Double exposure of a businessman and stairs. Success of business concept.

Comprar um imóvel e colocá-lo para locação é uma maneira lucrativa de gerar um fluxo de renda seguro e contínuo no longo prazo. No entanto, esse tipo de investimento não está livre de desafios. A menos que você queira fazer esse trabalho em período integral, contratar alguém para administrar imóveis é uma opção inteligente para otimizar seu tempo e seus resultados.

Possuir uma propriedade alugada envolve a gestão de inúmeras questões. É preciso fazer a manutenção periódica para manter tudo funcionando, resolver questões burocráticas e administrar os pagamentos dos inquilinos. Ou seja, administrar imóveis exige boa dose de dedicação.

No entanto, antes que você contrate um administrador de propriedade, é importante fazer uma autoavaliação do que realmente necessita. Por isso, criamos esse artigo para ajudar você a refletir se esse é o melhor caminho para o seu investimento. Acompanhe.

O que um administrador de imóveis faz?

Geralmente, as funções de um administrador de imóveis incluem o cálculo do valor do aluguel, a divulgação do imóvel a ser locado, a análise do perfil dos locatários, a confecção de contrato, a manutenção de registros legais e a resolução de problemas e reclamações.

Dependendo do tamanho ou da quantidade de propriedades, somente essas tarefas podem constituir mais do que um trabalho em tempo integral. Por isso, a primeira coisa a considerar é se você tem o tempo e a experiência necessários para administrar imóveis. 

Você se importa em ficar de plantão 24 horas por dia, sete dias por semana, para lidar com problemas que possam surgir em seus imóveis? Você está confortável em fazer a cobrança de seus inquilinos? Prefere economizar o dinheiro e tomar seu tempo com essas e outras responsabilidades?

Se você responder “não” ou “não sei” a essas perguntas, considere contratar ajuda profissional. Administrar imóveis é um trabalho que requer conhecimentos, habilidades e recursos. Você até pode tentar administrar seu imóvel nas horas vagas, mas haverá dias em que essa tarefa será bastante difícil.

A divulgação, o retorno dos contatos com interessados no imóvel, os trâmites burocráticos referentes a contratos e cobranças, entre outras responsabilidades, podem exigir muitas horas do seu tempo por mês.

Além disso, uma boa empresa de gestão traz seu know how e experiência para a administração de seu imóvel, dando a você a tranquilidade de saber que seu investimento está em boas mãos. Assim, quanto mais propriedades você possui e quanto mais unidades elas contêm, mais se beneficiará de uma empresa de administração de imóveis.

Quais os benefícios de contratar alguém para administrar imóveis?

As empresas administradoras de imóveis entendem bem o setor de locação. Elas têm conhecimento aprofundado sobre o que é necessário para atender as leis federais, assim como as particularidades estaduais e municipais.

Normalmente, os gestores de imóveis estão conectados ao setor imobiliário por meio de associações e grupos profissionais que fornecem atualizações sobre leis e mudanças políticas e econômicas.

Para alguns, um dos melhores aspectos da contratação de uma empresa de administração de imóveis é que ela lida com boa parte da documentação e da burocracia necessária. Uma empresa pode ajudá-lo a encontrar e selecionar locatários, analisar relatórios, verificar pendências, elaborar contratos de locação, fazer o faturamento e a contabilização de aluguel mensal, entre outras tarefas.

É claro que, mesmo com a ajuda de um administrador, você ainda é responsável por manter um registro de documentos relacionados a impostos, seguros e pagamentos – para não mencionar os recibos da própria empresa de administração de imóveis. No entanto, a redução da papelada e da burocracia pode valer as taxas cobradas.

Outra grande vantagem é que com o parceiro certo, o processo de captação de inquilinos para curta ou longa temporada, torna-se mais ágil e assertivo, otimizando suas possibilidades de locação e rentabilidade.

Como escolher um administrador de imóveis?

Para boa parte dos novos investidores, encontrar um bom administrador de imóveis é uma das coisas mais importantes que eles podem fazer. Embora existam muitos bons candidatos por aí, alguns não têm o tipo de experiência ou proatividade necessários para cuidar de sua propriedade.

Geralmente, a pesquisa consiste em colher informações em sites, redes sociais ou publicações do setor. Se você não conhece ninguém, considere a possibilidade de se associar a grupos presenciais ou na internet de investimentos imobiliários. Isso não apenas ajudará você a obter ótimas indicações, mas também lhe dará acesso a possíveis acordos, mentores ou parceiros de negócios.

Procurar parceiros que seja referência no mercado, que ofereçam serviços abrangentes e qualificados é fundamental. Por exemplo, para a locação de apartamentos, há o HOUSI, uma plataforma que auxilia proprietários a terem agilidade na locação e na administração de suas unidades.

Dessa forma, investir em imóveis para locação é uma ótima maneira de construir patrimônio. Ao entender todos os deveres necessários para manter uma propriedade alugada bem-sucedida, você conseguirá decidir sobre o que é melhor para o seu negócio e seu estilo de vida: o autogerenciamento ou a contratação de um parceiro com expertise para administrar imóveis.

E você, já conhecia as responsabilidades de administrar imóveis? Já conhecia o HOUSI? Ficou com alguma dúvida? Compartilhe sua mensagem nos comentários!

0
master
Posts Relacionados