ON Blog

Seja bem-vindo
ao Blog da Vitacon

Fale Conosco
  • Whatsapp
    11 97534 6551
  • Chat
    Online Agora
  • Telefone
    11 3588 4101

Como a Internet das Coisas deixa o seu apartamento mais inteligente

Tecnologia • 07/11/2019 • min. Como a Internet das Coisas deixa o seu apartamento mais inteligente

 

Nesse contexto, os benefícios de ter um “apartamento inteligente” por meio da IoT são muitos. Facilitar o gerenciamento do acesso sem chaves físicas, automatizar a iluminação ou reduzir o consumo de energia são apenas alguns exemplos.

Por isso, neste artigo, vamos falar sobre as principais facilidades dos dispositivos domésticos inteligentes. Conheça exemplos de aplicações de Internet das Coisas e veja como ela pode valorizar seu imóvel, no caso de investidores imobiliários, ou tornar a rotina doméstica de locatários muito mais prática. Acompanhe!

6 exemplos de inovações para seu apartamento possibilitadas pela Internet das Coisas 

Há inúmeras possibilidades para tornar seu apartamento mais inteligente e custo-eficiente com essa tecnologia. Entre elas, estão:

1. Luzes inteligentes

As luzes inteligentes são uma das maneiras mais fáceis de experimentar a Internet das Coisas. Você pode instalá-las rapidamente, além de poder levá-las para onde quiser.

Quando estiverem conectadas, é possível controlá-las remotamente ao longo do dia -economizando energia -, definindo o clima dos ambientes e até mesmo mantendo o seu apartamento seguro. Caso vá viajar e deseje, por algum motivo, que pareça que tem alguém em casa, é possível ligar as luzes pelo celular de qualquer lugar.

2. Tomadas conectadas

As tomadas inteligentes transformam qualquer aparelho eletrônico do dia a dia em um dispositivo conectado à internet. Com isso, você pode ativar e desativar o equipamento de qualquer lugar, desde que você tenha conexão. O controle pode ser feito por um aplicativo ou mesmo por meio de um assistente de voz.

3. Assistentes virtuais

Ao invés de ter vários dispositivos funcionando separadamente, pense na possibilidade de um assistente virtual. Esses dispositivos estão se tornando cada vez mais acessíveis e baratos.

Eles estão disponíveis em diferentes tamanhos, formas e cores e combinam com qualquer decoração. Assim, você pode reunir todo o controle do seu apartamento em um único aparelho.

4. Aspiradores de pó autônomos

Felizmente, na era das residências inteligentes, os aspiradores de pó podem fazer o trabalho de limpeza por você. O robô pode limpar seu apartamento ou você pode instruí-lo a aspirar locais específicos.

Seus sensores podem desviar de obstáculos e localizar as áreas de maior tráfego em seu lar. Ele também estará atento às áreas mais sujas do seu piso.

5. Fechaduras digitais

Você não precisará mais se preocupar com o problema da perda da chave de seu apartamento, pois as fechaduras modernas que utilizam Internet das Coisas contam com teclados ou sensores biométricos para abrir a porta. Você escolhe uma senha para destrancar a porta ou também pode utilizar um aplicativo.

Em conjunto com assistentes virtuais, você pode controlar a fechadura por voz, verificar o status de seu bloqueio enquanto viaja, trancar sua porta quando não estiver em casa e adicionar comandos de bloqueio agendados.

6. Campainhas em vídeo

Outro dispositivo de Internet das Coisas que está se popularizando é a campainha de vídeo que permite que os usuários vejam quando alguém está à sua porta. Esses aparelhos também permitem que os usuários desbloqueiem e concedam o acesso ao seu apartamento remotamente, a partir de aplicativos para smartphone.

As campainhas de vídeo também podem notificar os proprietários quando alguém está perambulando perto de seu apartamento, sem que eles precisem pressionar um botão na campainha. Você pode até mesmo configurar alguns sistemas para não tocarem em horários específicos do dia ou durante períodos em que isso seria inconveniente.

Dessa forma, a infraestrutura doméstica inteligente está se tornando cada vez mais integrada às demandas da vida contemporânea, graças aos avanços nas tecnologias inteligentes e conectadas. A inovação e a comodidade são as marcas da Internet das Coisas. Mesmo com pouco investimento, é possível personalizar sua casa e desenvolver um apartamento inteligente moderno, cômodo, conectado, eficiente, seguro, personalizado e valorizado.

E você, já conhecia esses exemplos de Internet das Coisas? Pensa em utilizá-los em seu apartamento? Conhece outros dispositivos IoT? Compartilhe sua mensagem nos comentários!

Relacionados
Investimento Descomplicado

Desde 2009, trabalhamos com
o propósito de reinventar a cidade.

Buscamos soluções inteligentes
de moradia que melhoram a qualidade
de vida de todos.