Happy friends taking selfie at bbq picnic in nature park with back sunlight - Young people having fun with trends technology - Youth lifestyle, tech and friendship concept - Focus on african man face

Já imaginou morar em um local que incentiva a convivência com outras pessoas e o senso de comunidade? E um modelo de moradia que promova novas experiências? Se sim, você está pensando em um condomínio coliving!

O coliving já é uma realidade em diversos países, assim como também está começando a se consolidar pelas cidades brasileiras. Na prática, compartilha-se entre os moradores de um condomínio áreas como cozinha, sala de estar, lavanderia e escritório, reservando o quarto de dormir como área privativa de cada indivíduo. Alguns condomínios coliving vão ainda mais longe e colocam dentre essas áreas compartilhadas ambientes como academia, ferramentaria e biblioteca.

Mas o coliving não é apenas sobre dividir, é sobre somar qualidade de vida e experiência. Esse projeto de moradia pode reservar vantagens únicas que dialogam super bem com o tempo em que vivemos.

A seguir, compreenda melhor os principais ganhos para os moradores de um condomínio coliving. Acompanhe!

1. Compartilhamento pode ser chave no crescimento

Muitos dos modelos de trabalho que temos atualmente trazem a questão da colaboração, do envolvimento de muitas pessoas em uma rede que se dedica em conjunto a um mesmo projeto.

O coliving funciona na mesma lógica dessas redes: une pessoas que tenham como objetivo viver um estilo de vida colaborativo, que gire em torno de ideais semelhantes e que respeitem o mesmo conjunto de princípios.

Assim, unindo pessoas que tenham esse perfil e estilo de vida em um condomínio coliving, as possibilidades de novos negócios e parcerias, possibilitando o crescimento profissional, são grandes.

Além disso, o modelo de condomínio coliving é uma solução inteligente para o profissional que busca melhores condições em um espaço próprio para o desenvolvimento de home office ou de projetos pessoais, como é o caso de uma parcela significativa da população hoje.

Suponhamos, por exemplo, que você seja um fotógrafo de eventos que more em um coliving. Na cozinha, um vizinho conversa com você sobre trabalho, tarefas para o dia e, logo mais, o assunto chega até uma ideia de parceria entre você e ele, um web designer freelancer que lhe propõe um novo site com uma melhor apresentação para o seu trabalho. A partir dali novos projetos são criados por vocês e a parceria torna-se bastante proveitosa para ambos – essa é a uma cena comum nesse tipo de empreendimento.

2. O condomínio coliving proporciona uma nova forma de morar e de viver

Muitos dos ambientes de um condomínio coliving proporcionam uma convivência natural e um senso de comunidade entre os moradores. E isso é uma boa solução para um problema bastante atual: a solidão nas grandes cidades.

Para quem vem de outras regiões e procura se estabelecer em uma nova cidade, mas não quer a solidão ou as despesas de um apartamento individual, o compartilhamento de espaços de um coliving pode ser uma forma ideal de morar e de se conectar a outras pessoas.

Esse é o caso de muitos que buscam desafios profissionais em um novo lugar, mas também pode se aplicar a alguém que, estabelecido em sua condição profissional, procure um ambiente que proporcione experiências de vida mais enriquecedoras.

O coliving é capaz de proporcionar uma mudança positiva na rotina que, por vezes, se torna estática e ensimesmada, tornando o morar e o viver mais prazeroso e significativo.

3. Praticidade ao morar e viver bem aliada à sustentabilidade e à segurança

Muito do medo em comprar ou alugar um apartamento vem de questões como estrutura e manutenção, tópicos que exigem um maior cuidado quando pensamos, principalmente, em condomínios mais antigos. Essas não são preocupações em um condomínio coliving moderno!

Nesse tipo de empreendimento, as preocupações habituais na hora da mudança dão lugar ao conforto de chegar em um espaço que já foi previamente projetado e organizado. Segurança, por exemplo, deixa de ser uma questão a ser pensada para se tornar uma certeza, visto que esses novos empreendimentos com equipamentos e mecanismos capazes de tornar tudo mais tranquilo. 

Além disso, em sua maioria, os colivings estão localizados em regiões centrais ou em polos criativos, financeiros ou culturais das grandes cidades, como São Paulo. Isso é também parte da proposta desse modelo de moradia, que busca oferecer maior qualidade de vida com o fim de longos deslocamentos muitas vezes problemáticos em metrópoles.

A visão sustentável do coliving também é outra vantagem, já que, ao compartilhar ambientes, obtém-se economia de recursos e de espaço e, ao localizar-se em uma região que diminui o uso de transporte, gera-se menos poluição.

4. Gastos rotineiros são reduzidos

Essa não é a principal vantagem, mas é outro ganho expressivo do condomínio coliving. Ao se morar em um prédio ou casa mais tradicional, por vezes não tão bem localizado, gasta-se mais com deslocamentos, academia, lavanderia, decoração do espaço, locação de sala comercial, entre outros.

Nos condomínios coliving mais modernos, esses e outros serviços e facilidades estão disponíveis de modo compartilhado no prédio. Assim, você evita custos com transporte, estacionamento e outras taxas de serviços.

Como vimos, o condomínio coliving está super conectado com o mundo em que vivemos hoje em diversos pontos-chave. Seja quando trata-se de modelos de trabalho, em praticidade, sustentabilidade, localização estratégica, redução de custos ou qualidade de vida – o coliving contempla todos esses aspectos.

Alternativas como o coliving são capazes de mudar a maneira como vemos algo tão importante quanto o nosso lar. Esse tipo de mudança já foi concretizada em diversos âmbitos das nossas vidas, como transporte, comunicação, tecnologia e conhecimento, e o condomínio coliving é capaz de produzir uma transformação tão expressiva como nesses outros campos, em nossa visão sobre moradia.

O que você achou da proposta do coliving? Se você se identificou com as soluções apresentadas por esse modelo contemporâneo e estilo de vida, conheça o empreendimento VN Consolação, com unidades coliving!

0
master
master
Posts Relacionados