Plantas no apartamento: dicas para cuidar do seu jardim

4 minutos
|15/04/2020
Plantas no apartamento: dicas para cuidar do seu jardim
Decoração

Todo mundo quer aquele charmoso cantinho verde dentro de casa, não é mesmo? As plantas ajudam a deixar o ambiente mais bonito e aconchegante e são capazes de dar vida nova a qualquer lugar. Mas algumas vezes, principalmente para quem mora em apartamento, manter um vaso de folhagens ou flores sempre bonito e saudável pode se tornar um desafio. Veja algumas dicas para cuidar de plantas no apartamento.

Escolha a planta mais adequada para você

Tudo começa com a escolha certa. De maneira geral, plantas que precisam estar em pleno sol para se desenvolverem ou que necessitam de muito espaço na terra para suas raízes não são indicadas para quem vive em apartamento. Além disso, se o seu apartamento não tem muita luz natural, opte por espécies que se dão bem na sombra.

Já se você quase não para em casa, talvez seja melhor adotar uma plantinha que não precise ser regada com muita frequência. Quem tem animais ou crianças também deve tomar cuidado na escolha, pois existem plantas que são tóxicas.

Então pesquise em sites especializados e peça a ajuda de especialistas ou do próprio vendedor da floricultura. Assim você consegue escolher uma planta que seja adequada ao seu apartamento e ao seu dia a dia.

Use a imaginação para colocar suas plantas no apartamento

Ter plantas no apartamento não significa necessariamente encher a sala de vasos. O escritório, a cozinha o banheiro: qualquer área com luz do sol pode ganhar um pouquinho de verde, desde que você escolha as espécies certas. Que tal investir em uma pequena horta, com vasinhos de temperos na sua cozinha?

Para quem mora em apartamento pequeno e sofre com a falta de espaço, uma boa dica é fazer um jardim vertical. Instalando suas plantinhas na parede, elas não vão atrapalhar a circulação nem a organização do ambiente, e vão dar um charme todo especial.

Forneça água e luz na medida certa

A luz do sol e a rega são o que faz as plantas crescerem e se manterem vivas e saudáveis. Por isso, antes de colocar plantas no apartamento, é essencial se informar sobre a necessidade delas nesse sentido para colocá-las no lugar certo (normalmente perto de uma janela) e não molhar de mais nem de menos, pois assim como a falta, o excesso de água também pode matá-las. O ideal é manter o solo sempre úmido (não encharcado). É importante ficar sempre de olho, pois no verão, por exemplo, o solo tende a secar mais rápido. Nos períodos mais quentes também pode ser indicado borrifar as folhas.

Faça a poda regularmente

Para que as plantas estejam sempre saudáveis e bonitas é importante podá-las para retirar as partes mortas e o crescimento excessivo. Folhas secas e amareladas podem ser cortadas, além de galhos e ramos muito grossos, por exemplo, que costumam absorver muitos nutrientes, o que pode acabar prejudicando a saúde da planta como um todo. Pode ser útil ter uma tesoura própria para isso.

Vai viajar?

Lembre-se sempre de pedir que alguém vá ao seu apartamento para cuidar das suas plantas. Algumas espécies, como os cactos, podem sobreviver a dias ou até semanas sem serem regadas, mas o ideal é não mudar a rotina de regas e ter alguém cuidando das suas plantinhas como você faria se estivesse em casa.

Com essas dicas, dá para ver que não é tão difícil ter plantas no apartamento, não é? Então que tal encontrar um novo cantinho para encher de verde e deixá-lo com a sua cara? A Vitacon tem empreendimentos para todos os perfis de moradores. Acesse nosso site e confira!

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp