Aprendendo a analisar uma propriedade no mercado imobiliário antes de investir

5 minutos
|26/09/2019
Aprendendo a analisar uma propriedade no mercado imobiliário antes de investir
Investimento Imobiliário

O investimento imobiliário é muito procurado por quem busca fazer uma aplicação segura e com bom potencial de rentabilidade. Mesmo com todas as vantagens que o mercado imobiliário oferece aos investidores, nem todos os investimentos na área de imóveis são um bom negócio. Por isso, é necessário analisar as opções disponíveis para escolher a melhor opção.

Mas essa nem sempre é uma tarefa fácil. O mercado imobiliário possui grande diversidade de negócios e avaliar a melhor alternativa para o seu investimento pode ser um tanto quanto complicado. Afinal, como escolher entre a infinidade de propriedades disponíveis para garantir que o seu investimento seja bem-sucedido?

Existem vários aspectos que podem ser observados para definir se um imóvel é uma boa oportunidade de compra ou não. Confira, a seguir, alguns critérios de como analisar uma propriedade no mercado imobiliário antes de investir para evitar problemas e assegurar o sucesso do seu investimento.

Avalie o potencial de valorização frente ao mercado imobiliário

Analisando a localização da propriedade, é possível avaliar, também, o potencial de valorização da área em que ela se encontra. Como está o cenário do mercado imobiliário na região? Estão aparecendo novos negócios no bairro? Existe a previsão de lançamento de um novo centro comercial, ou outro ponto que gere um maior trânsito de pessoas?

Todos estes sinais são indicativos de que a área está valorizando, o que aumenta a demanda por espaço na região e valoriza os imóveis ali localizados. Investir em um imóvel em um bairro que está no meio deste processo pode ser um ótimo negócio, pois permite que você aproveite que os preços de aquisição ainda estão baixos e veja a sua propriedade valorizar conforme o mercado imobiliário da região se transforma.

O que analisar em imóveis usados?

O principal critério a analisar em imóveis usados é o estado de conservação. Procure por rachaduras, manchas, riscos, e qualquer outra marca que pode ter se originado da sua utilização prévia. Observe com atenção as paredes e o forro de todos os ambientes, e confira a existência de possíveis sinais de infiltração ou problemas estruturais, como bolhas na pintura, ladrilhos soltos ou a presença de manchas e mofo.

Os seus futuros clientes, em caso de investimento para aluguel, também farão a sua pesquisa nos imóveis similares disponíveis no mercado imobiliário. O bom estado de conservação da propriedade é essencial para garantir que a preferência deles será pelo seu imóvel.

E em imóveis novos?

Investir em imóveis novos é uma escolha que passa mais segurança por ter menos chances de ter problemas estruturais, além de estar com os acabamentos e pinturas recém instaladas. No entanto, ainda existem alguns cuidados que devem ser tomados para escolher a melhor opção disponível no mercado imobiliário para o seu investimento.

Observe, por exemplo, se as peças cerâmicas estão bem instaladas e se os móveis planejados não têm problemas. Verifique torneiras, disjuntores, e outras peças já instaladas na propriedade. Vale também procurar por sinais de infiltração ou mofo, que podem aparecer rapidamente após a conclusão da obra. Em todo caso, imóveis novos costumam ter garantia para diversos defeitos.

Cuidado com a documentação

A burocracia do mercado imobiliário é uma das reclamações mais frequentes dos investidores. Problemas com a documentação do imóvel podem impedir transações ou até mesmo bloquear o uso da propriedade até que a sua situação seja regularizada. Por isso, um critério importante ao analisar a possibilidade de investimento em um imóvel é conferir se não existem pendências legais sobre a propriedade que possam gerar empecilhos na sua aplicação.

Consultar a Matrícula do imóvel permite verificar diversas informações relevantes para conferir se os dados estão de acordo com a situação apresentada pelo imóvel. É possível averiguar histórico de transações, escrituras registradas, possíveis embargos ou penhoras, entre outros. A Certidão de Ônus Reais também apresenta informações pregressas sobre a propriedade, informando se o imóvel está em situação regular ou não. Ambos os documentos podem ser requeridos por qualquer interessado junto ao Cartório de Registro de Imóveis, e têm validade de 30 dias.

Todo o cuidado é pouco na hora de investir. Por isso, procurar empresas responsáveis e de confiança é essencial para garantir que a sua aplicação será realizada sem complicações, e se tornará um bom negócio. Conheça a Vitacon, referência no lançamento de empreendimentos inovadores, e confira as oportunidades de investimento disponíveis em nosso site.

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp