Por que focar mensalmente no fluxo de caixa (e não no lucro) dos seus investimentos imobiliários?

5 minutos
|06/03/2020
Por que focar mensalmente no fluxo de caixa (e não no lucro) dos seus investimentos imobiliários?
Investimento Imobiliário

No que se refere a investimentos de qualquer tipo, todo o mundo sabe um dos aspectos mais visados por qualquer investidor: o lucro. Para investimentos imobiliários, isso não é diferente. Afinal, quando fazemos uma aplicação financeira, a primeira coisa que queremos saber é qual o retorno financeiro que teremos com o investimento.

Entretanto, tomar decisões de negócios com base em estimativas de lucro muitas vezes não é a melhor forma de garantir um bom retorno financeiro para as suas aplicações. Entender o impacto que um fluxo de caixa positivo e constante pode ter nas suas economias e no sucesso dos seus investimentos imobiliários é essencial para maximizar os seus ganhos com segurança.

Veja a seguir por que você deve dar mais relevância ao fluxo de caixa do que ao lucro dos seus investimentos imobiliários e entenda como alcançar um equilíbrio saudável para as suas aplicações financeiras.

O que é o fluxo de caixa?

Resumidamente, o fluxo de caixa é a visualização das entradas e saídas de recursos em um determinado espaço de tempo. Normalmente, é interessante manter um controle mensal dos gastos e recebimentos de capital para entender quais as suas principais despesas e como diminuir o dispêndio de dinheiro.

Desta forma, é uma ferramenta importante para analisar a saúde dos seus investimentos imobiliários, permitindo o estudo de estratégias que permitam diminuir as saídas de dinheiro e aumentar as entradas. Com a análise contínua do fluxo de caixa dos seus negócios, é muito mais fácil identificar problemas financeiros e potencializar os seus ganhos.

Por que não focar somente no lucro dos investimentos?

Embora o lucro seja parte importante dos investimentos imobiliários, existem vários outros aspectos que devem ser analisados para que você realmente consiga tirar proveito do retorno da sua aplicação. O fluxo de caixa tem grande importância porque se preocupa com a sua capacidade de manter as finanças equilibradas, em vez de apenas visar um potencial lucro no futuro.

Se você encontrar uma ótima oportunidade de investimento com grande potencial de lucro dentro de um ano e colocar todo o seu dinheiro nele agora, você pode ter boas chances de conseguir um alto retorno financeiro quando o ciclo da aplicação se completar. No entanto, durante este ano inteiro você ficará com o seu capital retido neste ativo, e com pouca possibilidade de resgate sem prejuízo.

No decurso deste período, você pode vir a necessitar de dinheiro – o que pode levar à necessidade de empréstimos e endividamento, o que por si só já seria um desconto do seu potencial lucro calculado inicialmente. Em outro cenário, o contexto do mercado pode sofrer oscilações, fazendo o prazo de retorno aumentar, por exemplo, ou o lucro real diminuir.

Por isso, é fundamental ter cuidado com o equilíbrio das suas economias durante a realização dos seus investimentos imobiliários. Com a estratégia correta, você pode usar as suas aplicações para atingir esta estabilidade e manter um fluxo de caixa constante e saudável.

Os investimentos imobiliários como alternativa de rendimento mensal

Os investimentos voltados ao fluxo de caixa buscam uma geração de renda constante, permitindo que o investidor receba periodicamente uma parcela do retorno da aplicação. Os investimentos imobiliários para locação são uma ótima opção para este fim.

Ao adquirir um imóvel para aluguel, você estará fazendo um investimento capaz de gerar renda mensal. Com isso, enquanto ele se mantiver locado, você terá a garantia de uma entrada de dinheiro que manterá um fluxo de caixa constante, contribuindo para que fique positivo.

Neste sentido, a mesma ideia se aplica na hora de escolher o seu imóvel para aluguel: pode ser muito mais vantajoso optar por uma propriedade que se mantenha facilmente locada e continue gerando renda para o seu bolso, do que apostar em um patrimônio com maior potencial de retorno, mas que tem risco de passar por maiores períodos de vacância. Quando estamos falando de fluxo de caixa, a estabilidade é uma característica muito valorizada.

Equilibrando a saúde dos seus investimentos imobiliários

É claro que realizar investimentos imobiliários com foco no lucro nem sempre vai ser um mau negócio. No entanto, é importante entender as implicações da aplicação do seu dinheiro em um ativo que tem um prazo de retorno nem sempre claro, e fazer um planejamento completo para garantir que você conseguirá completar o ciclo do investimento sem problemas.

Uma estratégia de investimento muito indicada para estes casos é começar montando uma carteira de investimentos imobiliários para criar um fluxo de caixa constante, criando uma rede de segurança que mantém o seu patrimônio protegido em caso de necessidade. A partir de então, é possível diversificar suas aplicações e fazer outros tipos de investimentos mais arriscados visando o lucro, pois você será capaz de esperar o prazo de retorno com muito mais segurança.

Encontrar um equilíbrio saudável para os investimentos imobiliários nem sempre é uma tarefa fácil. Para conferir mais materiais de ajuda a investidores e conferir oportunidades incríveis de investimento no lançamento de empreendimentos inovadores, conheça a Vitacon. Visite nosso site para acessar o blog e saber mais sobre nossos lançamentos.

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp