso, as perspectivas para o ano que vem estão ótimas. Conheça os empreendimentos da Vitacon, uma empresa especializada em lançamentos imobiliários inovadores, e acesse nosso site para ver as oportunidades de investimento disponíveis.

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp