business analytics and financial technology concept, 3d chart from the screen of digital tablet computer

O investimento imobiliário é tradicionalmente uma das formas de aplicação financeira favoritas do brasileiro. E não é por menos, já que o grande número de benefícios que investir em imóveis oferece faz com que todo o mundo conheça um investidor imobiliário que está satisfeito com os seus negócios e gerando bastante lucro com as suas aplicações. Com isso, o sonho de muita gente é realizar o seu próprio investimento imobiliário e fazer o seu próprio dinheiro render.

Apesar disso, para quem está começando, a ideia de se tornar um investidor imobiliário pode passar uma sensação um pouco intimidadora – afinal, é uma aplicação que necessita de um investimento inicial relativamente alto, e ninguém gosta de pôr suas economias em risco. Assim, ter uma noção do que esperar com um investimento imobiliário pode ser uma boa forma de ficar mais seguro e seguir em frente nos seus planos de aplicação.

Confira a seguir os principais resultados de realizar um investimento em imóvel e veja por quê você poderá fazer um grande negócio ao virar um investidor imobiliário.

O que o investidor imobiliário de primeira viagem pode esperar como resultado?

Segurança para o seu patrimônio

Virar um investidor imobiliário é uma das melhores alternativas para quem procura um investimento seguro e capaz de proteger o dinheiro investido. O imóvel é um bem que possui valor próprio, ou seja, nunca vai perder completamente a sua relevância, como pode acontecer com outras formas de investimento: uma ação, por exemplo, pode vir a ser somente um pedaço de papel após a quebra de uma companhia. Os investimentos imobiliários, por sua vez, sempre mantêm o valor do espaço que ocupam e da sua construção.

Assim, embora os preços variem de acordo com o mercado, o valor comercial do imóvel sempre se mantém relativamente estável. Desta forma, investir em imóveis é considerada uma aplicação de baixo risco, sendo que o investimento imobiliário é capaz até mesmo de preservar o seu dinheiro da desvalorização vinda da inflação.

Possibilidade de renda mensal

A possibilidade de locação é uma das maiores vantagens que o investidor imobiliário pode encontrar no investimento em imóveis. O retorno do investimento através do recebimento de aluguel pode facilitar a realização de uma aplicação deste tipo por reverter a aplicação em dinheiro mesmo a curto prazo, podendo até mesmo compensar as parcelas no caso de um financiamento.

No entanto, alugar a sua propriedade é uma ótima forma de retorno financeiro não apenas por garantir uma renda mensal significativa, mas também porque isso permite que você explore profundamente a capacidade de lucro do seu imóvel – mesmo que a longo prazo.

Boa rentabilidade e taxa de retorno

Uma das características mais atrativas para o investidor imobiliário iniciante costuma ser a boa taxa de rentabilidade que os investimentos em imóveis oferecem juntamente com a segurança. Apesar de ter rentabilidade mais baixa que a de investimentos de maior risco, a capacidade de lucro das aplicações imobiliárias pode sim ser muito interessantes e o tempo de retorno varia bastante de acordo com as características de cada imóvel.

Além disso, as formas de explorar a rentabilidade de um investimento imobiliário são muitas, cabendo ao investidor definir qual a melhor para os seus objetivos. Enquanto é possível atingir boas taxas de rentabilidade a curto prazo com a venda de imóveis, manter o bem para locação faz com que ele continue gerando renda de forma fixa com prazo indefinido. Ou seja, até você resolver se desfazer dele – caso em que receberá também retorno financeiro pela venda – você estará recebendo lucro na forma de um retorno mensal.

Baixa liquidez

Um aspecto ao qual o investidor imobiliário deve estar atento quando fizer a sua aplicação é a baixa liquidez dos imóveis de forma geral. Isso quer dizer que, apesar de manter o seu valor estável e ser um investimento muito seguro de forma geral, a venda de um imóvel em muitos casos acaba precisando de algum tempo para ser realizada por necessitar de uma quantia relativamente alta para aquisição – o que limita o número de pessoas capazes de fazer um investimento deste tipo. Assim, é importante se preparar para lidar com a potencial baixa liquidez da sua propriedade no caso de decisão de venda, de modo a evitar necessitar diminuir o preço de venda e reduzir o seu potencial de lucro.

Quanto maior o preparo, melhor o retorno

Um investimento de sucesso não é o mesmo para todo o mundo, e cada investidor imobiliário tem o seu ideal de aplicação e retorno. Assim, quanto maior o seu estudo sobre o mercado e a definição das suas expectativas com o seu investimento, maiores serão as chances de que a sua aplicação seja capaz de atender os seus objetivos e você fique satisfeito com ela. O sucesso dos seus negócios depende, principalmente, de você. 

Por isso, procure traçar planos e estratégias de negócios com base em estudo e pesquisa de mercado antes de realizar o seu investimento. Isso não apenas será de grande ajuda no seu processo de aprendizado, mas como consequência também impactará bastante no êxito dos seus negócios.

Maior conhecimento do mercado

A melhor forma de aumentar a sua experiência e amadurecer como um investidor imobiliário é, obviamente, investindo em imóveis. Mesmo a realização do primeiro investimento já é um grande passo no contato com o mercado de imóveis, aumentando o seu conhecimento sobre o funcionamento deste mundo e formando uma base que fundamentará negócios cada vez melhores no futuro.

Quanto mais investimentos você fizer, maior será a sua visão de negócios e a sua facilidade em se manter atualizado com as melhores oportunidades e novidades do mercado. O importante para qualquer investidor imobiliário é continuar sempre aprendendo.

 

Qualquer investidor imobiliário de primeira viagem é capaz de perceber que o mundo do investimento em imóveis tem muitos benefícios a oferecer. Quanto maior for o preparo e estudo, melhores serão as chances de um bom retorno e de um investimento capaz de atender a todas as suas expectativas!

Gostou do nosso artigo sobre o que esperar de um investimento imobiliário? Está interessado em virar você também um investidor imobiliário de sucesso? Deixe suas dúvidas e comentários abaixo!

0
master
Posts Relacionados