Mercado imobiliário: classe média perde espaço
Houve um recorde de vendas de imóveis novos no Brasil no segundo trimestre do ano, quando 93.743 unidades foram comercializadas, maior volume desde 2016. Esse número revela uma mudança no perfil das moradias: a oferta para a classe média, que sempre foi o carro-chefe do mercado nacional, vem encolhendo. É o que mostra a matéria do jornal O Globo, que conta com a participação de Ariel Frankel, CEO da Vitacon.
Na reportagem, Ariel Frankel afirma que mais de 70% dos clientes buscam imóvel para investimento, iniciando uma carteira ou diversificando o portfólio. Ele diz que o mercado imobiliário segue aquecido, principalmente em grandes metrópoles como São Paulo. E traz uma perspectiva: “estamos preparados para manter o ritmo acelerado nos lançamentos de novos projetos nos próximos dois anos”.
Para contextualizar, O Globo divulgou uma pesquisa da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) com a Brain Inteligência Estratégica que abordou as percepções e expectativas da classe média e empresas do mercado imobiliário nacional.
O levantamento indicou que 40% dos entrevistados querem comprar um imóvel nos próximos 12 meses, mesmo com a expectativa de alta nos preços (58% esperam aumento). A proporção de lançamentos voltados para a classe média caiu de 65% para 45% do total de unidades lançadas, entre o segundo trimestre de 2023 e o mesmo período deste ano.
Leia também
Retrofit em áreas comuns: uma nova maneira de revitalizar o seu condomínio
Entenda o que é e como funciona o retrofit nas edificações.
Como a Vitacon quer elevar o Real Estate à nuvem
Na era da "desconstrução", CEO Alexandre Frankel foca em serviços de moradia e venda a investidor
6 escolhas seguras para alugar imóveis
Além da imobiliária, existem alternativas seguras para alugar imóveis.
Novidades Vitacon
Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão: