Dia Mundial da Bicicleta: benefícios da mobilidade nas cidades

6 minutos
|01/07/2024
Dia Mundial da Bicicleta: benefícios da mobilidade nas cidades
Mobilidade

Neste Dia Mundial da Bicicleta, vamos falar sobre como a bicicleta se tornou um símbolo de mudança de paradigma de locomoção, de uso dos espaços e de relação com o corpo.

Além de melhorar o condicionamento físico, optar pela bike como alternativa ao carro transforma a mobilidade na cidade e impacta positivamente no meio ambiente.

Qual a importância de andar de bike?

Andar de bike traz inúmeros benefícios tanto para a saúde do nosso corpo e mente quanto para a cidade. Além de ser uma excelente opção de atividade física, a bicicleta é um meio de locomoção sustentável.

Benefícios da bicicleta para a saúde das pessoas

A bicicleta é uma atividade muito incentivada na fase da infância, justamente por ajudar no desenvolvimento da coordenação motora e do equilíbrio. Seja para o esporte, lazer ou como meio de transporte, ao praticar um exercício aeróbico como o ciclismo, além do fortalecimento muscular, o benefício atinge também a atividade cardiorrespiratória, com a melhora do transporte de oxigênio e de nutrientes no organismo.

Por ser considerado um exercício de baixo impacto, a bicicleta é usada no tratamento de pessoas com problemas nas articulações e doenças reumáticas, por exemplo, desde que seja recomendada pelo médico. Andar de bike ajuda a musculatura a se tornar ativa, estimula a força das cartilagens nas articulações e favorece o controle da hipertensão e do sobrepeso, fatores associados a diversas doenças.

Criar uma rotina com bons hábitos, como pedalar, é uma forma de manter a saúde mental em dia. Como já dizia o ditado popular, “mente sã, corpo são”. A prática regular de exercícios físicos aumenta a produção natural de serotonina e endorfina, que são os neurotransmissores relacionados à sensação de bem-estar e que ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade.

Por que usar a bicicleta como meio de transporte?

Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a cidade de São Paulo possui 731,2 km de vias com cicloviário permanente, sendo 699,1 km de ciclovias/ciclofaixas e 32,1 km de ciclorrotas (vias compartilhadas entre veículos e bicicletas). O ciclista conta com 7.309 vagas em 70 bicicletários e 1.221 vagas em 51 locais com paraciclos (suporte para a fixação de bicicletas).

Preservação do meio ambiente

Você sabia que os carros, caminhões, ônibus e motocicletas são os grandes responsáveis pelas mudanças climáticas? Esses veículos emitem a maior parte de gases de efeito estufa (GEEs), substâncias atmosféricas que causam o aquecimento global e condições climáticas extremas, como as ondas de calor e enchentes que estão cada vez mais comuns. É fundamental refletir sobre o impacto dos nossos hábitos diários na busca por uma vida e um mundo mais sustentável.

Opção mais econômica

Optar pela bicicleta como alternativa ao carro é uma iniciativa individual que irá impactar no coletivo e transformar a mobilidade da cidade. Além do benefício ao meio ambiente, é um meio de transporte acessível e econômico, adequado para pessoas de todas as idades. Com a expansão das ciclovias e ciclofaixas em cidades como São Paulo e da conscientização sobre a importância da atividade física para a saúde, cada vez mais pessoas estão escolhendo a bicicleta como meio de transporte no dia a dia.

Valorização de comércios locais

Há anos não se via tanta bicicleta pelas ruas de São Paulo, um movimento que favorece também o comércio local. Andar de bike pela cidade, a céu aberto, é um convite para conhecer o comércio local. Imagine este roteiro: sair de casa de bicicleta, parar na padaria para tomar um café, comprar água na banca e descobrir uma lanchonete legal para sentar e tomar um bom suco de fruta. Um prenúncio de ótimo dia, não é?! Passear de bicicleta permite uma observação melhor do entorno, que – muitas vezes – passa batido quando estamos dentro de um carro.

A Vitacon promove estilos de vida saudável

A Vitacon tem a mobilidade como um dos seus pilares, e apoia o aluguel e o uso de bicicletas compartilhadas na capital paulista. Além de estimular o estilo de vida saudável promovendo a mobilidade sustentável, oferecemos bike sharing e bicicletários em nossos empreendimentos.

Empreendimentos Vitacon próximo a estações de aluguel de bicicleta

Praticamente todos os empreendimentos Vitacon estão localizados perto de estações de aluguel de bicicleta. Confira algumas opções:

  • ON Paulista

Studios e apartamentos de 2 e 3 dormitórios, de 15 a 89m². Um hub urbano completo, sofisticado e com localização estratégica no bairro do Paraíso, próximo às estações do metrô Santa Cruz, Vila Mariana, Ana Rosa e Paraíso. Saiba mais sobre o ON Paulista.

  • ON Melo Alves

Studios de 15 a 49m². Um empreendimento inovador, com conceito urban farm e urban forest para uma vida mais sustentável. Localizado nos Jardins, uma área nobre com fácil acesso a mobilidade, educação, hospitais, gastronomia, cultura e lazer. Próximo a vias importantes, como a Av. Paulista, Rebouças e Av. 23 de maio. Saiba mais sobre o ON Melo Alves.

  • ON Imarés

Um novo conceito de moradia em Moema, com studios de 20 a 34m², localização estratégica em um dos principais bairros da zona sul de São Paulo, a apenas 3 minutos da estação Eucaliptos. Saiba mais sobre o ON Imarés.

Oferecendo opções de bicicleta em empreendimentos Vitacon

Foi pensando na realidade urbana da cidade de São Paulo que desenvolvemos soluções, como bike sharing, bicicletário e bike space, para impulsionar a vida em duas rodas e promover um estilo de vida saudável e sustentável.

Você sabia que muitos empreendimentos da Vitacon possuem bicicletários equipados com ferramentas compartilhadas? Dessa forma, os moradores têm o benefício de realizar a manutenção de suas bikes sem sair do condomínio.

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão: