Morar em prédio coliving ajuda a economizar?

6 minutos
|03/07/2019
Morar em prédio coliving ajuda a economizar?
Cidade Colaborativa

Uma das vantagens que mais tem atraído interessados em morar em prédio coliving é a economia financeira que ele promete. Os conceitos do coliving inspirados na sustentabilidade e melhor aproveitamento de recursos refletem positivamente também na redução de gastos dos moradores de empreendimentos que adotam essa tendência, sendo uma ótima maneira de economizar dinheiro e diminuir os impactos ecológicos do seu consumo.

Assim, esse novo modelo de vida que busca rever o consumismo da vida urbana moderna também pode trazer vários outros benefícios para quem decide incorporar essa ideia à sua rotina. Para isso, ele propõe retirar ambientes de serviço de dentro das unidades habitacionais e instalar ambientes coletivos para a realização deste tipo de tarefa, além de incluir no seu programa grandes inovações como áreas colaborativas para as mais diversas atividades.

Mas como morar em prédio coliving pode ajudar a economizar? Que características esse novo modelo de vida tem que ajudam a diminuir as despesas? Qualquer um pode viver dessa maneira? A verdade é que são vários fatores de redução de gastos combinados que, somados, podem resultar em uma economia bem significativa para os moradores no final do mês. Mais do que isso, são mudanças bem simples e sutis, o que permite que qualquer um seja capaz de se adaptar a esse modelo de vida.

Confira a seguir todos os motivos pelos quais morar em prédio coliving ajuda a economizar e descubra como você pode tirar o melhor proveito de cada um deles.

Como morar em prédio coliving ajuda a economizar?

O tamanho dos apartamentos

As unidades habitacionais em um empreendimento feito a partir deste conceito são significativamente menores do que os apartamentos construídos de forma convencional. Assim, quem pretende ir morar em prédio coliving deve se acostumar com a ideia de ter um lar um pouco diferente do tradicional. Como várias necessidades dos habitantes são satisfeitas através dos ambientes compartilhados, vários ambientes são retirados da planta dos apartamentos, que passam a ter apenas as áreas íntimas e de lazer da casa.

Com isso, a metragem das unidades habitacionais cai bastante. Como o tamanho do imóvel é uma das características que mais influencia no seu preço de mercado, uma vez que a demanda por espaço dentro das cidades valoriza bastante as áreas urbanas, o custo de um apartamento para morar em prédio coliving também é reduzido.

As máquinas e equipamentos compartilhados

Os empreendimentos de coliving possuem áreas compartilhadas que necessitam de máquinas e equipamentos para a realização das tarefas, como cozinhas e lavanderias. Assim, cada morador não precisa comprar estes aparatos para ter em seu apartamento, o que reduz bastante o gasto para consumo de bens de utilização diária.

Como estes ambientes são do condomínio, eles são equipados de forma conjunta pela taxa paga pelos moradores. Desta forma, outra vantagem de quem morar em prédio coliving é o acesso a máquinas e equipamentos de alto padrão de qualidade por um custo reduzido, algo que nem sempre acontece em habitações individuais.

Os serviços pay per use

Morar em prédio coliving costuma incluir na sua rotina a utilização de vários serviços pay per use, em que os moradores pagam uma taxa por cada vez que utilizam o recurso. Neste sistema, é fácil para os habitantes controlarem os seus gastos e pagarem somente a quantia justa pela quantidade de vezes que usaram cada um dos serviços, o que ajuda os usuários do prédio a economizar.

Cada empreendimento oferece serviços pay per use diferentes, sendo que a lavanderia é um exemplo comum de ambiente que costuma ter o seu pagamento realizado a cada utilização. Outras possibilidades são o aluguel de meios de transporte, como carros e bicicletas, e outros recursos que o empreendimento venha a possuir.

A divisão dos custos com os vizinhos

Outra das vantagens de morar em prédio coliving é que o custo de manutenção e limpeza dos ambientes compartilhados é dividido entre os moradores. Dessa forma, as despesas são diluídas entre todos os habitantes, como em um grande condomínio. A diferença é que este valor cobre vários gastos que você teria em um apartamento convencional, só que de forma reduzida – pois o custo é dividido com os seus vizinhos.

A redução do desperdício

Ao compartilhar a realização de várias tarefas e ambientes com os seus vizinhos, é possível diminuir bastante o desperdício de materiais e recursos utilizados para as mais diversas atividades. Assim, morar em prédio coliving também garante esse benefício que, além de auxiliar na redução de gastos financeiros por parte dos moradores, também é uma solução sustentável e com grande impacto positivo no meio ambiente.

As facilidades do coliving

Outra forma que morar em prédio coliving tem de ajudar a economizar é as facilidades que ele oferece. Esse tipo de empreendimento costuma ter vários atrativos em áreas colaborativas além dos ambientes usuais que um apartamento possui, como academia, cinebar, área de estar para conversas, entre outros. Por conta disso, os moradores podem evitar várias viagens desnecessárias para fora do empreendimento, o que custaria tempo e dinheiro com os recursos necessários para pagar o deslocamento e as despesas com academia ou couvert de um bar, por exemplo.

A importância da localização

Os empreendimentos são projetados de forma a traduzir o conceito de coliving em realidade. Assim, a maior parte destas construções são bem localizadas dentro da área urbana, com várias comodidades e serviços situados nas proximidades, evitando o uso de transporte motorizado ao máximo. Por isso, morar em prédio coliving também significa economia de deslocamentos por conta da sua localização, que permite aos habitantes realizar viagens a pé para satisfazer a maior parte das suas necessidades em estabelecimentos próximos à sua casa.

O conceito do coliving apresenta muitas novidades e transformações no modelo de vida urbano atual. Assim, morar em prédio coliving é usufruir de vários benefícios e aumentar a sua qualidade de vida enquanto promove a existência de uma vida sustentável e em harmonia com os seus vizinhos na cidade.

O que achou da economia que morar em prédio coliving pode oferecer para você? Já sabia de todas essas formas que um prédio coliving pode reduzir os seus custos? Conte para a gente se gostou desse artigo e deixe as suas dúvidas nos comentários abaixo!

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp