Tecnologia: como lidar com seu dinheiro no exterior?

4 minutos
|18/03/2020
Tecnologia: como lidar com seu dinheiro no exterior?
Tecnologia

E a forma como a tecnologia encurta distâncias e pode facilitar a vida de turistas mundo afora é extremamente impactante.

Cada vez mais, o cálculo de taxas de câmbio, IOF e a preocupação em comprar e vender moeda deverá ser algo do passado. Não que você não deva se atentar a esses detalhes, claro. Mas as tendências de serviços financeiros digitais e criptomoedas aos poucos se desenvolvem e vão se consolidando. E seu dinheiro no exterior poderá estar mais acessível e protegido a partir dessas novidades.

No artigo de hoje, falaremos mais sobre novas formas de lidar com seu dinheiro no exterior. Quais são as tecnologias que podem facilitar ou até mesmo substituir completamente as transações demandadas por uma viagem ao exterior? Quais são os benefícios em adotar tais soluções? Descubra mais sobre essas questões a seguir.

Dinheiro no exterior em carteira digital

Talvez você já conheça ou já tenha tido contato com um serviço de transação eletrônica. Opções como PayPal, Google Pay e Apple Pay integram sua infraestrutura, permitindo que compras online possam ser centralizadas. São as chamadas carteiras digitais – ou e-wallets. E isso pode, claro, se estender ao seu dinheiro no exterior.

Redes como Hotels.com e Airbnb já contam com opção de PayPal entre suas modalidades de pagamento. Dessa forma, é possível programar-se com antecedência e já contar com opções de hospedagem com pagamento facilitado antes mesmo de embarcar. Além disso, são serviços que contam com aplicativos que permitem que você possa monitorar e definir o limite de seus gastos.

Bitcoin e outras criptomoedas

Apesar de sua fama especulativa e de fonte de renda extra, as Bitcoins, assim como outras criptomoedas, têm um objetivo maior. Esse objetivo é centralizar tudo em uma forma de pagamento efetiva e segura. Mas as opções ainda não são tão diversas para quem precisa lidar com seu dinheiro no exterior.

Sites de viagens que aceitam o pagamento em Bitcoins ainda são raros – porém, espera-se que mais opções surjam. Um exemplo é a Bitcoin.travel, que permite pagamentos em até sete diferentes criptomoedas. Sua plataforma permite que pessoas possam pagar com serviços descentralizados de moedas, como o Ethereum e Dash.

Em um levantamento feito pela Forbes, foram descobertos os países que mais aceitam Bitcoin. No serviço colaborativo Coinmap, o local com mais estabelecimentos que aceitavam Bitcoin foi Praga, na República Tcheca. Inclusive, um dos usuários resolveu passar as férias dele no local só por conta disso! Abaixo, nesse ranking, ficam, respectivamente, Buenos Aires e São Francisco. É interessante notar como grandes centros urbanos estão mais preparados para esse tipo de inovação.

Empresas de remessas de valores

Poucas pessoas sabem, mas é possível utilizar serviços que transferem dinheiro de sua conta corrente para outra no exterior online. Serviços como TransferWise e o já mencionado PayPal permitem que você possa transferir dinheiro. Mas é preciso ficar atento! Saiba os limites e cotações envolvidos para que você não acabe pagando além do necessário e endividando-se.

Assim como nos serviços de e-wallet, existem aplicativos para facilitar o processo de transferência de seu dinheiro no exterior. Vale a pena fazer uma pesquisa cuidadosa para encontrar o serviço mais interessante para suas necessidades e com custo mais atrativo.

Existe algum serviço ou app que você já utiliza que lhe ajuda a lidar com seu dinheiro no exterior? Qual é sua experiência com moedas descentralizadas como o BitCoin? Compartilhe sua experiência com a gente nos comentários. Até a próxima!

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp