O impacto das redes sociais em uma cultura global conectada

4 minutos
|22/10/2019
O impacto das redes sociais em uma cultura global conectada
Tecnologia

Para muitos, medir o impacto das redes sociais pode ser algo inatingível. Afinal, hoje temos toda uma geração de pessoas que jamais conheceram o mundo que existia antes da popularização da internet. Para a chamada Geração Z, o impacto das redes sociais confunde-se com sua própria formação comportamental no mundo real.

As redes sociais são uma parte relativamente recente da história da internet e da cultura global como um todo. E, ainda assim, o impacto das redes sociais já é imenso. De acordo com o relatório Digital in 2018, temos mais de 4 bilhões de usuários de internet no mundo. Desses, 42% são ativos em redes sociais.

No artigo de hoje, vamos falar um pouco mais sobre os aspectos que o impacto das redes sociais revolucionou. Existe uma série de comportamentos, empreendimentos e até mesmo tendências que são resultado de uma cultura global conectada. Mas quais são os mais evidentes ou relevantes? Confira a seguir!

1. O impacto das redes sociais em proximidade

Você, às vezes, não tem a impressão de que o mundo ficou “menor” com as redes sociais? Pois esse é um grande efeito do impacto não só da internet, como de seu aspecto de comunidades sociais. As primeiras redes sociais, como o Myspace, começaram com o objetivo de unir um pequeno grupo. Mas o caminho que foi pavimentado foi muito além do imaginado!

Hoje, cidadãos e consumidores não estão mais passivos e distantes das grandes corporações. Por meio do Facebook ou do Instagram, por exemplo, os apoiadores e os opositores das marcas podem fazer sua opinião ser vista. E o impacto das redes sociais fez também mudar a própria forma que essas marcas se comportam e planejam suas estratégias e seus produtos.

2. O impacto das redes sociais na informação

A mudança em como consumimos a informação é resultado do impacto das redes sociais. O compartilhamento de notícias, com o crescimento da tecnologia móvel, tornou-se não apenas mais ágil, como também mais presente. O Brasil é o segundo país que mais passa tempo utilizando essas redes. Sendo assim, plataformas que antes tinham somente o papel social agora podem pautar conversas.

Claro que esse impacto das redes sociais como fonte de informação traz consigo benefícios e desvantagens. Para empresas e marcas, estar presente nessas redes passa a ser cada vez mais obrigatório. Do contrário, notícias e informações falsas podem ser compartilhadas como se fossem verdadeiras. Saber gerenciar as redes sociais, hoje, é ter algum controle de dados e informações que podem impactar a vida pessoal e corporativa.

3. O impacto das redes sociais e seus grupos

A internet foi responsável por fazer com que grupos antes isolados encontrassem seus pares. O impacto das redes sociais não apenas intensificou isso, como fez com que a cultura global tivesse uma nova organização. Tópicos relacionados a ativismo e questões sociais passaram a ter uma visibilidade como nunca antes tiveram. E isso fez com que o engajamento se transformasse.

O Facebook, rede social utilizada por quase um quarto da população mundial, teve seu crescimento a partir do engajamento de grupos. Entender como esses grupos se comunicam e se espalham pelas outras redes sociais é vital em uma estratégia de comunicação.

4. O impacto das redes sociais e as Fake News

Atualmente, as redes sociais são a principal fonte de atualização e informação para muitas pessoas. Isso tem dois lados. O lado obscuro é exemplificado por questões como as Fake News. Essas notícias falsas, alarmistas e com fontes bastante duvidosas são compartilhadas com grande agilidade e geram reações em massa que podem ser nocivas, como o boicote a campanhas de vacinação, por exemplo.

De fato, de acordo com um estudo do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), as fake news se espalham 70% mais rapidamente do que as notícias verdadeiras. E isso é reflexo do culto à velocidade, da fluidez de nossos tempos e da confiança que as pessoas têm em sua rede de contatos como fonte primária de informação – mesmo que hoje tenha-se acesso a uma infinidade de outras alternativas oficiais de atualização vindas do mundo inteiro na internet.

Você consegue citar outros exemplos nos quais o impacto das redes sociais foi essencial? Como você enxerga a cultura global atual? Compartilhe sua opinião com a gente nos comentários. Até a próxima!

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp