O impacto das redes sociais em uma cultura global conectada
Para muitos, medir o impacto das redes sociais pode ser algo inatingível. Afinal, hoje temos toda uma geração de pessoas que jamais conheceram o mundo que existia antes da popularização da internet. Para a chamada Geração Z, o impacto das redes sociais confunde-se com sua própria formação comportamental no mundo real.
As redes sociais são uma parte relativamente recente da história da internet e da cultura global como um todo. E, ainda assim, o impacto das redes sociais já é imenso. De acordo com o relatório Digital in 2018, temos mais de 4 bilhões de usuários de internet no mundo. Desses, 42% são ativos em redes sociais.
No artigo de hoje, vamos falar um pouco mais sobre os aspectos que o impacto das redes sociais revolucionou. Existe uma série de comportamentos, empreendimentos e até mesmo tendências que são resultado de uma cultura global conectada. Mas quais são os mais evidentes ou relevantes? Confira a seguir!
1. O impacto das redes sociais em proximidade
Você, às vezes, não tem a impressão de que o mundo ficou “menor” com as redes sociais? Pois esse é um grande efeito do impacto não só da internet, como de seu aspecto de comunidades sociais. As primeiras redes sociais, como o Myspace, começaram com o objetivo de unir um pequeno grupo. Mas o caminho que foi pavimentado foi muito além do imaginado!
Hoje, cidadãos e consumidores não estão mais passivos e distantes das grandes corporações. Por meio do Facebook ou do Instagram, por exemplo, os apoiadores e os opositores das marcas podem fazer sua opinião ser vista. E o impacto das redes sociais fez também mudar a própria forma que essas marcas se comportam e planejam suas estratégias e seus produtos.
2. O impacto das redes sociais na informação
A mudança em como consumimos a informação é resultado do impacto das redes sociais. O compartilhamento de notícias, com o crescimento da tecnologia móvel, tornou-se não apenas mais ágil, como também mais presente. O Brasil é o segundo país que mais passa tempo utilizando essas redes. Sendo assim, plataformas que antes tinham somente o papel social agora podem pautar conversas.
Claro que esse impacto das redes sociais como fonte de informação traz consigo benefícios e desvantagens. Para empresas e marcas, estar presente nessas redes passa a ser cada vez mais obrigatório. Do contrário, notícias e informações falsas podem ser compartilhadas como se fossem verdadeiras. Saber gerenciar as redes sociais, hoje, é ter algum controle de dados e informações que podem impactar a vida pessoal e corporativa.
3. O impacto das redes sociais e seus grupos
A internet foi responsável por fazer com que grupos antes isolados encontrassem seus pares. O impacto das redes sociais não apenas intensificou isso, como fez com que a cultura global tivesse uma nova organização. Tópicos relacionados a ativismo e questões sociais passaram a ter uma visibilidade como nunca antes tiveram. E isso fez com que o engajamento se transformasse.
O Facebook, rede social utilizada por quase um quarto da população mundial, teve seu crescimento a partir do engajamento de grupos. Entender como esses grupos se comunicam e se espalham pelas outras redes sociais é vital em uma estratégia de comunicação.
4. O impacto das redes sociais e as Fake News
Atualmente, as redes sociais são a principal fonte de atualização e informação para muitas pessoas. Isso tem dois lados. O lado obscuro é exemplificado por questões como as Fake News. Essas notícias falsas, alarmistas e com fontes bastante duvidosas são compartilhadas com grande agilidade e geram reações em massa que podem ser nocivas, como o boicote a campanhas de vacinação, por exemplo.
De fato, de acordo com um estudo do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), as fake news se espalham 70% mais rapidamente do que as notícias verdadeiras. E isso é reflexo do culto à velocidade, da fluidez de nossos tempos e da confiança que as pessoas têm em sua rede de contatos como fonte primária de informação – mesmo que hoje tenha-se acesso a uma infinidade de outras alternativas oficiais de atualização vindas do mundo inteiro na internet.
Você consegue citar outros exemplos nos quais o impacto das redes sociais foi essencial? Como você enxerga a cultura global atual? Compartilhe sua opinião com a gente nos comentários. Até a próxima!
Leia também
Vitacon lança ON Domingos de Morais na Vila Mariana
Com foco no público investidor, empreendimento tem ocupação estimada em 85% e rentabilidade projetada em 4.336,08/mês
10 indicadores de mercado para avaliar ao fazer um investimento
Conheça 10 indicadores de mercado para avaliar antes de fazer um investimento e maximize os seus rendimentos.
Livro mostra como morar em São Paulo sem usar carro
No novo livro Como viver em São Paulo sem carro, 12 personagens moradores da capital paulista falam sobre como andam pela cidade sem automóvel
Novidades Vitacon
Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão: