O guia completo para investimento no mercado imobiliário

5 minutos
|24/11/2019
O guia completo para investimento no mercado imobiliário
Investimento Imobiliário

Começar a investir no mercado imobiliário é o sonho de muita gente. Segurança para o patrimônio investido, bom potencial de retorno financeiro para o proprietário, possibilidade de renda mensal com locação, grande diversidade de negócios para que cada investidor possa escolher a melhor opção para a sua aplicação… São muitas as vantagens que fazem desta uma das modalidades de investimento mais populares entre quem quer fazer o seu dinheiro render.

No entanto, entrar no mercado imobiliário nem sempre é fácil. São muitos os tipos de negócios praticados, e entender como escolher as melhores oportunidades para investir o seu dinheiro pode ser uma tarefa um tanto quanto complicada para quem não tem experiência nesta área. Por conta disso, muitas pessoas acabam deixando de lado chances incríveis de gerar mais renda com o seu patrimônio por ficarem intimidadas com o mercado imobiliário.

Apesar disso, investir em imóveis não é nenhum bicho de sete cabeças e, com um pouco de estudo e ajuda, qualquer um é capaz de fazer ótimos negócios. Confira a seguir um guia completo para investimento no mercado imobiliário e entenda como se preparar para começar a investir em imóveis com sucesso.

Saiba o melhor momento para investir no mercado imobiliário

Uma das maiores preocupações dos investidores que querem fazer negócios no mercado imobiliário é como saber o melhor momento para investir. Muitos acreditam que momentos de resfriamento da economia significam que eles devem evitar investimentos, por exemplo. No entanto, o mundo dos negócios imobiliários não é bem assim.

Os momentos de aquecimento do mercado imobiliário são caracterizados por grande número de transações de imóveis, assim como grande demanda por compra e locação de propriedades de todos os tipos. Eles costumam acompanhar o aquecimento da economia, pois são períodos em que as pessoas têm mais poder aquisitivo e os juros para financiamento baixam – o que facilita o acesso a este tipo de compra para muita gente.

Apesar disso, os momentos de resfriamento do mercado imobiliário também podem ser bons para muitos investidores. Com o aumento dos juros de financiamento e congelamento da economia, menos pessoas estão dispostas a investir em aplicações de valor alto como as propriedades imobiliárias. Com a queda na procura por imóveis, o mercado imobiliário desvaloriza, ou seja: o preço dos imóveis cai. Para quem tem poder aquisitivo o suficiente para fazer o seu investimento com tranquilidade nestes momentos, esta pode ser uma ótima oportunidade de conseguir investir em um imóvel com custo inicial abaixo do seu valor real de mercado.

Estes momentos “ruins” da economia também costumam ser marcados por oportunidades incríveis de pessoas que têm a necessidade de reverter o seu investimento em dinheiro, e acabam oferecendo seus imóveis por valores baixos para conseguir resgatar o valor a curto prazo. Assim, o importante é sempre analisar as condições do investimento para a sua situação – e não se deixar levar apenas pelo contexto geral dos investimentos.

Faça uma reserva financeira de emergência

Qualquer tipo de investimento deve ser feito com cuidado, pois uma aplicação financeira deve sempre impactar positivamente sobre as suas economias sem nunca ameaçar o seu orçamento. Para investimentos no mercado imobiliário, isto não é diferente.

Antes de realizar um investimento em imóvel, analise com atenção as suas finanças, e coloque na ponta do lápis todo o planejamento necessário para uma aplicação deste tipo. Faça uma reserva financeira de segurança, que seja capaz de cobrir o seu custo de vida e atender possíveis emergências que possam ocorrer.

Defina se a oportunidade de investimento é um bom negócio para você

Novamente, a resposta depende bastante do contexto, e deve ser feita em partes. Primeiramente, é importante você analisar a qualidade do imóvel em si. Ele está em uma localização valorizada dentro da cidade? A estrutura está em boas condições? Qual o padrão estético dos acabamentos? O valor sendo cobrado pelo imóvel está justo para o que ele oferece?

Em seguida, é importante garantir que ele seja uma propriedade atrativa para locação ou revenda, a depender do seu propósito com o investimento. Tente identificar o público-alvo do seu imóvel e coloque-se no seu lugar. A propriedade possui atrativos para estas pessoas? Ela se localiza próximo aos serviços que os usuários irão necessitar ter acesso? Você daria preferência a este imóvel em relação a outros similares se fosse parte do público-alvo?

Por fim, analise se esta é a melhor opção disponível no mercado imobiliário para os seus objetivos com o investimento. Ela é capaz de dar o retorno que você espera? O prazo para recuperar o seu dinheiro está de acordo com o planejado? Você tem capacidade de fazer este investimento sem se comprometer financeiramente? Um bom negócio só é uma oportunidade a ser aproveitada se está alinhado às suas limitações e expectativas como investidor.

A Vitacon é uma empresa especializada no desenvolvimento de empreendimentos inovadores, e referência na área de investimentos imobiliários modernos. Acesse o nosso site para conhecer nossos lançamentos de imóveis com tendências revolucionárias e confira as oportunidades disponíveis para investir com a gente!

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp