ON Blog

Seja bem-vindo
ao Blog da Vitacon

Fale Conosco
  • Whatsapp
    11 97534 6551
  • Chat
    Online Agora
  • Telefone
    11 3588 4101

Bleisure: juntando suas viagens de negócios com lazer

Carreira • 04/02/2020 • min. Bleisure: juntando suas viagens de negócios com lazer

Neste artigo, compreenda melhor o que é bleisure e o que faz dessa uma tendência tão atrativa ao redor do mundo!

Afinal, o que é bleisure?

Da junção entre a palavra business (negócios) e leisure (lazer) surgiu o termo bleisure. De modo simplificado, ele significa unir trabalho e lazer na mesma viagem.

Viajar a trabalho é uma rotina comum na vida de muitos profissionais, principalmente aqueles que trabalham em grandes empresas ou possuem cargos estratégicos. E isso deverá se tornar cada vez mais comum, a partir de um mercado de trabalho cada vez mais global e transfronteiriço.

Por isso, é importante buscar formas de tornar esses momentos agradáveis e menos estafantes para os profissionais. Para a empresa, isso é positivo pois ajuda a manter a motivação em alta e a elevar a criatividade e a produtividade do colaborador. Já para o profissional, essa é uma boa oportunidade de ampliar sua rede de contatos, conhecer novas culturas e costumes, relaxar e descobrir os encantos de novos destinos. 

Ainda, no modelo bleisure, se tem mais liberdade e autonomia para adaptar a agenda de acordo com o interesse profissional e pessoal.

Por tudo isso, as empresas e seus colaboradores já vêm colhendo os bons frutos que esse método de viagem pode trazer. De acordo com informações analisadas pela Solutions Group da Carlson Wagonlit Travel, 20% dos viajantes realizam viagens de bleisure.

Bleisure travel: dicas para aproveitar

Se você quer aderir ao bleisure em sua próxima viagem, fique atento a essas dicas:

1. Entenda sua agenda e compromissos

Antes de planejar o lazer, é preciso analisar sua agenda, horários e todos os compromissos profissionais. Então, faça um roteiro para as horas livres. Se o trabalho for de meio-período, por exemplo, é possível aproveitar a outra metade do dia para conhecer mais a cidade. Já se a sua carga horária for integral, talvez possa valer a pena esticar mais dois dias após o término do trabalho, só para conhecer a região.

Conversar com seu gestor sobre a possibilidade de uma folga para fazer turismo no local também é algo possível e recomendado para aproveitar melhor os atrativos do destino em questão.

2. Planeje bem as horas vagas

Depois de analisar a sua agenda profissional, é hora de montar o roteiro dos passeios. Pesquise o que tem de interessante na cidade, bons restaurantes, pontos turísticos, atrações imperdíveis, etc. Cogite a possibilidade de conhecer cidades ou mesmo países vizinhos.

3. Prefira um apartamento ao invés de hotel

Sozinho ou acompanhado, se hospedar em um apartamento completo é mais confortável, além de garantir mais autonomia como cozinhar, lavar as próprias roupas, realizar pedidos delivery e toda a rotina que você tem em sua própria casa.

Ainda, é possível enriquecer a experiência com contato com os vizinhos do momento, buscar dicas de programas que somente quem é do local conhece e aproveitar toda a estrutura próxima, já que apartamentos short stay geralmente estão muito bem localizados.

4. Faça network

No seu período de trabalho, aproveite para estreitar relações com parceiros, colegas de outras unidades, fornecedores e pessoas interessadas em seu meio de atuação. Troque cartões, redes sociais e experiências com outros profissionais. Desses encontros também costumam surgir convites e boas dicas de programação.

5. Conheça novas pessoas e culturas

Nem só de network se vive a vida. Aproveite a cultura local, a culinária, faça novas amizades, ouça novas histórias, compartilhe suas vivências. Sua viagem bleisure não precisa - e nem deve! - ser solitária.

Tem uma viagem de negócios marcada? Ficou interessado ou já experimentou o modelo bleisure? Compartilhe sua experiência, deixe uma mensagem nos comentários.

Relacionados