6 habilidades que um investidor imobiliário deve dominar

6 minutos
|07/12/2018
6 habilidades que um investidor imobiliário deve dominar
Investimento Imobiliário

O que é preciso para ser um investidor imobiliário? Aqueles mais empolgados e otimistas com o mercado dirão “vontade”. Outros, mais realistas, sabem que não basta apenas querer, é preciso conhecer o mercado em si. No fim, naturalmente, não existe uma fórmula mágica, mas algumas habilidades básicas podem fazer toda a diferença para ser bem-sucedido.

Talvez você já tenha uma ideia inicial do que se espera de um perfil de investidor imobiliário. Você pode já ter uma experiência prévia no mercado há um tempo e noção das atitudes que conquistam e atraem. Ou é possível que você ainda esteja começando a trilhar esse caminho. De qualquer forma, o artigo de hoje é para você que quer aproveitar as boas oportunidades do mercado imobiliário.

A seguir, destacaremos algumas das principais habilidades que devem ser dominadas na rotina de um investidor imobiliário. Acompanhe.

1. Sangue frio e resiliência para as mudanças do mercado imobiliário

Quem já acompanha notícias do mercado imobiliário há alguns anos já deve estar vacinado. Colapsos nos Estados Unidos eram temidos. Em dez anos, o mercado imobiliário brasileiro passou por altos e baixos. Euforias e ciclos eram confundidos com bolhas prestes a estourar. O investidor imobiliário com o perfil ideal manteve o sangue frio e não cometeu esse erro.

Acompanhar um negócio que passa por recessões e recuperações, que tem uma natureza tão volátil, exige resiliência e preparo. E não se trata apenas de estar bem informado. Todas as métricas e porcentagens do mundo não podem impedir uma decisão tomada pelo desespero!

Como investidor imobiliário, é esperada uma habilidade de “surfar na onda”. Precipitar-se, nesse mercado, significa comprometer seus ativos. Significa ter de enfrentar negociações desfavoráveis. Para investir nesse setor, é preciso saber perder – mas aprender com o erro para nunca mais repeti-lo! Mantenha os olhos na sua carteira de imóveis, mas saiba aguardar flutuações a médio e longo prazo.

2. Saber sair da zona de conforto

A primeira grande oportunidade de um investidor imobiliário costuma ser local. Geralmente, com a venda de seu próprio imóvel residencial ou comercial. E não há nada de errado em começar pequeno. No entanto, para dominar o negócio, não basta só entender sua região. É preciso ir além e ter um olhar analítico mais abrangente.

A forma como novos lançamentos são comercializados oferece dicas valiosas para um investidor imobiliário treinado. Entenda qual estratégia de venda faz sentido dentro e fora de seu circuito de atuação.

Um investidor imobiliário busca dominar o mercado. Antes de tudo, é preciso dominar o conhecimento.  Sair da zona de conforto de sua região é um bom primeiro passo. A partir disso, o investidor imobiliário pode se aprofundar em tendências, perfis de comportamento e no cenário econômico em geral.

3. Inteligência e sabedoria nas relações interpessoais

O investidor imobiliário não é acomodado e busca conhecimento especializado do mercado. Para que essa equação seja completa, falta um componente importante: seu cliente.

Saber negociar e ter um perfil proativo é algo essencial na rotina do investidor imobiliário. O pensamento operacional não compreende totalmente a jornada de compra, negociação e venda de um empreendimento imobiliário. Por conta disso, é indispensável que o investidor imobiliário domine as relações interpessoais e desenvolva uma boa comunicação verbal e não verbal.

Compreender as necessidades e os objetivos do seu cliente faz com que ele possa fazer o melhor negócio possível. Assim, as vendas podem ser trabalhadas de forma qualificada, gerando lucratividade e satisfação para ambas as partes.

Lembre-se: é responsabilidade do investidor imobiliário direcionar seu cliente para que ele possa ter o melhor negócio possível. Saber falar a língua dele e saber ouvi-lo, compreender suas necessidades e dores – tudo influencia em um bom relacionamento e no fechamento de bons negócios.

4. Organização de planejamento e pensamento analítico

Investimentos imobiliários são conhecidos por sua segurança, é verdade. No entanto, não existe certificação de segurança sem um bom planejamento! E o perfil de investidor imobiliário é pautado pela capacidade de controle e tomada de decisão.

Saber gerenciar as decisões é uma grande responsabilidade. Grandes investidores no ramo, já com sua empresa devidamente organizada, contam com assessores e equipes comerciais para atender essa demanda. Porém, mesmo que o investidor imobiliário trabalhe de forma independente, é preciso ter planejamento.

Dentro desse planejamento, destacam-se aqueles profissionais com uma boa visão analítica. Ou seja, com capacidade de controle e de realizar ações ágeis e bem estruturadas. Seja o capital investido ou o controle de renda da carteira de imóveis, não importa. O que faz a diferença é a forma como o planejamento se alinha (e é potencializado) pelas informações que se tem.

5. O investidor imobiliário deve ser orientado a resultados

O investidor imobiliário deve saber orientar suas decisões conforme com suas metas e resultados visados. Assim, se consegue visualizar as ações necessárias para conquistar seus objetivos, tornando-os mais tangíveis e, assim, atingíveis.

6. Saber lidar com riscos – e minimizá-los

É preciso, ainda, saber que o risco, por menor que seja, faz parte de qualquer investimento – naturalmente, no imobiliário, ele tende a ser bem reduzido. No entanto, para ser bem-sucedido, é necessário saber a diferença entre assumir riscos e correr perigo – corre-se perigo, por exemplo, ao estar desinformado sobre o que valoriza um imóvel e assume-se riscos controlados quando a decisão é fundamentada em informações avaliadas.

O investimento no mercado imobiliário oferece inúmeras oportunidades. No entanto, para aproveitá-las, é preciso desenvolver algumas habilidades e conhecimentos sobre esse segmento. Preparando-se, você se sentirá mais seguro e estará apto a realizar investimentos com alto potencial de retorno!

Agora que você já sabe disso, descubra também como garantir um bom negócio ao escolher um apartamento para investir!

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp