Investir em imóveis fora do Brasil é uma boa escolha?

6 minutos
|29/05/2019
Investir em imóveis fora do Brasil é uma boa escolha?
Investimento Imobiliário

Investir em imóveis é uma modalidade de aplicação muito querida por conta de todas as vantagens que oferece, sendo que a segurança e a rentabilidade são alguns dos principais motivos pelos quais o mercado imobiliário é o foco de investimento preferido dos brasileiros. Cada vez mais, os investidores brasileiros encontram no investimento em imóveis fora do Brasil uma oportunidade de fazer negócios com oportunidades e condições diferentes das encontradas aqui no país.

Apesar disso, a distância e a dificuldade de acesso ao mercado imobiliário do exterior podem ser detalhes desmotivadores para muitos investidores que se interessam por esta oportunidade de alavancar os seus investimentos. É comum, também, o surgimento de várias dúvidas sobre as vantagens, dificuldades e o funcionamento do investimento em imóveis fora do Brasil.

No entanto, investir no exterior não é tão complicado quanto parece, e é possível aproveitar as oportunidades de negócios que o mercado imobiliário de outros países oferece com o correto preparo e interesse. Confira a seguir o que você deve considerar ao cogitar investir em imóveis fora do Brasil, e esteja preparado para decidir se esta é uma boa opção de investimento para os seus negócios.

Investindo no contexto de outras economias

Uma das perspectivas mais interessantes para que considera investir em imóveis fora do Brasil é a possibilidade de fazer negócios aproveitando a estabilidade de outras economias. Principalmente em momentos de oscilação da economia brasileira ou em situações de baixa no mercado imobiliário nacional, investir no exterior pode garantir oportunidades diferentes e com circunstâncias melhores para a sua aplicação.

Assim, você poderá encontrar condições de juros e taxas de transferência, por exemplo, diferentes das praticadas aqui no país – e que podem ser mais vantajosas para o seu investimento. Além disso, manter uma reserva financeira investida em um país com economia estável é uma ótima maneira de garantir uma fonte de renda segura e lucrativa, protegendo o seu patrimônio principalmente em situações de desvalorização da economia nacional e de inflação.

Aproveitando taxas de rentabilidade diferentes

Da mesma forma que você pode encontrar condições melhores para a realização do seu investimento, você também pode ser capaz de desfrutar de taxas de rentabilidade diferentes das que temos atualmente no mercado nacional. Com isso, você pode maximizar o seu potencial de lucro e diminuir o tempo de retorno da sua aplicação significativamente.

As opções para investimento em imóveis fora do Brasil

Os investidores que buscam este tipo de investimento são capazes de encontrar as mais diversas opções de imóveis para aplicar o seu dinheiro. São oportunidades que englobam desde imóveis comerciais, como lojas e shopping centers, até o investimento em construções residenciais, como casas, apartamentos, lofts e similares.

Outra possibilidade é o investimento em imóveis para temporada, onde você aluga o seu imóvel por períodos de tempo mais curtos – mas com preço significativamente mais elevado em relação a contratos de aluguel normais. Este é o caso de imóveis em áreas litorâneas ou em locais que exploram esportes na neve, por exemplo, pois possuem grande procura em alguns meses do ano e permanecem com baixa demanda o resto do tempo. Este tipo de investimento também é uma boa opção para os casos em que o investidor também se interessa em usufruir pessoalmente da sua propriedade, pois não irá precisar deixar de ganhar dinheiro com o período de vacância da sua estadia.

Dificuldades de administração

Um aspecto importante que deve ser levado em consideração é a dificuldade que a distância pode significar para um investidor que aplica o seu dinheiro em imóveis fora do Brasil. Você não será capaz de acessar o seu bem com facilidade, o que dificulta processos de avaliação de possíveis danos à propriedade, a necessidade de reformas, o estado de limpeza, ou as condições gerais de conservação do seu investimento.

Da mesma forma, a comunicação com os seus clientes é mais complicada. Assim, é recomendável considerar a contratação de um intermediário para gerenciar o seu investimento no exterior por você, garantindo que o seu bem se mantenha em bom estado e sendo capaz de oferecer o seu retorno financeiro de forma satisfatória.

A importância de ter objetivos definidos

Um dos maiores erros cometidos por investidores em qualquer negócio é aplicar o seu dinheiro sem o correto planejamento, não levando em consideração o melhor para os seus negócios. No caso de investimentos imobiliários no exterior, é comum encontrar investidores cometendo o erro de investir em imóveis fora do Brasil por impulso, tomando a sua decisão de investir de forma emocional e não racional.

Todos os investimentos devem ser feitos de forma organizada e atendendo aos seus objetivos de negócios, de forma a maximizar a segurança e lucratividade das suas aplicações. Por isso, lembre-se de analisar objetivamente de que forma este novo negócio com imóveis fora do Brasil pode acrescentar algo positivo para a sua carteira de investimentos e se ele está de acordo com as suas metas financeiras.

Ajuda especializada para bons negócios

O investimento em imóveis fora do Brasil pode oferecer várias vantagens e boas oportunidades de negócio para os investidores brasileiros. No entanto, para alcançar esta possibilidade é necessário planejamento e estudo do mercado exterior. Por conta disso, pode ser interessante contratar a ajuda de profissionais que conhecem o funcionamento do investimento em imóveis fora do Brasil e podem orientar os investidores brasileiros quanto a melhor forma de fazer negócios em outro país.

Nem sempre o exterior é a melhor opção

É importante lembrar, também, que nem sempre optar por investir no exterior é a melhor opção para os seus negócios. Existem muitas oportunidades vantajosas para investimento dentro do país, e que não devem ser preteridas pelos investidores. O sucesso dos seus negócios depende da análise objetiva de todas as possibilidades, para então decidir pela alternativa que melhor atende os seus objetivos e capacidades – maximizando o seu potencial de lucro e o sucesso dos seus investimentos.

Investir em imóveis fora do Brasil oferece a oportunidade de encontrar novas possibilidades de investimento para os investidores brasileiros, aproveitando taxas diferentes de rentabilidade no contexto de uma economia estrangeira. Com o cuidado de buscar por negócios seguros e que se alinhem com os seus objetivos pessoais de investimento, é possível realizar ótimas aplicações imobiliárias e desfrutar do retorno em capital estrangeiro com tranquilidade.

E você, já pensou em investir em imóveis fora do Brasil? Quer saber mais sobre como funcionam os investimentos imobiliários? Confira a nosso infográfico commu os bairros de São Paulo para os melhores negócios ao investir em imóveis e continue desvendando este mundo de possibilidades.

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp