7 razões pelas quais suas ideias não decolam

5 minutos
|27/09/2019
7 razões pelas quais suas ideias não decolam
Millennial Trends

Suas ideias não decolam? Veja alguns possíveis motivos para isso

Há diversos motivos para as ideias não decolarem. Entre eles, podem estar:

1. Você não está analisando dados concretos

Muitas pessoas ainda acreditam que o processo criativo envolve mais inspiração do que transpiração, mas quase sempre isso não é verdade.

Steve Jobs afirmou que criatividade é “conectar coisas”. E, para conectá-las de modo criativo e relevante, é preciso uma base sólida.

Também foi Jobs que proferiu que “você não pode conectar os pontos olhando para a frente; você só pode conectar os pontos olhando para trás”. Isso quer dizer que agir meramente por feeling, sem pesquisar histórico, boas e más ideias que já foram criadas relacionadas ao tema e elaborar argumentos sólidos e fundamentados que validem suas hipóteses, são ações que provavelmente farão suas ideias não decolarem.

2. Você está agindo “no automático”

O ritmo frenético e o senso de imediatismo são fatores que podem fazer com que se aja no “modo automático” e, com isso, nossas ideias não sejam muito bem elaboradas e distanciem-se do senso comum.

Para evitar isso, é importante sempre reservar momentos de reflexão antes da reação, evitando também que as emoções prejudiquem seu poder de decisão. A reflexão nos ajuda a fazer avaliações melhores e isso é essencial para detectar as melhores ideias para apostar suas fichas.

3. Está lhe faltando repertório para ter boas ideias

Para que nosso cérebro possa fazer novas e boas conexões para gerar ideias, é preciso abastecê-lo com frequência. Fazer cursos de aperfeiçoamento, participar de eventos, ler livros e artigos na internet, assistir a vídeos inspiradores, ver filmes em seu momento de lazer, conversar com pessoas que pensem diferente de você – tudo isso ajuda a qualificar e a ampliar nosso repertório.

4. Você não está relaxando o suficiente

Muita gente ainda acredita que as boas ideias só surgem com altas doses de reuniões, sessões de brainstorm, e foco na ideia 24 horas por dia 7 dias por semana. Na verdade, se você age assim, essa pode ser a razão pela qual suas ideias não decolam.

Ocorre que nossa mente realmente precisa relaxar e ter momentos propícios ao chamado ócio criativo. É bastante comum que, retirando a pressão e permitindo-se deixar a mente vagar, consiga-se encontrar soluções para problemas complexos e ter bons insights. Claro, isso ocorrerá porque você se preparou anteriormente e permitiu que sua mente juntasse os pontos para ter a ideia.

Assim, um banho relaxante, um passeio no parque com a família, uma brincadeira com seu pet – esses são alguns pequenos prazeres que também podem servir de gatilho para “aquela” ideia emergir em sua mente.

5. Você não está conseguindo “vender” suas ideias

Pode ocorrer de suas ideias serem realmente boas e terem tudo o que precisam para alcançar o sucesso. O impeditivo pode ser que você não esteja conseguindo “vendê-las” adequadamente.

Para que seu interlocutor compreenda todo o potencial de sua ideia, é preciso estabelecer uma ponte entre ele e sua proposta e fazê-lo querer atravessá-la. Para isso, você pode desenvolver habilidades de persuasão, de comunicação, de abordagem, de influência, entre outras.

6. Você não está aprendendo com seus erros

Se suas ideias não decolam, você tem um ótimo material a ser analisado e uma experiência rica para alicerçar seus próximos passos. No entanto, por vezes, não é esse o ponto de vista de algumas pessoas quando pensam em seus erros.

Quando erros passados servem apenas para nos frustrar, deixar pessimistas e limar nossa criatividade, isso é um problema. E, provavelmente, algo que está prejudicando o sucesso atual.

Os erros são excelentes oportunidades de aprendizado e indicativos de que você tentou fazer algo, não ficou apenas reagindo aos estímulos externos. E isso é positivo.

Bill Gates afirma que “é ótimo celebrar o sucesso, mas mais importante ainda é assimilar as lições trazidas pelos erros que cometemos”. Portanto, a cada tentativa, veja tudo o que a experiência pode ensinar e incorpore esse aprendizado ao criar novas ideias e projetos.

7. Você está apegado à ideia e não à resolução do problema

Muitas vezes, temos uma ideia que consideramos tão boa que acabamos nos apegando a ela – mesmo após muitos feedbacks negativos. Essa é uma das razões pelas quais ideias não decolam: elas não agregam uma solução eficiente a um problema. Isso se aplica a ideias de negócios, a lançamento de novos produtos e a questões de nosso cotidiano.

Por isso, ao percebermos que essa não é “a ideia”, precisamos desapegar dela para conseguirmos criar algo novo e que atenda aos requisitos necessários.

E então, suas ideias não decolam? Que tal aplicar essas dicas para tentar virar o jogo? Conhece alguma outra razão para esse tipo de situação? Deixe sua mensagem nos comentários.

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp