Qual o peso da localização ao investir em imóveis?

6 minutos
|07/08/2019
Qual o peso da localização ao investir em imóveis?
Investimento Imobiliário

As pessoas que desejam investir em imóveis precisam ter domínio sobre todos os fatores que interferem na rentabilidade da operação, certo? Entre as variáveis que fazem com que um investimento seja um sucesso (ou um fracasso), a localização merece um grande destaque.

Dois apartamentos que possuem exatamente a mesma estrutura física e tiveram um custo de construção muito semelhante podem ter valores de mercado bem diferentes. Um imóvel localizado em uma região central, certamente, vale mais do que outro localizado em um bairro distante do centro e dos serviços básicos.

Mas o quanto a localização interfere no sucesso de um investimento? Como você pode escolher a melhor localização para investir em imóveis? Acompanhe!

A importância da localização ao investir em imóveis

A localização é um dos fatores mais importantes ao investir em imóveis e grande parte dos investidores consegue reconhecer isso facilmente – mesmo que de forma indireta. Compreender que um imóvel localizado em um bairro nobre é mais valorizado do que outro em um bairro popular é uma questão de lógica, não é?

Quando você vai a uma linda praia que ainda tem poucas construções, mas nota que existe um movimento de expansão das estradas para facilitar o acesso à cidade, trata-se de uma ótima oportunidade de investimento com potencial de valorização. Nesse caso, a valorização não está relacionada à estrutura física do imóvel – mas, sim, à sua localização privilegiada.

Veja alguns fatores que ajudam a tornar ainda mais clara a importância da localização ao investir em imóveis:

Preço do imóvel

A revista Zap Imóveis fez uma simulação para apurar os principais pontos que influenciam no preço de um imóvel. Veja quais são eles:

  • 25% Localização
  • 15% Segurança
  • 15% Vagas de garagem (No caso de apartamento)
  • 10% Área de Lazer (No caso de apartamento)
  • 9% Elevador
  • 7% Sol da manhã
  • 6% Andar (No caso de apartamento)
  • 5% Varanda (No caso de apartamento)
  • 4% Vista
  • 4% Infraestrutura de tecnologia

Ou seja, a localização é o fator que mais exerce influência no preço de compra e venda de uma unidade – o que é fundamental para quem deseja investir em imóveis.

Potencial de valorização

Se a localização é o aspecto mais importante para o preço de um imóvel, podemos compreender o seu impacto para a valorização (ou desvalorização): um local que era pouco procurado e começa a atrair o público tende a valorizar, enquanto uma área que desvaloriza ao longo dos anos também contribui para a queda dos valores dos imóveis.

Do ponto de vista do investidor, é importante investir em imóveis localizados em áreas que possam valorizar nos próximos anos – como bairros em que começam a ser construídos shopping centers, prédios comerciais ou vários estabelecimentos que prestam serviços básicos para a população.

Perfil dos locatários

Quem deseja investir em imóveis para locação precisa compreender o perfil dos potenciais locatários de acordo com a sua localização. Um apartamento em uma região universitária tende a atrair estudantes, enquanto outro em um bairro nobre chama a atenção de famílias com filhos.

Considerando essa mudança no perfil do público, você pode tornar os seus investimentos mais certeiros. Talvez, um apartamento com 1 dormitório em um bairro nobre não atraia muitos interessados por conta do perfil dos moradores dessa região. Da mesma forma, um imóvel comercial distante de regiões com grande circulação de pessoas também pode ficar meses parado antes que você consiga alugá-lo.

Sazonalidade

Principalmente para imóveis localizados em cidades turísticas, é preciso considerar a influência da sazonalidade no seu investimento. Um apartamento na praia gera um grande interesse do público durante o verão, mas pode ficar parado no inverno. Por outro lado, outro centralizado em uma grande metrópole pode ter público ao longo do ano inteiro.

Como escolher a melhor localização?

Como um investidor pode avaliar quando o imóvel está localizado em uma boa região? Separamos alguns dos principais fatores que não podem ficar fora da sua avaliação:

Segurança da região

A segurança do bairro é um dos principais fatores considerados pelas pessoas antes de escolherem a sua moradia – interferindo na rentabilidade do seu investimento tanto em operações de locação quanto na venda de imóveis.

Infraestrutura

A infraestrutura é um dos atributos básicos na avaliação de um imóvel, mas muitos investidores esquecem de avaliar a fundo esse fator. Para uma boa avaliação, considere: saneamento básico, transporte público, iluminação pública, rede de internet, ruas e calçadas de qualidade, sinalização de trânsito, vegetação, entre outros aspectos.

Bens e serviços

A proximidade de serviços também é um ótimo indicativo sobre a qualidade da localização de um imóvel. Entre os estabelecimentos desejáveis no entorno do imóvel estão supermercados, farmácias, hospitais, escolas, shopping centers, restaurantes, lavanderia, lojas e academias de ginástica.

Transporte e deslocamento

O imóvel é facilmente acessível de carro? É comum que existam engarrafamentos na região? Existe uma alternativa de transporte público? Esses são alguns dos fatores que também influenciam na avaliação sobre a localização de um imóvel.

Proximidade do centro

Em grande parte dos casos, os moradores buscam por bairros que estejam localizados próximos a regiões centrais da cidade para que não percam horas no trânsito quando for necessário ir até o centro. Por esse motivo, a proximidade do centro é outro atributo desejável.

Qualidade de vida dos moradores

Além dos fatores que acabamos de analisar, também é importante ficar de olho em outros atributos que podem influenciar (positivamente ou negativamente) a qualidade de vida dos moradores – como a existência de muito barulho durante a noite, o que pode causar incômodo durante o sono.

Potencial de valorização

Por fim, um investidor precisa ficar sempre de olho no potencial de valorização dos imóveis e procurar por regiões que têm a tendência de crescimento nos próximos anos. É dessa forma que você pode maximizar a lucratividade das suas operações.

Você já conhecia o peso da localização ao investir em imóveis? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário e até a próxima!

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp