Por que a localização é primordial para um investimento em imóvel?

6 minutos
|30/10/2019
Por que a localização é primordial para um investimento em imóvel?
Investimento Imobiliário

Quem pretende investir em imóveis sabe que deve estar atento a vários critérios diferentes para garantir o sucesso da sua aplicação imobiliária. O tipo de estrutura, o tamanho do imóvel, a idade da construção, a qualidade dos acabamentos, o padrão estético, e a condição de conservação do edifício, por exemplo, são alguns dos muitos aspectos relevantes que influenciam no sucesso do seu investimento em imóvel e devem ser analisados com cuidado na hora de escolher a melhor opção para a sua aplicação.

Apesar disso, uma boa localização permanece sendo fundamental para qualquer investimento em imóvel. A revista Zap Imóveis, da mesma instituição responsável pelo índice imobiliário FipeZAP, divulgou uma simulação em que demonstra que a localização de um imóvel é responsável por, em média, 25% do preço de uma propriedade. Assim, um quarto do preço de qualquer imóvel é ampliado ou reduzido exclusivamente pela valorização do local em que está situado, independentemente de qualquer outra característica do edifício.

Por isso, é muito importante que os investidores imobiliários entendam não apenas a importância da localização para o seu investimento em imóvel, mas também como tirar proveito deste critério para valorizar a sua aplicação e aumentar sua margem de lucro.

Confira a seguir por que a localização é primordial para um investimento em imóvel e quais os principais tópicos responsáveis pela valorização do local de uma propriedade, para tirar o maior proveito da sua aplicação e garantir o sucesso dos seus negócios imobiliários.

A importância dos pontos de interesse para o investimento em imóvel

A cidade possui em seu território diversos pontos de interesse, que são locais que atraem a população por serem capazes de oferecer serviços ou atividades de lazer. Estes pontos de interesse, por funcionarem como polos de atração para os habitantes da cidade e aumentarem o trânsito de pessoas no seu entorno, valorizam a área ao seu redor e aumentam a demanda pelos imóveis no seu entorno.

A maior procura por propriedades aumenta os preços dos imóveis naquele local, e gera segurança para os proprietários contra a vacância dos seus investimentos. Quanto mais relevante o ponto de interesse, maior será o espaço agraciado com a sua influência de atração. Os pontos de interesse podem ser centros comerciais, escolas, mercados, ou qualquer outro local que gere trânsito de pessoas. É importante não esquecer as praças e áreas verdes da cidade, que promovem lazer e qualidade de vida e valorizam o ambiente de todos os imóveis localizados em suas imediações.

O valor de uma boa localização

Uma localização privilegiada nunca poderá ser tirada do seu investimento. Isso quer dizer que mesmo com a desvalorização natural do seu imóvel, conforme ele envelhece e gradativamente se desgasta, o valor do espaço que ele ocupa na cidade sempre será mantido – especialmente se ele se encontrar em uma área bem valorizada ou em crescimento.

Outro aspecto a ser considerado é que o preço que você pode cobrar pela venda ou locação do seu imóvel é diretamente relacionado à demanda que existe por ele no mercado. Para os clientes, a localização é o principal critério de preferência na hora de escolher um imóvel, o que evidencia o maior valor que um imóvel bem situado possui em relação a uma propriedade similar – ou, em alguns casos, até mesmo de padrão superior – localizada em outro lugar.

Áreas diferentes para necessidades diferentes

A valorização de áreas dentro da cidade vem da maior procura dos usuários por imóveis localizados nestes locais. Este aumento na procura, por sua vez, se dá porque estas áreas oferecem serviços ou facilidades que atendem a necessidades ou desejos da população, aumentando o conforto e qualidade de vida destas pessoas. No entanto, é importante considerar que os clientes de cada tipo de imóvel têm objetivos e necessidades diferentes, valorizando locais que proporcionam possibilidades distintas.

Os usuários de imóveis residenciais de três quartos, por exemplo, costumam ser famílias formadas e com filhos. Desta forma, valorizam áreas mais tranquilas, com escolas de qualidade e próximas a serviços como postos de saúde e supermercados. Imóveis menores, como apartamentos de um dormitório, por sua vez, podem servir tanto a jovens estudantes quando perto de uma universidade quanto a jovens casais quando localizados em áreas residenciais ou próximos de centros comerciais.

Para imóveis comerciais, as prioridades costumam ser outras. Normalmente, os imóveis mais procurados são os que se localizam em áreas densas, com grande trânsito de pessoas e próximo a outros estabelecimentos comerciais que ajudem a manter o movimento destes locais. Isso mostra que não existem áreas ruins para investimento – basta entender quais as características de cada bairro e como explorar estes aspectos no seu negócio.

As diferenças de localização dentro de uma área

A relevância que as diferenças de localização têm na valorização de um investimento em imóvel podem ser percebidas mesmo dentro de um mesmo bairro ou área. Os imóveis comerciais costumam ter maior valorização em vias de maior tráfego, por exemplo, ou em locais com ajuntamentos comerciais onde possam se situar ao lado de outras lojas e serviços. Assim, dois imóveis comerciais similares localizados na mesma quadra podem ter preços significativamente diferentes apenas por estarem situados frente a vias diferentes.

Imóveis residenciais voltados para famílias, por sua vez, podem ser mais valorizados em ruas laterais, com menor tráfego de veículos, mas ainda assim com fácil acesso a ruas de maior movimento e serviços. Assim, é necessário analisar cada situação para entender qual a opção mais vantajosa para o seu investimento em imóvel.

Apesar de todos os aspectos que podem ser avaliados na hora de escolher um investimento em imóvel, não há dúvidas de que a localização é o principal ponto para garantir o sucesso da sua aplicação. Ser capaz de analisar as áreas mais interessantes para cada negócio é uma habilidade muito valiosa para qualquer investidor, e pode promover diferenças significativas na rentabilidade e lucro dos seus investimentos.

E você, já conhecia a importância que a localização tem para o investimento em imóveis? Quer saber mais sobre como investir no mercado imobiliário de forma proveitosa e rentável? Descubra se investir em imóveis fora do brasil é uma boa escolha no nosso próximo artigo, e conheça ainda mais sobre o mundo do investimento imobiliário!

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp