Investir em imóvel ou fundo imobiliário?

5 minutos
|08/02/2019
Investir em imóvel ou fundo imobiliário?
Investimento Imobiliário

A primeira surpresa para muita gente que começa a pesquisar sobre o assunto é que investir em imóvel permite diversificação. Claro, você sempre pode ter sucesso escolhendo investir em imóvel da maneira clássica: prospectar um empreendimento imobiliário e adquiri-lo. Mas é importante saber que não há somente essa forma de investir nesse segmento. Uma opção de fundo de investimento imobiliário, ou FII, por exemplo, também oferece vários benefícios.

Neste artigo, apresentaremos o que faz cada um desses investimentos se destacar. Investir em imóvel, ao contrário do que se pensa, não é algo restrito a especialistas e corretores. Entenda os benefícios do investimento clássico e da aplicação em um fundo imobiliário. Confira a seguir.

Investir em imóvel é seguro e pode gerar boa rentabilidade!

Investir em imóvel, na percepção geral, costuma ser um negócio seguro. Embora isso seja verdade, poucos sabem de fato justificar essa segurança. Tudo está na forma com que a compra do imóvel é realizada. Um patrimônio valoriza com o tempo e, dependendo de seu perfil de investidor, pode ser uma fonte de renda durante muito tempo.

Outro aspecto que contribui para a segurança dos imóveis está em sua procura constante. Mesmo em períodos de crise ou de retração do mercado, haverá uma demanda pela aquisição ou aluguel de imóveis. E com a grande variedade de opções a serem adquiridas, a valorização do imóvel pode vir de diversas formas.

Caso você seja um investidor interessado em um ganho rápido a curto e médio prazo, existem opções de imóveis para alugar. Geralmente, regiões comerciais ou próxima a universidades têm alta e constante demanda de locatários. Atualmente, o modelo de apartamento compacto e de studios também está em alta, constituindo uma boa opção de investimento.

Agora, se você deseja investir uma soma e não se importa com o tempo para retorno desse investimento, existem opções. Comprar terrenos ou adquirir empreendimentos na planta são maneiras de investir em imóvel e garantir sua rentabilidade no futuro próximo.

Começar a investir em imóvel pode parecer difícil, mas o mercado nunca esteve tão facilitado para isso. Oportunidades de pagamento parcelado com baixas taxas de juros permitem que investidores possam considerar opções que propiciem uma rentabilidade acima da média. Consórcios, programas habitacionais e programas financeiros ampliam o leque de opções.

O fundo imobiliário é uma maneira fácil de investir em imóvel

Agora, digamos que você tenha interesse em investir em imóvel, mas tudo pareça muito trabalhoso. Você não tem tempo ou não deseja ter de lidar com reformas, inadimplências ou sequer tem noção de quem possa assumir essa administração. Não tem problema. É justamente esse perfil de investidor que torna o fundo de investimento imobiliário cada vez mais popular.

Investir em imóvel por meio do fundo imobiliário tem o atrativo inicial de ser uma porta de entrada altamente acessível. Gestores especializados no patrimônio podem administrar o fundo e garantir que seus investidores tenham ótimos retornos. Ou seja, não há a necessidade de temer as mudanças e oscilações do mercado imobiliário.

Muitas corretoras disponibilizam seus fundos em  sites e aplicativos. Isso permite que a venda seja facilitada, não exija tanta burocracia e faça o processo de investimento ser prático. Isso atrai especialmente novos investidores, que podem ter a experiência dessa modalidade de investimento imobiliário sem comprometer o valor colocado.

Os valores e custos dos FII no mercado são flexíveis. É possível encontrar condições que estejam alinhadas a seu estilo de investidor independentemente de qual ele seja. Se você procura baixos valores de aplicação ou está iniciando no investimento imobiliário, há opção. Se você busca empreendimentos de alto valor e tem um perfil mais ousado, há essa opção também.

Assim como investir em imóvel diretamente, as opções permitem que você escolha o quanto deseja se envolver com o ativo adquirido. Fundos imobiliários oferecem uma grande liquidez, permitindo o resgate do investimento e evitando que dificuldades surjam no caminho.

As taxas praticadas pelos fundos imobiliários também estão se tornado um grande atrativo para investidores de diferentes perfis. A renda de fundos imobiliários é isenta de imposto de renda e, além disso, empresas oferecem facilidades para quem deseja ingressar nessa investimento. A Vitacon, por exemplo, assume a responsabilidade dos custos e isenta o investidor de taxas de investimento extras.

Qual é a escolha certa para investir em imóvel?

A resposta para essa pergunta está em seu perfil de investidor. E, independentemente de sua escolha, você pode ter a segurança de que o mercado imobiliário é diversificado e pode te oferecer opções lucrativas e seguras de investimento.

O essencial na escolha em investir em imóvel é ter acesso fácil ao que você está investindo. Procure simular um investimento em fundo imobiliário ou faça uma projeção caso deseje investir em um imóvel junto a uma corretora. Dessa forma, você pode planejar com maior clareza e obter as melhores taxas de retorno de acordo com seu rendimento.

Os empreendimentos da Vitacon podem ser acessados diretamente em nosso site. Conheça nossas opções e aproveite para investir em imóvel com segurança. Conheça já as ofertas disponíveis e encontre os melhores empreendimentos para alavancar seu negócio!

Compartilhar

Novidades Vitacon

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas notícias sempre em primeira mão:

whatsapp