ON Blog

Seja bem-vindo
ao Blog da Vitacon

Fale Conosco
  • Whatsapp
    11 97534 6551
  • Chat
    Online Agora
  • Telefone
    11 3588 4101

A análise de investimentos imobiliários em 6 passos básicos

Investimento imobiliário • 04/02/2020 • min. A análise de investimentos imobiliários em 6 passos básicos

Como escolher as melhores opções para os seus investimentos imobiliários é uma das maiores dúvidas enfrentadas pelos investidores. Com tanta variedade de imóveis no mercado, é fácil ficar indeciso quanto ao melhor caminho para direcionar os seus negócios.

Neste sentido, fazer análises objetivas das qualidades e defeitos de cada uma das oportunidades consideradas é uma boa maneira de gerar dados para embasar a sua decisão. Desta forma, é possível concluir com convicção a alternativa mais vantajosa como investimento e que melhor serve aos seus propósitos.

Vamos apresentar neste artigo um breve passo-a-passo de como fazer uma análise básica de investimentos imobiliários, considerando vários aspectos relevantes para escolher o melhor imóvel em qualquer situação.

Analisando investimentos imobiliários

Analisar investimentos imobiliários é um processo que envolve a observação de diversas variáveis diferentes, sendo que os critérios mais relevantes podem diferir bastante de caso a caso. No entanto, podemos citar vários aspectos que são importantes em qualquer situação, desenhando linhas gerais que podem ser utilizadas para guiar a escolha de vários tipos de investimento.

Para isso, vamos assumir que você já passou pela fase inicial de planejamento para o seu investimento, e já tem como base informações como o limite de preço e o tipo de imóvel adequado para atender aos seus objetivos com a aplicação. Utilize estes dados para guiar a sua escolha, complementando o passo-a-passo com as especificidades do seu investimento.

Passo 1: avaliar a localização

Todo o mundo sabe da importância da localização para os investimentos imobiliários. Para começar a análise, avalie separadamente a localização de cada uma das opções disponíveis e compare as características de cada uma. Nesta etapa, é importante que você considere a valorização do bairro, sua expectativa de crescimento e a estimativa de estabilidade da área para os próximos anos.

Mais especificamente, é importante também analisar a qualidade do entorno para o tipo de imóvel que você está visando. Enquanto um imóvel comercial se beneficia por estar em uma rua movimentada e cheia de lojas, uma propriedade residencial para uma família provavelmente será mais bem-sucedida em uma área tranquila e próxima de escolas e postos de saúde.

Passo 2: analisar a qualidade dos imóveis

A seguir, é essencial analisar a qualidade física dos investimentos imobiliários em potencial. Para este passo, você deve focar em observar o tamanho da propriedade, o estado de conservação da estrutura e dos acabamentos, o padrão de qualidade dos materiais utilizados e a beleza geral do espaço. Compare também os diferenciais de cada um dos imóveis, avaliando qual o impacto de cada um deles para garantir a preferência do seu público-alvo.

Passo 3: observar a demanda do mercado

De nada adianta encontrar um ótimo imóvel em uma região bem valorizada se não existe demanda para este tipo de propriedade no local. Você pode analisar a procura por estes imóveis observando se existem espaços similares sendo utilizados e se não existe grande oferta de propriedades como esta sendo disponibilizadas no mercado imobiliário, por exemplo.

Passo 4: calcular o real custo do imóvel

Para o quarto passo, vamos calcular o real custo de cada um destes investimentos imobiliários, para visualizar o quanto cada um pesaria no seu bolso. Faça cálculos separados e inclua em cada um deles estimativas de despesas com impostos, documentação, reformas, e quaisquer outros custos envolvidos. Você também pode calcular o preço por m² de cada um deles para ter uma visão mais clara dos valores.

Passo 5: estimar o prazo de retorno ou payback

Tendo o custo real das opções já calculado, a próxima etapa é analisar o potencial de retorno dos investimentos imobiliários em questão. Calcule o prazo de retorno de cada um dos imóveis, estimando o valor de venda de acordo com a provável valorização da área em que eles se encontram, ou utilize como base o valor atual de aluguel para casos de locação. Tenha em mente que existirão outros custos envolvidos ao longo do processo, mas este cálculo já serve como base para algumas decisões.

Passo 6: pesar todos os aspectos analisados

Como último passo, o que resta é pesar todos os aspectos analisados e escolher o que oferece mais vantagens. De forma simplificada, é aquela ideia básica de custo-benefício, observando o que cada um dos investimentos imobiliários tem a oferecer e contrapondo suas qualidades com as deficiências.

É importante escolher investimentos imobiliários com cuidado para garantir que os seus negócios sejam bem-sucedidos. Conheça os empreendimentos da Vitacon, lançamentos inovadores localizados nas melhores áreas de São Paulo e desenhados para transformar a vida dos seus usuários. Visite nosso site e confira as oportunidades de investimento disponíveis.

Relacionados