Os principais golpes em investimentos imobiliários para se prevenir

4 minutos
|29/11/2019
Os principais golpes em investimentos imobiliários para se prevenir
Investimento Imobiliário

Para ajudá-lo nisso, no artigo de hoje, iremos abordar algumas das fraudes mais comuns que podem ser vistas nesse mercado. Entenda quais investimentos imobiliários podem esconder golpes e saiba como se prevenir. Acompanhe a seguir.

1. Imóvel vendido para mais de um comprador

Esse é um exemplo clássico do porquê você sempre deve exigir transparência do corretor ou da imobiliária. Imagine que, ao buscar investimentos imobiliários, você se interessou por um determinado imóvel e o negócio foi fechado. Entretanto, “por debaixo dos panos”, esse vendedor já tem outros compradores do mesmo empreendimento em vista.

A intenção do golpe é se aproveitar do desconhecimento do comprador sobre a burocracia envolvida ao adquirir um imóvel. No momento em que receber um sinal ou valor total de compra, o golpista desaparece.

A solução para prevenir esse tipo de situação é sempre adquirir investimentos imobiliários de empresas de confiança, com histórico de credibilidade no mercado.

2. Imóvel com lote inexistente

Trata-se de outro golpe impulsionado pelo desconhecimento do comprador em relação ao registro e à documentação de investimentos imobiliários. Nos documentos de registro, obrigatoriamente, devem constar a localização do imóvel e o seu registro do cartório de imóveis. Do contrário, você pode estar adquirindo uma propriedade que não existe em lugar nenhum.

Outra variação desse mesmo golpe é a localização ser correspondente a um loteamento abandonado e sem condições para habitação. Pode parecer um golpe estranho, especialmente com as ferramentas que temos para conferir um endereço instantaneamente na internet. Mas, acredite, a venda desse tipo de imóvel ainda ocorre.

Como tantos outros golpes relacionados a isso, esse problema pode ser prevenido com informação! Exija a planta registrada sempre que entrar em um novo investimento imobiliário. Isso vale não somente para a aquisição de imóveis clássica como também para títulos de capitalização e ações. Ignorar esses detalhes pode criar um prato cheio para que golpistas ajam livremente.

3. Investimentos imobiliários com preços muito baixos pode ser indício de golpe

Assim como a internet facilita que investimentos imobiliários sejam ofertados de diferentes formas, ela também pode se tornar palco de golpes. Procure sempre desconfiar de preços muito abaixo do praticado no mercado e que não tenham uma justificativa válida para isso. Muito provavelmente, se trata de um estelionatário buscando alguém que dê um sinal para não perder essa “grande” oferta.

Ainda, é comum que golpistas trabalhem com valores que atraiam compradores incautos e que desconhecem como o mercado opera. Por isso, é importante ficar atento e desconfiar quando as justificativas para um valor baixo não corresponderem à realidade do mercado ou não puderem ser comprovadas.

O que fazer para evitar golpes em investimentos imobiliários?

A primeira ação a ser tomada é conferir as credenciais da imobiliária ou do corretor com quem se está buscando o investimento imobiliário. O cadastro do corretor no site do CRECI – Conselho Regional de Corretores de Imóveis – é sua garantia de que não deverá ocorrer nenhuma fraude no processo.

Outra dica é priorizar os investimentos imobiliários que lhe oferecem a prova de sua credibilidade. Ter fácil acesso ao histórico da empresa ou do profissional é imprescindível para não se deparar com surpresas desagradáveis no caminho. O mesmo vale para toda a documentação, que deve estar registrada de acordo com o processo de venda realizado no mercado imobiliário.

Você já presenciou ou ouviu falar de alguns dos golpes em investimentos imobiliários mencionados? Conhece algum outro que não abordamos aqui? Compartilhe sua experiência com a gente nos comentários. Até a próxima!

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp